Review: RV-1 Reverb Fuhrmann

Pedal 76
8 de outubro de 2024
Pumpkin
10 de outubro de 2024
Pedal 76
8 de outubro de 2024
Pumpkin
10 de outubro de 2024

Review: RV-1 Reverb Fuhrmann

Acabamento/Construção/Embalagem

O RV-1 Reverb foi um marco da história da Fuhrmann quando foi lançado há oito anos atrás. Foi o primeiro pedal de uma linha mais sofisticada da empresa e foi o primeiro reverb com shimmer fabricado no Brasil. O visual do pedal era diferente dos outros modelos da empresa na época o que já sinalizava uma diferença dessa nova safra de pedais para com a geranção antiga da empresa. A cor cobre utilizada no pedal é muito bonita e ajuda numa identificação rápida do pedla em qualquer pedalboard (já que é uma cor pouco utilizada). Os knobs redondos também são característicos dessa nova fase da empresa e eu sempre gostei muito de como eles casam bem com o visual dos pedais. As inscrições no pedal são na cor branca, o que facilita bastante uma visualização clara e rápida dos controles.

A construção dos pedais da empresa é muito sólida, com um bom padrão de qualidade. A placa é muito bem montada e soldada, com uma boa organização. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na parte de trás do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal é alimentado por fonte padrão (centro negativo, 9v.). Os conectores de plástico pode incomodar alguns mais puristas, mas eles não influenciam em nada no timbre do pedal. O Reverb é true bypass.

As embalagens da empresa são todas padronizadas com as cores e logo da empresa. Acho o papelão da caixa um pouco fino, mas não é nada que comprometa e no fim, cumpre sua função. O pedal vem embalado num saquinho vermelho com a logo da empresa (também já tradicional nos produtos da empresa) e um manual. Tudo simples, mas bem competente.

Timbres

Como já mencionei, o Reverb foi lançado a oito anos atrás e como se trata de um pedal digital a minha dúvida era: “Será que em 2024 ainda soa bem?” e esse review surgiu exatamente pora sanar essa minha dúvida e que pode ser a mesma dúvida de mais alguém por aí. O pedal oferece quatro controles e três modos, que oferecem diferentes sonoridades do efeito: Spring, Modulated e Shimmer. E quando foi lançado, a grande atração do pedal era sem dúvida o modo Shimmer, já que era o primeiro pedal nacional a oferecer esse tipo de efeito.

No modo Spring o pedal tenta recriar a sonoridade de um reverb de molas, aquela sonoridade clássica dos tanques em amplificadores valvulados. O controle de volume trabalha como se fosse um contrle de mix, e diz respeito ao volume do efeito, e na prática define a quantidade de reverb no seu sinal. Pra mim, ele funcionou muito bem a partir da posição ao meio-dia. Vale lembrar que os controles trabalham da mesma maneira para os três modos do efeito. O controle de Filter é responsável pelo controle da quantidade de agudos e quanto mais a direita, menos agudos no reverb. Se você deixar o controle “zerado” (o controle todo para a esquerda) a sonoridade vai ter bastante brilho, o que não me agradou muito. Então o controle funciona como um “tone cut” na prática. O controle Time define por quanto tempo o efeito vai soar e no caso específico do modo Spring, eu gostei mais dele soando mais curto. Em regulagens mais altas ele me ssou um pouco mais artificial e com uma tendência de embolar um pouco o som.

O modo Modulated é curioso por que quando o pedal foi lançado, era um tipo de reverb que os guitarristas não davam muita bola e hoje está super em alta. Ao contrário do modo Spring, aqui eu preferi o efeito soando por bastante tempo, com uma regulagem do controle Time bem alta. Ele entrega uma profundidade e um movimento muito legais. Quem curte utilizar reverb para criar ambiências e “cenas” vai gostar bastante dessa opção. O modo Shimmer é bem competente e foi na época o grande diferencial do pedal. Eu confesso que estou um pouco cansado dessa sonoridade mas é inegável que o RV-1 faz um bom trabalho com ele, especialmente com o efeito soando de maneira mais prolongada, que é onde ele mais se destaca.

O RV-1 Reverb ainda é um pedal que pode ser bastante útil nos pedalboard por aí. Para quem busca um pedal para ambiências que não custe muito mas possa entregar uma variedade interessante de sons, vale muito a pena. E isso com o mérito de ser um pedal compacto e muito fácil de utilizar. Existem pedais mais completos por aí? Sim, existem. Mas você realmente precisa de dez, vinte ou trinta sonoridades de reverb no seu som? Depois de oito anos de lançado, dá para afirmar que o RV-1 Reverb continua sendo um pedal consistentee que vai agradar quem se guia mais pelos ouvidos do que pela hype. Uma ótima opção!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O RV-1 é um pedal simples de se entender e rapidamente é possível encontrar ótimos timbres nele. Recomendo fortemente que vocêe explore os controles para cada modo do pedal, entendendo não só o funcionamento de cada um mas a melhor escolha de regulagem para que o pedal possa entregar exatamente o que você precisa.

Regulagem Favorita

Level: 04:00h

Filter: 03:00h

Mode: Modulated

Time: 05:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *