Review: Silver Centurion Flattley Guitar Pedals

Review: Aurelius Tri-Voice Chorus Earthquaker Devices
26 de dezembro de 2023
Joshua Ambient Echo
3 de janeiro de 2024
Review: Aurelius Tri-Voice Chorus Earthquaker Devices
26 de dezembro de 2023
Joshua Ambient Echo
3 de janeiro de 2024

Review: Silver Centurion Flattley Guitar Pedals

Acabamento/Construção/Embalagem

A Flattley Guitar Pedals é um fabricante inglês com uma linha bem consolidada de pedais e divididas em dois tipos de acabamento e preço. A Platinum Range e a Silver Range. Com essa explicação você já deve ter percebido que o Centurium Overdrive que nos foi enviado pertence a Silver Range e recebe o nome da linha junto ao nome do pedal. Assim sendo, o Silver Centurion possui um acabamento simples, mas bem compentente, com uma pintura muito bem executada com a sua arte conceitual ocupando boa parte do pedal. A cor prata, os knobs pretos em alumínio anonizado em conjunto com a arte e as incrições na cor preta oferecem uma boa visualização dos controles e o topper com a logo do fabricante no footswitch é uma marca registrada em todos os pedais da empresa. Outra idéia diferente que ajuda a trazer uma identidade ao pedal é o led, que é um anel que é colocado ao redor do footswitch.

A construção do pedal é bem sólida. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam localizados na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Silver Centurium deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui opção para alimentação por bateria.

A embalagem do fabrocante é bem simples, numa caixa de papelão pardo com a logo do fabricante estampada na parte superior e o nome do modelo em uma das laterais. Em uma outra você pode utilizar o QR code (que está colado numa etiqueta em uma das laterais) para acessar mais informaçãoes sobre o pedal. Dentro da caixa acompanham o pedal um adesivo, uma palheta (muito legal, por sinal) e um folheto com informações bem básicas de como conectar o pedal.

Timbres

O Silver Centurion é um overdrive transparente na mesma onda do Klon Centaur. Para quem não entende bem essa nomenclatura, isso significa que quando o pedal for acionado o seu instrumento não sofrerá uma mudança drástica em termos de timbre. O que normalmente esse tipo de pedal faz é até realçar as características do instrumento. Nesse pedal isso é conseguido separando o espectro de frequência em várias bandas e tratando cada uma de forma diferente. As frequências graves passam intactas pelo pedal, as frequências agudas são ajustadas pelo controle treble e as frequências médias passam por um circuito de soft clipping para dar-lhes um aumento dependente da amplitude dos harmônicos. O controle de ganho controla o ganho e o volume simultaneamente para variar a sensibilidade e a largura da banda média de frequências.

Apesar do DNA baseado no clássico e hypado Klon, o Silver Centurion soou aos meus ouvidos com uma personalidade própria o suficiente para não ser categorizado como apenas mais um clone. A primeira impressão que ele me passou foi a de ter mais ganho do que outros “Klons” que já pude testar. O controle Treble também tem no seu curso uma alcance menor, mas inteiramente musical e utilizável em todas as suas posições. O pedal também atua como buffer quando em bypass, o que é uma vantagem se você utilizá-lo como o primeiro pedal em uma cadeia de efeitos. Isso oferece mais uma possibilidade de utilização do pedal.

Eu normalmente utilizo esse tipo de pedal de duas maneiras bem distintas. Como booster, para empurrar outro overdrive ou meu amplificador para proporcionar um som mais quente ao meu timbre, ou como overdrive de segundo estágio, com uma quantidade maior de ganho. No caso do Silver Centurion, eu optei pela utilização como booster quase o tempo inteiro. Talvez pela percepção de uma quantidada de ganho maior oferecida pelo pedal , e com isso uma certa “embolada” no timbre em certas situações. Mas como booster ele brilhou, trabalhando bem com diferentes tipos de drive e empurrando muito bem meu amplificador.

Não é a toa que esse tipo de overdrive “transparente” é tão popular nos dias de hoje. E no caso do Silver Centurion, a possibilidade de utilização do pedal de diferentes maneiras ainda ajuda o pedal a se tornar uma peça importante e versátil dentro do pedalboard. Seja como booster, seja como overdrive ele é capaz de atuar de maneira bem competente, entregando bons sons de drive e ainda atua como buffer quando desligado.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Silver Centurion é um pedal super simples de se usar. Um overdrive com apenas três controles, super tradicional com controles de fácil entendimento. Só é preciso prestar atenção na relação ganho/volume, já que tanto o controle de volume como o de ganho vão atuar diretamente nos dois quesitos.

 

 

 

Regulagem Favorita

Volume: 09:00h

Treble: 02:00h

Gain: 09:00h

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349