Review: Simble Mk2 Overdrive Mad Professor

Now we are Ghosts
21 de outubro de 2025
Portafilter Dual Programmable Overdrive
23 de outubro de 2025
Now we are Ghosts
21 de outubro de 2025
Portafilter Dual Programmable Overdrive
23 de outubro de 2025

Review: Simble Mk2 Overdrive Mad Professor

Acabamento/Construção/Embalagem

A Mad Professor é um fabricante muito estabelecido no mercado e seus pedais são muito reconhecidos mundo afora. O Simble MKII  é pintado na cor vermelha, com knobs pretos e as inscrições numa tonalidade creme, que cria um bom contraste com a cor do pedal e facilita a visualização das inscrições no pedal. De maneira geral é bater o olho no pedal e saber imediatamente que é um pedal fabricado pela empresa filandesa. É o exemplo perfeito do “simples que funciona muito bem”.

A construção do pedal é bem sólida com uma placa bem montada se utilizando de bons componentes. Vale salientar que os pedais da linha tradicional do fabricante são montados em Taiwan. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam localizadas nas laterais do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação que  fica localizada logo abaixo do jack de entrada, o que particularmente não me agrada. O Simble mkII pode ser alimentado por fonte padrão (centro negativo, 9v) ou bateria. O pedal consome 10mA.

As embalagens da Mad Professor são padronizadas na cor preta e normalmente tem uma foto do pedal na parte de cima da caixa. No caso do Simble mkII a logo do fabricante fica localizado na parte de cima da caixa com o o nome do pedal em uma das laterais da embalagem. Dentro o pedal vem bem protegido por um saco de plástico e também com plástico bolha e acompanha o pedal um manual bem parecido com outros do fabricante. Um manual bem resumido, mas muito bem diagramado e com todas as informações necessárias para a operação do pedal.

Timbres

O Simble mkII foi desenvolvido para oferecer um timbre de saturação orgânico que respeita as características do instrumento, inspirado nos famosos amplificadores Dumble. O circuito original foi remodelado para entregar um som mais aberto, com mais headroom e brilho no contorno. Como eu não tentei a versão anterior fica difícil de comentar as diferenças, mas essa nova versão soou muito bem aos meus ouvidos. É um pedal que pode oferecer timbres de baixo e médio ganho e que tem a capacidade de se adaptar muito bem a diferentes instrumentos e amplificadores.

O Simble mkII entrega um timbre bem aberto que se sobressai no primeiro acorde e que casou muito bem em diferentes instrumentos, mas especialmente em guitarras equipadas com humbuckers. O pedal oferece condições de ser utilizado de diferentes maneiras no seu pedalboard e em todas elas entregam bons resultados. Você pode utilizá-lo como booster, como um crunch emulando aquele “edge of breakup” de amplificadores valvulados ou como um overdrive mais tradicional. Outra coisa que me chamou a atenção foi a dinâmica e a sensibilidade ao ataque da palheta que o pedal oferece. Você tem um ótimo controle sobre as sonoridades do pedal na palma da sua mão, o que é bem interessante.

Outro detalhe que me chamou atenção no Simble MkII foi o controle Accent. Ele é responsável pela amplitude tonal da distorção e do ataque da palhetada. No sentido horário você vai aumentando a presença eo brilho no som distorcido. O controle Contour é responsável pela tonalidade na saída do pedal. Esses dois controles ajudam muito o pedal a se ajustar a diferentes guitarras e amplificadores. Combinando esses dois controles você pode conseguir sonoridades bem abertas e com bastante brilho ou deixar o timbre mais velado para utilização em guitarras com single-coils.  O controle Sensitivity é responsável por controlar o ganho e compresão do pedal. A minha maneira favorita de utilizar o Simble mkII foi como overdrive de baixo ganho. Ele acrescenta frequências e compressão muito bem vindas ao instrumento além de trabalhar bem com outros pedais caso fosse a minha intenção fazê-lo.

Dentre o mar de opções de overdrives disponíveis no mercado hoje, o Simble mkII se destaca com uma proposta sonora conhecida e recursos simples, mas interessantes e musicais. Existem vários overdrives disponíveis com a proposta de entregar um timbre tipo “D” e como a maioria de nós normais nunca vai ter a possibilidade de chegar próximo de um amplificador desses, esse tipo de pedal ajuda com alguma referência sonora e sendo uma opção diferente de TS’s, Bluesbreakers e Klons. Se você está a procura de um bom overdrive de baixo/médio ganho e que tenha uma sonoridade um pouco diferente das opções mais utilizadas por aí, esse pedal da Mad Professor é uma belíssima opção.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Simble mkII é um pedal bem simples de operar. Os controles são simples e o único “desafio” é de entender a relação e interação entre os controles Sensitivity e Accent. São controles que vão interferir na tonalidade do pedal e na interação com sua guitarra e amplificador. São controles que precisam ser trabalhados e entendidos em conjunto para um melhor resultado final. São ajustes que vão ajudar bastante a adequar a sonoridade do pedal a diferentes necessidades.

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Contour: 11:30h

Sensitivity: 11:00h

Accent: 03:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *