
Novidades na linha Canvas!
20 de maio de 2025
Kenai Fjords
22 de maio de 2025Review: Pookie Fuzz ED’s Mod Shop

Acabamento/Construção/Embalagem
A Ed’s Mod Shop está de volta com uma nova identidade mas mantendo a ótima qualidade sonora que sempre caracterizavam seus projetos. Essa nova identidade da empresa também foi recletida nos novos modelos. O acabamento dos pedais agora é feito com pintura martelada e trás muita personalidade e um visual diferenciado aos pedais. O Pookie Fuzz é pintado numa cor cinza e possui uma placa preta, com as inscrições em branco com todas as informações dos controles. O resultado final é muito legal!
A construção do pedal tem uma qualidade muito boa, com uma placa bem montada se utilizando de ótimos componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal e o Pookie Fuzz só pode ser alimentado através de bateria (9v). Isso tudo para aproximar o máximo possível o pedal ao modelo clássico no qual ele é inspirado. Isso é uma questão de preferência de cada músico e com certeza vai gerar algum debate sobre a escolha do fabricante. Pra mim, apenas o incoveniente de trocar a bateria, especialmente s eo pedal estiver fixado em um pedalboard.
A embalagem dessa nova fase da EMS ainda está em desenvolvimento, então não serei capaz de avaliar (eu recebi o pedal em uma embalagem provisória). O manual está muito bem escrito e esclarece quaisquer dúvidas que o usuário possa ter acerca do pedal e sua proposta sonora.
Timbres
O Pookie Fuzz foi desenvolvido baseado no clássico (e até um pouco desconhecido e falado por aqui) Harmonic Percolator. Esse circuito foi desenvolvido no início da década de 70 por um cara chamado Ed Giese, que possuia uma empresa chamada InterFax Electronics. Ficou conhecido por ser um fuzz diferente de outros mais populares na época graças a uma arquitetura mesclando transistores de germânio e silício. É um fuzz raiz, com sonoridade agressiva, diferente e rica! Eu sei que para quem não gosta ou conhece muito sobre fuzz pode parecer tudo igual, mas acredite existem diferenças e quanto mais você se aprofunda e conhece, mais divertido fica!
A intenção da EMS foi oferecer um fuzz sem sutilizas, capaz de produzir sonoridades comprimidas, cheias de textura e harmônicos pares que é uma característica muito peculiar dos HP. O Pookie Fuzz pode soar, a depender da configuração utilizada, bem gated ou produzir sons que lembrem instrumentos de sopro, graças ao sustain que ele oferece. Os controles oferecem uma boa variedade de sons ao pedal (dentro da proposta de fuzz, nada de fuzz com som de overdrive aqui) que permitem que o músico explorar o pedal d ediferentes maneiras. Aqui você vai encontrar aquele timbre bem gorduroso e cheio que é ótimo para riffs mais agressivos ou sonoridades cortantes (flertando com octave fuzz em alguns ajustes e posição do braço em que a nota é tocada). São muitos sons nesse pedal e todos com uma ótima qualidade! Um prato cheio para quem gosta de fuzz!
Os controles do Pookie Fuzz são simples. O knob Balance é responsável pelo nível de sáida (ou volume final do pedal). O knob Hamonics é responsável pelo ganho de entrada e é responsável pelo nível de ganho e sustain do pedal. O controle Symmetry é um sistema de bias duplo que ajusta os dois transistores ao mesmo tempo. É o controle mais legal do pedal pois vai interferir no sustain e variando a textura do fuzz, podendo deixar ele bem gated. A chave Voice oferece duas opções: Para cima, um fuzz bem cortante com muito sustain. Ness aposição o pedal pode oferecer um pseudo octave up rico em harmônicos nas notas tocadas a partir da 12ª casa. Para baixo, o som fica mais grave e encorpado.
Se você gosta de fuzz não tem como não gostar do Pookie Fuzz. Os timbres oferecidos pelo pedal possuem muita textura e sustain de uma maneira muito característica e com bastante personalidade. Dá pra perceber o cuidado que o Ed teve com o projeto com um resultado final muito bom. Se você gosta de fuzz e quer explorar novos conceitos e possibilidades dentro desse espectro sonoro, o Pookie Fuzz pode ser a peça que faltava no seu arsenal! É um pedal de Fuzz com F maiúsculo!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Como o Pookie Fuzz tem apenas 3 knobs e uma chave, não dá pra dizer que é um pedal difícil de se utilizar. Mas também não dá para menosprezar a quantidade de nuances e texturas que esses controles oferecem. Então o ideal é que você explore a fundo esses controles para entender o que eles podem te entregar e como eles interagem entre si. Vale a pena explorar bastante o controle Symmetry e suas interações com a chave Voice.
Regulagem Favorita
Balance: 02:00h
Symmetry: 09:00h
Harmonics: 03:00h
Voice: para baixo