Review: Noble Screamer Keeley Electronics

Meraki Stereo Analog Delay
29 de janeiro de 2024
Philosopher’s Tone 2
31 de janeiro de 2024
Meraki Stereo Analog Delay
29 de janeiro de 2024
Philosopher’s Tone 2
31 de janeiro de 2024

Review: Noble Screamer Keeley Electronics

Acabamento/Construção/Embalagem

A Keeley Electronics é uma das principais empresas do mercado de pedais, com projetos sólidos que vem conquistando adeptos ao longo dos anos. Visualmente, a opção da empresa para a maioria dos seus pedais pe a de um visual simples, até por vezes minimalista. E esse é o cado do Noble Screamer. O pedal é todo pintado na cor preta com as inscrições em branco, o que facilita bastante a visualização dos controles. A logo pedal é pintada na cor verde, que combina com o led (ta,bém de cor verde) e com os knobs em alumínio. É um acabamento simples mas que deixou o pedal com o visual bem clássico.

O primeiro detalhe que eu gostaria de destacar nesse quesito é a caixa utilizada pela Keeley nesse projeto. É uma caixa que foi desenvolvida pela própria empresa e que é ligeiramente inclinada. É uma caixa super leve, um pouco mais estreita que as tradicionais e com um visual legal. É bem possível que seja utilizada em outros projetos da empresa. Por dentro, o Noble Screamer possui uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. Ele pode ser alimentado com fonte de 9 ou 18v, centro negativo e consome 23mA. Outro detalhe interessante é que o pedal pode alternar entre true bypass e buffered bypass de maneira bem ráida, apenas mantendo o footswitch pressionado.

A embalagem segue o modelo de alguns outros pedais da empresa, com uma luva na cor do pedal e as inscrições também nas cores do servindo como identificação. Ao retirarmos a luva, uma caixa de papelão na cor branca com a logo do fabricante. Dentro, o pedal vem meblado num saco de pano preto, muito bem protegido. Acompanham o pedal um manual bem simples, mas explicando todos controles e possibilidades que o modelo oferece, uma palheta e um adesvivo, ambos com a logo do fabricante.

Timbres

Eu devo admitir que torci um pouco o nariz quando soube do lançamento do Noble Screamer. E por um simples fato: Não é como se o mercado precisasse de mais um TS-Like, certo? São tantas opções e possibilidades desse circuito que realmente não me animei. A presença de um Nobles Overdrive no mesmo pedal já ampliou um pouco mais as possibilidades, tornando-o mais interessante. Mas quando fui me aprofundando sobre o pedal, e descobri que o que ele oferece na verdade são quatro diferentes timbres em um pedal, com algumas soando bem diferentes do que apenas mais Tube Screamer (Ou um Nobles Overdrive), já me animei em descobrir mais sobre ele e digo que valeu a pena me aprofundar mais para descobrir o que esse novo overdrive da Keeley seria capaz de me oferecer.

A proposta do Noble Screamer (como já fica explícito pelo nome) é misturar os timbres clássicos do Nobels Overdrive com a sonoridade (também clássica) do Ibanez TS 808 criando sons híbridos inéditos. Então além de entregar as sonoridades de dois clássicos com a qualidade de desenvolvimento da Keeley, você tem duas novas possibilidades de sons misturando esses circuitos, tudo de maneira analógica. Começando pelos timbres tradicionais, se você procura um ótimo timbre de TS vai encontrar tranquilamente aqui. Mas não se trata de simplesmente um clone. A Keeley tem uma preocupação de sempre adicionar algo aos seus pedais e uma das (poucas) mods no circuito TS do Noble Screamer foi a adição de um preamp JFET no circuito (que originalmente é utilizado no ODR), oferecendo um pouco mais de “corpo” ao timbre. Posicionando os knobs na posição “meio-dia” o pedal vai oferecer um drive suave, com uma boa definição e foco nas frequências médias. Ao posicionar o switch de clipagem na posição OD, o pedal vai oferecer uma alteração substancial no timbre, passando a operar num hard-clipping dos diodos. Na prática o pedal passa a ter mais volume e graves mais pronunciados e encorpados. Quando comparado ao TS, ele vai soar um pouco mais “escuro”. O alcance do controle de tone nesse modo é bem amplo e oferece muitas possibilidades.

Misturar as características dos dois circuitos gera resultados bem interessantes. Você pode acrescentar mais graves e agudos ao drive mais suave do TS ao posicionar a chave de tone na posição OD e manter a chave de drive na posição TS. Ou pode acrescentar médios mais focados ao som mais pesados do ODR. São maneiras diferentes de ouvir esses circuitos e geram resultados distintos das suas versões originais. Você tem realmente quatro diferentes opções de overdrive nesse pedal com todas soando muito bem. A combinação dos médios do TS com a sonoridade mais “dura” do ODR soou muito bem para sons mais agressivos e riffs pesados. Já a clipagem do TS com o acréscimo de draves e agudos do ODR funcionou muito bem para sons de baixo ganho, pelo menos pra mim.

A grande virtude do Noble Screamer está na capacidade de entregar quatro bons timbres de overdrive, que funcionam muito bem para ótimas situações. Obviamente você vai encontrar características similares em todos eles, mas eles também possuem individualidades suficientes para coexistirem e fazerem sentido no mesmo pedal. Se você procura os timbres clássicos de TS e Nobles vai encontrar nesse pedal uma ótima opção. Mas se você está em busca de novas possibilidades, para soar diferente do que costumeiramente se usa e escuta nos pedalboards por aí, o Noble Screamer também é uma ótima ferramenta para se explorar. Mais um golaço do Mr. Keeley!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Uma das coisas mais legais no Noble Screamer é a simplicidade com que ele oferece tantas diferentes opções de timbre. Com apenas uma mudança de posição em um switch o pedal já oferece uma característica diferente. Por isso é muito fácil e rápido de se achar e encontrar bons timbres com esse pedal. É claro que vale a pena explorar todas as opções que ele oferece e encontrar a que melhor encaixa no seu setup e gosto.

 

Regulagem Favorita

Tone: 3:00h

Level: 12:00h

Drive: 12:00h

Switch Tone: OD

Switch Drive: OD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *