Oito lançamentos da Earthquaker Devices!
15 de fevereiro de 2016Soul Pog!
17 de fevereiro de 2016Review: Maxon OD808X
Acabamento/Construção/Embalagem
A Maxon é uma empresa com vários anos de qualidade reconhecida no mercado. E parte desse reconhecimento se deve ao cuidado que a empresa tem com seus produtos. Todos os pedais da Maxon são fabricados no Japão e as características de produção fazem jus a fama do país do sol nascente. O Acabamento do OD 808X é impecável. A pintura, as inscrições no pedal, a colocação de jacks e knobs, tudo é muito caprichado.
A construção é robusta e o pedal parece pronto para aguentar toda a sorte de intempéries no seu pedalboard. Um detalhe interessante é que a Maxon mudou a configuração de parafusos na parte de trás do pedal, o que só torna acessível a parte de acesso a bateria de 9v. Para acessar a parte do circuito seria preciso uma chave específica. É apenas um detalhe, mas que me atrapalhou um pouco, já que utilizo os parafusos para fixação do velcro. O pedal pode ser alimentado por fonte padrão ou bateria de 9v.
A embalagem é padrão para todos os modelos da marca. A caixa é personalizada com o logo do fabricante e a indicação do modelo em uma das laterais. Dentro da caixa acompanham certificado de garantia e manual. Simples mas eficiente.
Timbres
Como eu comentei no vídeo com as minhas primeiras impressões sobre o OD 808X eu acho que até demorou a Maxon lançar um produto como esse. Se você gosta das sonoridades clássicas do Tube Screamer, mas sempre achou que ele poderia entregar um pouco mais, esse pedal pode ser a sua resposta!
O OD 808X entrega uma boa quantidade de drive, encostando na distorção. Com isso, também vem uma boa dose de sustain. Essa foi uma adição muito bem vinda, já que muita gente acha que falta um pouco mais de ganho no 808 para algumas aplicações (aqui você pode conferir um vídeo nosso comparando os dois). O pedal se saiu muito bem em diversas situações de palco, com diferentes modelos de guitarra e amplificadores valvulados e solid state.
Em termos de volume não sentimos mudança na comparação com o clássico. Outra mudança muito bem vinda foi a do controle de tone. A sonoridade não vem tão carregada de médios como no original e o controle é muito bem equilibrado, sendo bastante musical em quase todo o seu range de atuação.
O OD 808X é um ótimo pedal para diversas vertentes de Rock e alguma sonoridades de blues mais agressivas. Também funciona muito bem para músicos de metal que buscam um up na sua sonoridade, empurrando amplificadores valvulados de alto ganho. Trabalha bem com outros pedais e é true by-pass. A Maxon não reinventou a roda com o OD 808X, mas ao atender uma demanda que há muito é escutada no mercado, certamente vai agradar muita gente! Vale a pena dar uma chance a esse novo integrante da linhagem clássica do Tube Screamer. Vai ser difícil se arrepender…
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Três controles: Volume, Tonalidade e ganho. Nada pode ser mais prático para um overdrive do que isso. Use e abusa das possibilidades do controle de Tone, já que seu range quase todo é bem musical. De resto é plugar e tocar!
Regulagem Favorita
Volume: 12:00
Tone: 13:00h
Gain: 15:00