Review: Mosferatwo RhPf Electronics

Fluff Drive
27 de janeiro de 2026
Halberd
29 de janeiro de 2026
Fluff Drive
27 de janeiro de 2026
Halberd
29 de janeiro de 2026

Review: Mosferatwo RhPf Electronics

Acabamento/Construção/Embalagem

Os pedais da RhPf Electronics são fabricados à mão na Suíça (mais precisamente na cidade de Basel). Esse é o primeiro pedal deles que passa por aqui e a primeira impressão foi muito positiva. O pedal é muito bem acabado, com uma arte bem diferente e chamativa. O Mosferatwo é pintado na cor creme, com os knobs na cor branca e uma arte meio em mosaico, colorida contrastando com com a cor do pedal com um resultado final bem interessante e diferente.

A contrução do pedal possui um ótimo padrão de qualidade, com uma placa muito bem montada com o fabricante utilizando componentes de boa qualidade no pedal. Os jacks para entrada e saída de audio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Mosferatwo deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v) e não possui a opção de alimentação por bateria. O pedal consome menos de 30mA.

A embalagem pra mim é o ponto fraco desse conjunto. Apesar de ser bem ilustrada, com a logo do fabricante, no topo e laterais com a foto dos modelos da empresa em uma das laterais, a caixa é de um papelão bem fino e amassa sem qualquer esforço. Dentro da embalagem o pedal vem bem embalado em um saquinho de pano personalizado. Acompanham o pedal um manual (que é muito bem escrito e diagramado), um cartão de visita e uma palheta da Rombo Picks.

Timbres

O Mosferatwo é um mosfet overdrive repleto de recursos. É um pedal intrigante graças a seus controles que oferecem uma capacidade enorme de adaptação do pedal a diferentes guitarras e amplificadores. Se você é um guitarrista que gosta de “girar botão” em busca do timbre ideal e gosta de pedais que ofereçam ajustes finos ao seu som, esse pedal é pra você. Os controles de equalização do Mosferatwo entregam uma ampla gama de possibilidades para que você consiga ajustar o pedal ao seu setup. Mas se você é do tipo que procura um som mais pronto, não desista ainda. É bem difícil tirar um som ruim desse pedal.

As possibilidades de ajustes na equalização são o grande destaque do Mosferatwo. Os controles Heart e Bite são responsáveis por atuar e realçar diferentes frequências. O Heart adiciona peso aos graves ou médios impactantes (120hz ou 320hz). O Bite traz presença e clareza sutis (1Khz ou 5 Khz). Juntos, eles ajudam seu timbre a se destacar ou se encaixar perfeitamente na mix. Além da escolha das frequências através dos switches, você define o quanto dessas frequências deseja adicionar através de dois pequenos controles de boost.  O controle Focus não é necessariamente um controle de tonalidade (apesar de atuar em algumas frequências). Ele é responsável por moldar a resposta do controle de ganho. Em ajustes baixos, o timbre fica encorpado e potente, como um amplificador saturado com graves firmes. Aumentando o ajuste, o som fica mais definido, articulado, dinâmico e responsivo.

O Mosferatwo utiliza três estágios de ganho usando apenas MOSFETs para uma sonoridade rica e orgânica. O pedal pode ir de uma leve distorção a um drive agressivo. Com o controle Drive ajustado em uma configuração baixa, o Mosferatwo funciona bem como um boost limpo ou no limite da saturação, adicionando corpo e textura sem interferir no seu timbre principal. Com o controle de ganho posicionado até a posição “meio-dia” é o que o pedal oferece. Aumentando o Drive ele se transforma, entregando uma  saturação rica com harmônicos e um sustain encorpado. Se você der um booster nas frequências (nos controles Heat e Bite) o pedal vai flertar com uma sonoridade mais “fuzzy” entregando algo semelhante à sonoridade do RAT.

Eu testei o Mosferatwo em diferentes guitarras e fiquei muito bem impressionado com a capacidade do pedal de se ajustar a cada uma através dos seus controles, especialmente os de equalização, que oferecem ajustes bem interessantes e musicais fazendo com que o pedal funcione em diferentes contextos musicais. É um pedal que tem uma identidade própria e que se mostrou muito útil em todas as minhas experiências com ele. É um pedal bem versátil, que pode ser utilizado de diferentes maneiras, mas que pra mim, se saiu melhor como pedal de distorção. Não é fácil de conseguir um no Brasil, mas se você está na caça por algo diferente e que ofereça muitas possibilidades, recomendo você considerar o Mosferatwo.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Para um overdrive, você vai ter que gastar um bom tempo para entender o Mosferatwo. Não é um pedal difícil de se utilizar na sua essência, mas ele oferece tantas possibilidades que influenciam bastante no resultado final que é quase que obrigatório que você sente para explorá-lo por completo. Mas não precisa se proecupar, que os ótimos sons que o pedal oferece estão lá. Basta você encontrar o que mais te agrade e se adeque ao seu setup.

Regulagem Favorita

Drive: 03:00h

Focus: 02:00h

Level: 10:30h

Heart: 12:00h

Switch: direita

Bite: 01:00h

Switch: direita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *