Hot-Rod Plexi!
13 de novembro de 2013Megatone Overstortion
15 de novembro de 2013Review: Spaceball Classic Phase Shifter da Silverbox Effects
A Silverbox Effects é uma empresa Argentina com diversos pedais em sua linha de fabricação. E hoje vamos falar sobre o Spaceball Classic Phaser Shifter. O pedal possui três controles: Intensity, Speed e uma chave LFO Sweep que pode ser utilizada nas posições Fast e Slow(que é a grande sacada do pedal).
Acabamento/Construção/Embalagem
O pedal não é lá muito vistoso esteticamente falando. A Arte é até bem simples em termos de acabamento/cores, mas em termos de construção o pedal parece um tanque! A caixinha é extremamente robusta!
O Spaceball vem numa caixa de metal bem legal embalado num saquinho de tecido e uma tira de velcro. O que acaba se tornando um diferencial interessante para o fabricante.
Timbres
Normalmente não há de se esperar uma grande gama de opções num pedal de Phaser. Mas a chave “LFO” (Low-frequency oscillation) trás um certo ar de novidade para o Spaceball. A utilização da chave em combinação com os dois knobs proporciona uma gama interessante de variações. Você pode encontrar alguns sons clássicos de Phaser como também um tremolo, combinando o knob speed com a chave LFO na posição “Fast”. Se fossemos comparar com outro phaser, a chave adiciona mais corpo à modulação, deixando o timbre mais gordo.
Mas infelizmente nem tudo são flores. Achei o timbre do pedal um pouco fechado em algumas situações(Será por causa do controle LFO?). Senti falta de um pouco de brilho e/ou agudos, especialmente em situação de banda, tocando com outros músicos e instrumentos. A chave LFO na posição central (nem Fast, nem Slow) deixa o pedal com um som sem expressão/profundidade/vida. Ou seja, a chave passa a ser não um recurso a mais, mas um controle vital para o funcionamento do pedal. Então para um melhor resultado é importante setar a chave em uma das duas posições.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Um pedal com poucos controles não apresenta muitas dificuldades na utilização. O ideal é achar as combinações da chave LFO com os knobs, para conseguir bons resultados. E já que esse controle (LFO) é tão vital para o bom funcionamento do Spaceball, a posição central da chave não precisaria existir, já que não acrescenta nada de interessante. As opções deveriam ser fast ou slow.
1 Comment
O que eu sempre quis num phaser era que ele tivesse dois níveis de oscilação independentes, com rate e depth separados para cada um.
Acho que o Moog faz isso, mas por uns 2.000,00 aí não eras!
Tenho um Uni-Vibe da MFio, esse seria o efeito perfeito pra mim já que ele une um vibrato a uma espécie de phaser, mas infelizmente são os dois na mesma intensidade e velocidade quando selecionados para atuarem juntos.
Grande abraço!