Review: Small Speaker Overdrive Great Eastern FX

Cortado Reverb
11 de maio de 2023
Super AT Mod Overdrive
15 de maio de 2023
Cortado Reverb
11 de maio de 2023
Super AT Mod Overdrive
15 de maio de 2023

Review: Small Speaker Overdrive Great Eastern FX

Acabamento/Construção/Embalagem

O Small Speaker Overdrive foi o primeiro pedal lançado pela Great Eastern FX e já ditou o visual/acabamento que a empresa estabeleceria para a sua linha de pedais ( que até o momento, tem três modelos). O visual dos pedais da empresa é bem minimalista, mas com um resultado final bem sofisticado. O pedal é pintado em preto e possui um face plate de metal colado na parte superior, onde estão contidas todas as informações sobre os controles. As inscrições são pintadas numa tonalidade prata, o que fornece um ótimo contraste e facilita bastante a visualização dos controles do pedal.

A construção do pedal é impecável, com uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam localizados na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. Esse pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria.

A embalagem utilizada é bem simples, uma caixa branca de papelão carimbada com a logo do fabricante na parte superior e adesivada em uma das laterais com a identificação do modelo do pedal. Dentro, o pedal vem muito bem embrulhado em plástico bolha e acompanha um manual, simples, mas com todas as informações necessárias para a utilização do pedal e algumas regulagens sugeridas pelo fabricante para início de experimentação com o pedal. UM aviso que me chamou a atenção no manual foi o de não colocar buffers ou pedais ativos antes do Small Speaker. É pra esse tipo de informação é que a presença de um manual é tão importante em um produto.

Timbres

A proposta sonora do Small Speaker Overdrive é oferecer, num pedal, a sonoridade icônica de pequenos amplificadores valvulados utilizados em grandes álbuns da história do rock. Segundo o fabricante ele não é um “amp in a box” de nenhum modelo específico, mas busca recriar aquela sonoridade de “edge of breakup” (ou aquele ponto em que um amp valvulado começa a saturar), de um amp tentando recriar as frequências e a sensação de um simples circuito de amplificador Class-A, oferecendo uma interessante dinâmica sobre a saturação com a sua pegada ou com o controle de volume da guitarra.

Pela descrição do pedal você já consegue imaginar que o Small Speaker é um overdrive de baixo/médio ganho. Mas não imagine que por ter a proposta de som baseada num amp de pequeno porte vá fazer com que esse pedal soe magro ou pequeno. Aqui você vai encontrar um pedal pronto para diversas vertentes de rock e blues e que vai combinar muito bem com diferentes guitarras e amplificadores. Ele proporciona uma versatilidade bem interessante, mesmo apenas possuindo quatro controles. A minha utilização preferida com ele foi para simular um amplificador levemente saturado, seja num amplificador valvulado totalmente clean ou em um simulador de amps. Ele entregou com muita competência uma compressão e uma sujeira bem características, entregando bastante personalidade ao meu som.  E convenhamos, ter um overdrive que soe diferente do convencional no pedalboard hoje em dia é uma opção muito interessante e intrigante.

Os controles de equalização no pedal são úteis em todo curso, oferecendo um timbre muito redondo e equilibrado. Mesmo com os agudos no máximo, por exemplo, o pedal continua soando muito útil e musical. Outra característica muito interessante do Small Speaker é o fato dele limpar muito bem com o volume da guitarra. Então rapidamente você pode passar de um overdrive nervoso para um som completamente limpo ou para uma leve saturação. Por essa característica eu fui capaz de utilizá-lo como único pedal de overdrive no pedalboard e mesmo assim ter um nível bem interessante de versatilidade.

Eu fiquei muito bem impressionado com o Small Speaker Overdrive. É um overdrive extremamente dinâmico e oferece ao músico a possibilidade de ter esse dinamismo nas mãos, com o ataque da palheta ou reduzindo o volume do instrumento. É um overdrive com um timbre bem característico e com uma personalidade distinta, o que ajuda a diferenciá-lo um pouco no mar de overdrives do mercado. Funcionou muito bem em tudo o que eu testei e em diferentes funções. Se tornou um dos meus overdrives favoritos e merce nota máxima na nossa avaliação!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Small Speaker Overdrive é um pedal super simples de usar que vai se encaixar rapidamente em qualquer setup. Os controles são de fácil utilização e úteis em todo o seu curso, proporcionando um aprendizado e entendimento do pedal super rápidos. É plugar e sair tocando!

 

 

Regulagem Favorita

Gain: 1:00h

Level: 1:00h

High: 2:00h

Low: 12:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *