Review: Silos Multi-Generational Time Reflection Device Earthquaker Devices

Ethane
25 de junho de 2025
Ranges
1 de julho de 2025
Ethane
25 de junho de 2025
Ranges
1 de julho de 2025

Review: Silos Multi-Generational Time Reflection Device Earthquaker Devices

00

Acabamento/Construção/Embalagem

A Earthquaker Devices é um dos principais nomes do mercado de pedais mundiais hoje. Suas caixas coloridas e artes diferentes estão presentes em pedalboards mundo afora como exemplo de qualidade visual e sonora. O Silos é mais um dos pedais da empresa com uma identidade visual simples mas que mantém a identidade característica da empresa. O pedal é pintado na cor verde escuro e a arte é um espiral num tom de verde mais claro, o que gera um contraste com um resultado final bem interessante. As inscrições também são nesse tom mais claro de verde, mas possuem um contorno num tom mais escuro o que acaba ajudando a destacar o nome dos controles e torná-los mais visíveis.

O padrão de construção da EQD é bastante sólida e aqui não poderia ser diferente. A placa é muito bem montada e organizada, com bons componentes sendo utilizados. As conexões para entrada e saída de áudio acontrcem na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de aliemntação. O Silos deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v) e consome 75mA. O  pedal ainda possui um jack lateral para utilização de um pedal de expressão, que pode controlar vários parâmetros do pedal.

As embalagens da EQD são todas padronizadas. Possuem uma bonita arte com a logo do fabricante e em uma das laterais, um adesivo com o modelo do pedal. Nas outras laterais, sempre a logo do fabricante se faz presente. Dentro da caixa, o pedal vem muito bem embalado em um saco de pano e acompanham o pedal: Um manual (bem simples e em diversos idiomas – mas sem português) e adesivo.

Timbres

Num mercado repleto de pedais de delay complexos e lotados de recursos a Earthquaker Devices chega com um delay que, na minha modesta opinião, consegue unir simplicidade de operação e recursos úteis e musicais num pedal compacto, o que não é das funções mais simples de se concretizar. As opções oferecidas aqui são bem úteis e funcionarão para diversos contextos musicais. O Silos conta com seis espaços para salvamento de presets, tap tempo, um segundo inteiro de delay e três vozes — duas das quais são inspiradas em sons de bucket-brigade e tape-delay. Dá pra ver que ele pode oferecer sons distintos o que o torna uma ótima ferramenta para um pedalboard que opere com apenas um pedal de delay.

Os três modos de delay oferecidos pelo Silos são bem populares e conhecidos pela maioria dos guitarristas. As três “vozes” de delay oferecidas pelo pedal se comportam de maneira diferente, o que abre as portas para diferentes abordagens com o pedal. No modo Digital, o pedal oferece repetições cristalinas, com fidelidade e brilho bem características desse tipo de delay. Nesse modo as repetições não vão “auto-oscilar”, mas dá pra criar uns micro-loops bem interessantes e sair tocando por cima. O modo Analógico é um pouco mais fechado e escuro (como era de se esperar) e captura muito bem a essência de como soa um delay equipado com bucket brigades , com aquela degradação bem característica nas repetições.

O modo Tape não oferece nenhum controle para ajuste de parâmetros como em outros pedais com uma proposta de simular esse tipo de delay. Parâmetros para ajustar a saturação ou modulação da sonoridade da fita, por exemplo. Isso certamente faz parte da idéia de manter o pedal compacto e simples de usar. Alguns podem sentir falta desses controles mas para mim o pedal soou muito bem com esses ajustes já “pré-definidos” pelo fabricante. Nesse modo as repetições possuem uma leve saturação e não são moduladas (Talvez um pouco de modulação nas repetições nesse modo o tornaria ainda mais legal?). Uma entrada mais alta significa saturação mais evidente nas repetições, então esse modo vai trabalhar muito bem tanto a dinâmica da sua palhetada como com pedais da saturação.

Eu achei o Silos um ótimo pedal de delay. A sua simplicidade oferece ao músico a possibilidade de se concentrar no que realmente importa e o pedal entrega ótimos sons sem que seja preciso ficar investindo tempo navegando entre menus complexos e dezenas de opções. Está tudo ali numa interface clara e objetiva e ainda oferecendo a possibilidade de salvar alguns presets. O Silos oferece uma ótima (e rara) combinação de praticidade, bons sons e facilidade num pedal compacto. Vale muito a pena conhecer!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da ótima quantidade de recursos ofereceida, o Silos é um pedal simples e de fácil operação. Os controles são bem acessíveis e rapidamente você já será capaz de entender e extrair tudo de melhor que o pedal pode oferecer. Até o sistema para salvamento e armazenamento dos presets é super simples e não vai ser preciso recorrer a um manual escrito pela NASA para que você salve as suas configurações favoritas e saia tocando.

Regulagem Favorita

Time: 12:30h

Mix: 11:30h

Mode: Tape 

Repeats: 10:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *