Review: Ms. Delayette Tefi Vintage Lab

Preamp MKII
18 de junho de 2020
Três novos overdrives da Mesa!
22 de junho de 2020
Preamp MKII
18 de junho de 2020
Três novos overdrives da Mesa!
22 de junho de 2020

Review: Ms. Delayette Tefi Vintage Lab

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O acabamento com uma arte caricata é muito característica da Tefi Vintage Lab, tornando seus pedais bastante distinguíveis. A cor verde do pedal é muito bonita e a arte é muito bem aplicada e não encontrei nenhum tipo de falha no acabamento. Apesar do grande número de controles, tudo tem seu espaço definido e os nomes dos controles são fáceis de identificar. A escolha dos knobs combina muito bem com a arte do Ms. Delayette. Só a beleza da senhora que ilustra o pedal é questionável… Essa é a versão v.’ do pedal. A nova versão do pedal apresenta uma nova arte, com um verde um pouco mais claro e a “modelo” num novo shape.

A construção do Ms. Delayette é impecável. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de ótimos componentes! São 4 jacks ao todo no pedal e ficam todos nas laterais (entrada e saída de áudio, expressão e feedback). A entrada para alimentação do pedal fica  “na frente” dele e o mesmo trabalha com fonte padrão (centro negativo) 9v.O pedal ainda apresenta um controle “KillDry” interno que pode ser ativado ou desativado.

A embalagem é bem simples, no padrão “caixa branca adesivada”. Na parte de cima um adesivo identificando o pedal com a sua arte e a logo do fabricante e na lateral um adesivo com informações de número de série e o modelo a que se refere. O pedal vem bem embalado num saco de pano e acompanham um cartão do fabricante e um manual em italiano. Mas para você (e eu, óbvio) que não dominamos a língua, o fabricante disponibiliza o manual em inglês para download no seu site.

Timbres

A proposta do Ms. Delayette é a de simular as famosíssimas máquinas italianas de eco magnéticas. E só com essa primeira frade você já pode imaginar que tipo de sonoridade você pode esperar desse pedal. Ele foi desenhado para entregar uma resposta Hi-Fi, mas que pode ser “envelhecida” através dos controles Wow e Flutter. Isso na prática significa adicionar uma simulação ao timbre, coisa que aocntecia com os delays de fita antigos.

E se você gosta desse tipo de sonoridade, que recria os timbres clássicos de delay de fita, este é um pedal para você. O Ms. Delayette funciona muito bem tanto como um delay mais rítmico para ambiências. Só as possibilidades sonoras que são oferecidas pelos controles de modulação são enormes. Eles vão dar uma identidade ao timbre do pedal que me impressionou bastante. Não que modulações em delay sejam uma novidade, mas as possibilidades que os controles wow e fluter oferecem trabalhando em conjunto com a chave multi/idler vão te deixar ocupado por bastante tempo. Esses controles são analógicos e oferecem uma modulação extremamente musical à cauda do delay, seja ela suave ou tão carregada que torna as repetições irreconhecíveis. O knob Wow vai trabalhar a profundidade da modulação, que é um tipo de chorus. O Flutter vai oferecer a profundidade da simulação da dificuldade que na época as máquina em arrastar as fitas mais gastas, gerando um pitch na modulação. No switch Wharped Wheels você pode optar por simular uma única roda de transmissão deformada (“Idler”) ou uma engrenagem mais defeituosa (“Multi”), com um efeito final diferente. Vão vendo as possibilidades…

No switch “Mode” você também pode optar por dois modos de operação: No modo “Echo“, você tem o clássico eco com um único cabeçote de reprodução. Nesse modo o Ms. Delayette funcionou muito bem para sonoridades mais rítmicas. Se você gosta da sonoridade de daly do Gilmour… no modo “Nachall”, você adiciona um cabeçote virtual que apresenta uma resposta diferente do restante e multiplica o número de repetições, obtendo sonoridades de um Slapback Echo. Adicionando uma dose de modulação (Com os controles Wow e Fluter), você pode obter um verdadeiro reverb. Esse modo foi muito legal para bases com aquela pitada de repetição que ajuda a deixar o seu timbre “maior”.  Um detalhe legal é que o pedal está equipado com um indicador LED que pisca em sincronia com a frequência de repetição no modo “Eco”, o que sempre é bom para visualizar em que tempo está o delay.

O Ms. Delayette é um delay extremamente musical e repleto de possibilidades. Com uma sonoridade bem quente e possibilidade de diferentes níveis de modulação nas repetições esse pedal vai te levar a territórios desconhecidos. Tanto para timbres tradicionais como para sonoridades mais experimentais, é um pedal que vai entregar ao músico excelentes opções e timbres. Não a toa se tornou um dos meus delays favoritos.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Ms. Delayette entrega ótimas sonoridades de delay e isso é um fato. Mas para extrair o que ele pode  oferecer de melhor, será preciso investir um bom tempo entendendo os controles. Eles interagem muito bem entre sim e alguns interferem diretamente nos outros. Por isso vale a pena sentar e entender como cada controle interfere na sonoridade como eles afetam o resultado final.

 

Regulagem Favorita

Flutter: 09:00h

Repeats: 13:00h

Tone: 13:00h

Wow: 10:00h

Motor Speed: 11:00h

Level: 13:00h

Multi/Idler: Multi

Nachhall/Echo: Echo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *