Review: Recovery Phase Intensive Care Audio

DS-1W
6 de outubro de 2022
Cestus!
10 de outubro de 2022
DS-1W
6 de outubro de 2022
Cestus!
10 de outubro de 2022

Review: Recovery Phase Intensive Care Audio

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o segundo pedal da Intensive Care Audio que analisamos e o padrão da empresa é muito bom. Todos os pedais do fabricante possuem as mesmas características visuais, com o Recovery Pahse sendo o único deles (até o momento da publicação dese review) montado na forma horizontal. A pintura em preto com acabamento martelado oferece uma textura muito legal ao pedal e a opção da colocação de uma fina placa com os controles e inscrições oferece um visual diferente aos pedais. A escolha dos knobs também foi muito acertada, combinando perfeitamente com a estética do pedal e a cereja do bolo são os botões com a logo da empresa nos dois footswitches. Muito legal!

A construção segue o mesmo (ótimo) padrão  de qualidade do acabamento. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os knobs são bem espaçados assim como os dois footswitches. Dá pra utilizar o tap tempo sem ter tanto medo de desligar o efeito em uma pisada. Os footswitches são do tipo soft, o que não causa nenhum ruído no acionamento do pedal. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal enquanto o jack para entrada de alimentação fica na “frente”. O Recover Phase deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v). Outro destaque fica para os footswitchs rotativos dos tipos de onda, com um “click” para cada mudança de ajuste.

A embalagem da Intensive Care é um show a parte e fecha com chave de outo esse segmento da análise. Com toda uma proposta médica condizendo com o nome da empresa, eles pensaram em diversos detalhes para aprofundar e fixar essa experiência. A caixa vem com uma luva com uma arte em cartoon na parte de cima e nas laterais ainda com a mensagem “Lets get weird” (Vamos ficar estranhos) totalmente condizente com a proposta sonora dos pedais. Ao tirar a luva você se depara com uma caixa branca, com apenas um pequeno adesivo com a logo do fabricante e a indicação do modelo. Ao abrir a caixa você encontra o pedal embalado num saco simulando o de uma farmácia (!) inglesa, com adesivos com a logo do fabricante e até band-aids!  O manual é muito bem escrito e tem formato e a diagramação como se fosse de uma bula! Que apresentação incrível!

Timbres

O Recovery Phase é uma unidade de modulação dupla, capaz de oferecer sonoridades de bi-phase, phase shifter ou tremolo. É um pedal que oferece uma vasta opção de sonoridades e combinações. Você pode pensar nele como dois phasers em um só pedal ou um phaser mais tremolo em um só pedal, com tap tempo. Cada lado desses possui OITO formas de onda e a decisão de utilizar phaser ou trmolo no segundo LFO pode mudar bastante a maneira como o pedal é utilizado e os timbres que ele oferece. Mas se você quiser manter um timbre mais clássico de phaser, deixando as coisas um pouco mais contidas, é possível desativar o segundo LFO através de um switch.

Eu adorei utilizar o Recovery Phase tanto para sonoridades completamente malucas como para sons mais tradicionais. Deixar o Phaser bem lento (com o LFO2 desligado) e combinar com um overdrive me ofereceu um timbre com bastante profundidade e movimento. É com o LFO 2 desligado que você vai conseguir sonoridades mais clássicas e tradicionais de phaser. As formas de onda ajudam a trazer mais opções dentro dessa sonoridade mais clássicas e também explorar novas possibilidades. É impossível não tentar explorar alguns timbres de phaser inspirados no Van Halen com a guitarra soando enorme ou explorar sonoridades mais rítmicas, com um phaser mais rápido com bastante movimento.

Mas é ao acionar o LFO 2 é que o Recovery Phase mostra o seu diferencial e para que veio ao mercado. Primeiro, você pode definir através de um switch se o segundo LFO vai ser um Phaser ou um Tremolo, o que vai mudar consideravelmente a sonoridade. Ter um Phaser atuando nas alternâncias de um tremolo é muito divertido! Com os oito tipo de onda você pode formar diversos padrões rítmicos entre os dois lados, criando texturas pra lá de interessantes. Se você optar por trabalhar com um phaser no segundo LFO, seu timbre vai ficar ainda mais “líquido”, oferecendo uma sensação de profundidade e de tridimensionalidade muito musicais. Cada combinação de onda diferente cria um novo padrão rítmico, que se for bem utilizado, pode oferecer timbres bem criativos e fora da caixa. E se você lembrar que são OITO tipos de onda em cada lado… Pena que esse pedal não salve presets!

O Recovery Phase é um dos pedais de modulação mais divertidos que eu testei nos últimos tempos. É um pedal muito inspirador, que te faz não querer parar de tocar e de criar em cima das suas inúmeras possibilidades. Pode ser utilizado tanto de maneira mais tradicional como para criar texturas únicas e não convencionais. Eu que não sou o maior entusiasta de phaser do mundo fui completamente fisgado pelo pedal. Se você gosta do efeito, com certeza vai adorar. Vai para lista de melhores do ano com certeza!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Os controles do Recovery Phase são simples de entender e é um pedal fácil de operar. Só que a interação entre os dois LFO’s é tão intensa e oferece tantas possibilidades que é preciso investir tempo no pedal, explorando e criando a partir das descobertas que você fizer. E é um processo muito musical e prazeroso, pois são MUITAS opções. É um pedal que vai te inspirar a compor e a explorar novos timbres, que você nem sabia que poderiam ser explorados.

Regulagem Favorita

Freq: 01:00h

Depht: 12:00h

Depht 2: 03:30h

Freq 2: 02:00h

Trem/Phase: Phase

LFO2/Off: LFO2

LFO 1: 4

LFO 2: 6

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349