
Simble MKII
8 de abril de 2025
Gas Giant Fuzz
14 de abril de 2025Review: Mig 90 Aura Amps

Acabamento/Construção/Embalagem
O Mig 90 é um pedal diferente de tudo que a Aura Amps já fez. Seja pelo formato da caixa ou pelo acabamento com detalhes por toda a parte, é um produto que foi pensado e idealizado com muito cuidado e esmero. Toda a estética foi pensada para fazer referência ao timbre do pedal e o resultado ficou muito legal. O verde “militar” com a arte e inscrições na cor creme e o led vermelho oferecem um visual muito legal ao pedal. Os knobs complementam o ótimo conjunto idealizado pelo fabricante. Outro detalhe bem interessante fica localizado na parte de trás do pedal, mas essa eu vou deixar que você mesmo descubra. Minha única crítica vai para a numeração dos knobs, que não faz o menor sentido e está impressa no sentido contrário. Então isso dificulta um pouco a visualização e a referência dos controles.
A construção interna é bem eficiente e organizada, se utilizando de bons componentes na composição do circuito do pedal. Circuito aliás, que é alocado numa placa bem pequena. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Mig 90 não possui opção de alimentação por bateria e deve ser alimentado por fonte padrão (centro negativo, 9v). Eu sei que vai ter gente torcendo o nariz para o tamanho do pedal, mas para mim o resultado final é excelente.
A embalagem segue o padrão já estabelecido pela Aura. O pedal vem nas “caixas colecionáveis” do fabricante, revestida com quadrinhos. Na parte interior a caixa é toda revestida para acomodar bem o pedal. Eu gosto bastante das embalagens do fabricante. Dentro o pedal vem embalado com plástico bolha e é isso. Eu continuo defendendo a presença de um manual, por mais simples que seja, com o objetivo de orientar o consumidor sobre o produto que ele adquiriu.
Timbres
O Mig 90 é um fuzz com uma inspiração clara e um DNA bem particular. A inspiração vem dos MUFF’s russos fabricados na década de 90 que despertam interesse e curiosidade por parte de muitos guitarristas. Mas falando em termos sonoros, não espere exatamente um “clone de big muff russo com um rostinho bonito”. A opção do fabricante pela utilização de circuitos integrados ao invés de transistores deu ao pedal uma sonoridade que, ao mesmo tempo que se assemelha a do Muff, consegue ter a sua própria identidade.
Se você está em busca de um pedal que possa te oferecer um timbre com bastante ganho e muito “corpo”, o Mig 90 certamente será uma belíssima opção! Esse é o tipo de pedal que ao ser utilizado vai fazer com que o seu amplificador derrame gordura por todos os lados! Se você já tem alguma intimidade com o timbre do Big Muff vai se sentir em casa, com a facilidade e praticidade do pedal. Os mesmos três controles do clássico mais com uma resposta sonora com personalidade. O controle de tonalidade tem um alcance que oferece ao músico texturas bem legais com variações que ampliam as possibilidades sonoras do pedal. É um controle que é capaz de alterar bastante o resultado final do pedal.
O MIg 90 é uma máquina inspiradora de riffs! Ele oferece bastante ganho e não é um pedal muito dado a sutilezas. Seja em guitarras equipadas com humbuckers ou single coils, a massa sonora do pedal está lá pronta para entregar sua sonoridade massiva. Não é o tipo de pedal que vai limpar muito bem no volume do instrumento como outros pedais de fuzz, mas trabalhar com o pedal com pouco ganho tem suas vantgagens. Nessa configuração (e com bastante volume) consegui sonoridades pouco usuais nesse tipo de circuito mas igualmente legais pra se utilizar em alguns contextos. Não é um pedal dos mais versáteis versátil, mas se você está a procura de um pedal que ofereça muita personalidade, certamente vai gostar desse aqui.
O Mig 90 é um pedal que pode expandir os horizontes da Aura Amps. Seja pela entrega sonora, seja pela incrível entrega no visual do pedal, a empresa parece pronta para alçar voôs mais altos. Será que poderemos esperar mais projetos ocmo esse com outros circuitos? O tempo dirá. Quem gosta de fuzzes e especialmente de Muff’s vai encontrar no Mig 90 uma combinação interessantíssima de visual matador e sons poderosos. Para quem curte sons mais pesados e toca numa praia Stoner, Doom e quetais, esse pedal é a pedida certa. Mas ele também funciona muito bem para linhas melódicas com bastante sustain e corpo. Seja você um piloto altamente qualificado, seja um aspirante a piloto, o Mig 90 é uma máquina pronta para te auxiliar a chegar no seu destino e detornar tudo!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Você não vai encontrar nenuma dificuldade para encontrar ótimos sons no Mig 90. A minha única dica é explorar bem o controle de tonalidade para entender seu alcance e as possibilidades oferecidas, para a partir daí encontrar o som que melhor se encaixará no seu estilo/setup.
Regulagem Favorita
Volume: 01:00h
Frequência: 01:00h
Fuzz: 03:00h