Review: Halo Dual Echo Keeley Electronics

Squish As
4 de dezembro de 2023
Life Support!
6 de dezembro de 2023
Squish As
4 de dezembro de 2023
Life Support!
6 de dezembro de 2023

Review: Halo Dual Echo Keeley Electronics

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O Halo tem uma proposta visual bem simples, mas muito bem executada. Eu acredito que nem poderia ser diferente, devido ao número de controles no pedal. Uma arte mais chamativa poderia mais confundir do que ajudar. Ele é pintado numa cor cinza, que apesar de fosco tem uns detalhes meio sparkle. As inscrições são na cor branca para oferecerem um bom contraste e facilitarem a visualização dos controles. A pintura é muito bem executada sem nenhuma falha ou detalhe aparente.

A construção do Halo é impecável. Eu sempr eme surpreendo quando um fabricante consegue colocar tantos recursos dentro de um pedal compacto e esse é exatamente o caso. A placa é muito bem montada, se utilizando de bons componentes e tudo de maneira bastante organizada. O pedal possui entrada e saída estéreo (localizadas nas laterais do pedal) e aind apossui entrada para controle via pedal de expressão e entrada para que o pedal possa ser controlado via midi(essas duas entradas localizadas no lado esquerdo do pedal). A entrada para fonte de alimentação fica localizada na frente do pedal e ele consome 160mA. O fato de ser compacto trás algumas questões, como a proximidade dos dois footswitches responsáveis por diversas funções no pedal(Tap Tempo, infinite hold, salvar presets, mudança de presets…) e o fato de cada knob do pedal ter mais de uma função. Então é preciso bastante atenção na hora de acioná-lo.

A embalagem do Halo é uma caixa de papelão com a logo da empresa nas laterais e parte superior e uma “luva” com a arte do pedal na parte superior e a logo nas laterais, o que diferencia um pouco essa embalagem das demais da empresa. Junto ao pedla na embalagem vem um adesivo do fabricante e um manual, com tudo o que você precisa saber para operar bem o pedal. O manual possui 12 páginas e é muito bem ilustrado e conta com um “guia rápido” na última página que é bem útil.

Timbres

O Halo é um desenvolvimento da Keeley em parceria com o guitarrista Andy Timmons, que a um tempo atrás no seu pedalboard dois Memory Man’s da EHX. A idéia era substituir esses dois (gigantes) pedais por um pedal compacto e cheio de recursos que pudesse atender as demandas do músico. E ele oferece dois delays que podem ser regulados e acessados de maneira independente. Além disso o Halo oferece 5 possibilidades no knob Rhythm: Cocheia, Colcheia Pontuada, Halo , Bucket Brigade e Tape Delay (Não faço idéia da razão desses dois últimos estarem nessa seção).

É impressionante a quantidade de possibilidades que esse pedal tem a oferecer. Começando pelo fato de que cada knob oferece controles primários e secundários, oferecendo ajustes finos e um alto nível de customização no timbre do seu delay. Você pode controlar parâmetros como: Bass Cut ou High Pass Filter, tonalidade, saturação e compressão nas repetições, dentre outros. Apesar da aparente complexidade, o Halo ainda é bem mais simples do que ficar navegando entre centenas de parâmetros e presets. Mas também é (bem) mais complexo do que delays analógicos e até digitais mais simples. Mas não deixe esse fato afastá-lo de tudo de bom que esse pedal tem a oferecer. No controle Rhythm (função secundária do knob Depth) está o coração do pedal.  E em cada uma das funções ele tem muito a oferecer.

É impresisonante como o Halo inspira musicalidade. São muitos sons e para isso, a possibilidade de salvar prests no pedal é essencial, para que boas idéias (e timbres) não se percam. O Modo que dá nome ao pedal e que foi desenvolvido para o Andy Timmons soa muito bem e me lembrou delays baseados no clássico Binson Echorec. É uma sonoridade de delay que preenche todos os espaços, deixando o seu  timbre enorme, mesmo sem deixar o efeito tão evidente. Isso também facilita bastante na hora de utilizar o efeito com pedias de saturação, inclusive os de alto ganho). Usei e abusei de fuzzes e overdrives com essa conffiguração (modo halo, pouco volume de efeito) e os resultados foram excelentes.

Outro detalhe bem legal no Halo são os controles de Tone e High Pass Filter, que ajudam a equilibrar delays caracteristicamente um pouco mais “fechados” como Tape Delay e Bucket Brigade Delay. Dependendo do seu amplificador e guitarra, você pode acrescentar um pouco mais de agudos no seu delay (sem descaracterizar o efeito) para que ele se torne um pouco mais presente na mix. Ou também pode fazer o inverso, deixando a sonoridade ainda mais fechada com a intenção de obter algum timbre específico numa música ou passagem. E mais uma vez, a possibilidade de salvar presets no pedal é essencial para esses casos mais específicos.  Outro recurso super interessante no Halo é a possibilidade de você adicionar modulação às repetições, definindo a profundidade e a velocidade que o efeito terá. Somando essa modulação ao efeito criado para o Andy Timmons você vai ter um timbre muito próximo aos dois Memory Man’s que era utilizado pelo guitarrista em seu pedalboard.

O Halo oferece tudo o que eu gosto e preciso em um pedal de delay. O tamanho compacto, os diversos tipos de delay, os recursos no pedal (como entrada e saída estéreo, tap tempo, presets…). É um pedal que você pode usar para diversas aplicações e estilos e que, na prática, oferece dois delays sem que seja necessário nenhum sapateado para acessar novos presets. Você pode programar o pedal na configuração Halo no delay A e no Delay B confugurá-lo para um delay com colcheia pontuada. Tudo de maneira simples e rápida, para uma ótima utilização ao vivo. O Halo é um dos meus pedais de delay favoritos e uma das melhores opções de delay no mercado. Vale a pena DEMAIS conhecer!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da quantidade de controles e funções o Halo não é necessariamente um pedal difícil de usar. Se você for explorá-lo para conhecer todas as possibilidades que ele oferece, aí sim pode separar um bom tempo para descobrir as opções que ele entrega, e será um tempo bem divertido e você será muito bem recompensando por esse investimento. Mas se quiser utilizar o pedal de maneira mais casual, também é possível encontrar ótimos timbres de maneira rápida e relativamente simples.

 

Regulagem Favorita

Time/HPF: 01:00h / 12:00h

Level/Saturate: 12:00h / 10:00h

Rate/Tone: 10:00h / 12:00h

FDBK: 11:30H

Depht/Rhythm: 10:00H / 12:00H

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349