
Albie
24 de setembro de 2020
OC-5!
28 de setembro de 2020Review: Krakenheart Krozz Devices

Acabamento/Construção/Embalagem
Esse é o primeiro pedal da Krozz Devices que analisamos aqui no site e não poderíamos ter começado de maneira melhor! O Krakenheart é um dos pedais mais bonitos já lançados no Brasil. Ponto. O acabamento está primoroso e a escolha das cores em combinação com o led verde foi muito feliz. A pintura é muito bem feita sem nenhum tipo de falha. Meu único senão é que o nome dos controles, especialmente nos três knobs superiores fica bem difícil de ler. Mas obviamente que depois de um tempo você se acostuma e não vai precisar ficar lendo os controles para identifícá-los.
A construção do pedal segue o mesmo nível de qualidade do acabamento, com uma placa muito bem montada, com ótimos componentes e sem sobras de solda ou fios. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam nas laterais do Krakenheart e a entrada para fonte de alimentação (padrão, 9v) fica no lado direito, logo abaixo do jack de entrada de áudio. Esse é o único detalhe que não me agradou, já que me impede de usar um cabo “tipo L” sem deixá-lo bem inclinado devido a presença do plug da fonte.
O ponto fraco desse quesito é a embalagem, que nem de longe faz jus ao trabalho que foi feito no acabamento e construção do pedal. A embalagem é uma caixa de papelão comum com o carimbo do fabricante. É funcional? Sim. Cumpre sua função de proteger o pedal? Sim. Então se você não enxerga valor no produto como um todo, está perfeito. EU ainda acho que uma boa embalagem agrega valor e acrescenta a experiência do músico com o produto. Como o pedal que recebemos veio para o lançamento, eu não sei se o pedal vai vir acompanhado de algum tipo de manual e/ou outros mimos (como palheta e adesivo).
Timbres
O efeito de univibe foi imortalizado por Jimi Hendrix e desde então várias empresas vem tentado reproduzir os timbres mágicos extraídos pela lenda. O circuito com lâmpada e sensores é parte fundamental da alma do efeito e o Krakenheart, mesmo apresentando inovações ao clássico circuito, não deixa de oferecer as sonoridades marcantes que encantam gerações de guitarristas. O circuito oferece um sistema de LED-LDRs, que são responsáveis pelo coração do pedal.
O Krakenheart oferece algumas “modernidades” bem interessantes ao efeito de univibe. Os controles de pulse, depht e level são mais tradicionais e bastante funcionais. O pedal oferece uma variação de intensidade bem interessante. Mas os knobs de Spectrum e Low trouxeram ao efeito uma versatilidade bem maior, capaz de adequar o pedal ao seu equipamento de maneira mais precisa. O controle Low é responsável por controlar a quantidade de graves na pulsação do efeito. Isso é bem útil para quem for utilizar o efeito numa guitarra equipada com single-coils, por exemplo (ao menos foi para mim), já que você pode dar uma engordada no som do pedal compensando um pouco a falta de corpo características desses pickups, e com isso reforçando o efeito. O resultado é bem legal.
Já o controle spectrum é responsável por controlar o voice do efeito, variando numa ênfase para graves e agudos para uma ênfase nos médios de acordo com a posição do knob. E esse controle realmente faz diferença em conjunto com o knob low, oferecendo uma variedade bem interessante de possibilidades. O Krakenheart vai oferecer aquele som de univibe clássico, com bastante profundidade ou vai ajudar você a explorar territórios diferentes, onde talvez apenas o efeito clássico não conseguisse levar. Eu sei que 98% dos guitarristas que procuram esse tipo de efeito estão atrás de sonoridades mais tradicionais, mas não custa nada ter mais umas opções, certo? Os controles de equalização (spectrum e low) também vão ser bastante úteis na hora de combinar o timbre do seu vibe com pedais de saturação (especialmente fuzz). Os ajustes se mostraram essenciais para que eu conseguisse uma sonoridade mais equilibrada com os efeitos somados.
O fato é que esteja você procurando um pedal de univibe com timbre clássico ou esteja em busca por novidades a serem exploradas, o Krakenheart vai poder lhe atender perfeitamente em ambas as situações. Com controles dinâmicos que oferecem uma variedade de sonoridades e ajustes bem interessantes é um pedal que vai agradar muito a quem já era fã do efeito e certamente conquistar novos adeptos para quem nunca tinha utilizado um.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O Krakenheart é um pedal relativamente simples de se usar mais que vai desafiá-lo a explorar tudo o que ele pode lhe oferecer. Explore sem moderação os controles spectrum e low para encontrar a melhor regulagem para o seu setup, inclusive se a sua idéia for combinar o pedal com outros efeitos. O resultado final certamente será bem interessante.
Regulagem Favorita
Pulse: 13h
Spectrum: 11h
Depht: 11h
Level: 12h
Low: 10h
1 Comment
Muito legal o review!!!