Review: Orchard Multi-Waveform Tremolo Tonewave FX

Templo
3 de fevereiro de 2022
Excess v.2
7 de fevereiro de 2022
Templo
3 de fevereiro de 2022
Excess v.2
7 de fevereiro de 2022

Review: Orchard Multi-Waveform Tremolo Tonewave FX

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o segundo pedal da Tonewave FX que analisamos e o padrão do (ótimo) acabamento do Borealis se repete aqui no Orchard. A pintura preta fosca com a escolha das inscrições na cor rosa ofereceram um contraste interessante, mas dificulta um pouco da visualização dos controles. Os Led’s (também na cor rosa) são bem brilhantes o que talvez reforce essa dificuldade de visualização no palco. Mas como são poucos controles, não é nada que prejudique a utilização do pedal.

A construção também entrega um ótimo padrão de qualidade, com uma placa muito bem montada se utilizando de bons componentes. É preciso ter cuidado com a proximidade dos dois footswitches para não acioná-los ao mesmo tempo, mas novamente, é algo que com o tempo você se acostuma. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam na parte da frente do pedal, assim como a entrada para a fonte de alimentação. O Orchard deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. Além dos controles externos, o Orchard ainda possui um trimpot de volume no interior do pedal que pra mim é importantíssimo na boa operação do mesmo.

A embalagem da Tonewave é bem simples, no padrão “caixa branca com adesivo”. O pedal vem muito bem embalado num saquinho de pano personalizado e acompanham o pedal um bottom bem legal e um adesivo. Senti falta de um manual, que pudesse explicar o funcionamento dos controles, por mais simples que eles sejam.

Timbres

Tremolo é daquele tipo de modulação que eu não costumo recusar.  Gosto sempre de ter um no board pois gosto muito do movimento que o efeito proporciona ao meu timbre. Seja ao utilizá-lo de maneira um pouco mais sutil ou utilizando-o de maneira mais rítmica, sempre me divirto. O Orchard oferece todos os controles que um bom tremolo precisa ter para entregar boas opções sem complicar a operação para isso.

A grande diferença entre os pedais de tremolo serão os recursos que cada fabricante oferece em sua unidade. No caso do Orchard os controles são os básicos que se espera em um pedal de tremolo (Profundidade e Velocidade), além de um controle de volume que está posicionado dentro do pedal. O grande diferencial aqui é o controle seletor que permite ao usuário selecionar entre 8 diferentes tipos de onda. É muito interessante escutar como cada onda atua e escolher a que melhor se aplique à música. Desde os formatos mais tradicionais de onda como senóide, quadrado e rampa até o modo aleatório, que deixa tudo imprevisível (e divertido).

Utilizei o Orchard tanto de maneira mais rítmica e “pulsante” como de maneira mais suave, para dar movimento ao som. Aliás, essa é uma das minhas maneiras favoritas de utilizar um pedal de tremolo. E como o pedal oferece tap tempo, fica mais fácil variar de um tremolo mais lento para um mais rápido, sem muito esforço. Outra coisa que eu faço bastante é combinar o tremolo com outros efeitos de ambiência. como reverb/delay. Fui capaz de criar atmosferas bem interessantes utilizando o Orchard no fim da cadeia somado a um reverb com cadeia bem longa e alguns delays (até reverse eu utilizei!).

Eu gostei muito da simplicidade e efetividade do Orchard. A única coisa que talvez mudasse era colocar o controle de volume externo, mas é um detalhe de uma preferência pessoal. Apesar da simplicidade, é um pedal divertido que pode atender a diferentes demandas do músico, criando texturas e sonoridades bem legais. Se você gosta de tremolos, é uma opção bem legal de um pedal compacto, com recursos interessantes!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Orchard é um pedal super simples de se usar. Experimente as diferentes opções de onda e como cada uma se comporta. Algumas são bem parecidas e mudam muito pouco o efeito, mas algumas mudanças são bem perceptíveis e interessantes. É plugar e sair tocando!

 

 

Regulagem Favorita

Depht: 2:00h

Speed: 2:00h

Wave: ∿

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349