
Cho-Mini
24 de fevereiro de 2025
Canvas Clock
27 de fevereiro de 2025Review: Sungazer Velouria FX

Acabamento/Construção/Embalagem
A Velouria FX vem construindo a algum tempo a sua identidade e seus pedais já são reconhecíveis dentro do mercado nacional. O Sungazer segue o mesmo padrão visual dos outros pedais da empresa, optando polas cores preta e branca na composição da arte do pedal. Arte aliás que combina bem com a proposta sonora do pedal. A arte ocupa quase todo a área do pedal e prejudica um pouco a leitura do nome dos controles, especialmente a distância. Mas de maneira geral, é um trabalho bem legal, que mantém a identidade visual dos pedais da empresa.
A construção do pedal é bem sólida. A placa é bem montada e organizada, utilizando-se de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como também a entrada para fonte de alimentação. O Sungazer deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui opção de alimentação por bateria. Vale salientar que ele é true bypass. Eu não encontrei informações sobre o consumo do pedal, mas imagino que não seja muito alto.
O pedal vem embalado numa caixa de papelão personalizada com a logo do fabricante em uma das laterais e na parte superior a arte de um curcuito. Dentro o pedal vem enrolado em plástico bolha, bem protegido. Acompanham o pedal adesivo, palheta e um QR Code para acessar o manual no site da Velouria. É uma idéia bem legal, mas infelizmente o manual do Sungazer não estava disponível para download. Mas isso é um detalhe de fácil correção, já que o fabircante possui uma linha bem considerável de pedais.
Timbres
O Sungazer é um “Multi-Reverb” que disponibiliza oito modos de reverberação, abrangendo diversas possibilidades desse efeito. Você pode ir rapidamente de reverberações sutis e arejadas a sons atmosféricos expansivos. É um pedal com muitas possibilidades que pode servir para diversas e diferentes situações. Tudo isso com a vantagem (para alguns, para outros pode ser uma desvantagem) de não precisar ficar navegando por menus complexos e bancos de presets para encontrar o seu som. É claro que esses recursos (presets) são úteis em alguns casos, mas a tônica aqui é a simplicidade. E dentro dessa simplicidade na operação, o pedal oferece uma versatilidade bem interessante de sons. Além dos controles de Volume, Mix e Decay, o Sungazer possui os controles X e Y, que são vitais na operação do pedal e mudam de função de acordo com o modo selecionado.
Para quem procura reverbs mais “curtos” e sutis, o Sungazer oferece as opções de Hall, Room e Chamber, que variam em termos de “tamanho” e profundidade, oferecendo cada um a sua característica própria. O Hall adiciona uma espacialidade bem interessante ao som. Já o Room emula uma sala com um tratamento de som, e pra mim foi o melhor modo para reverbs mais curtos, quando precisei de apenas uma pequena ambiência. O Chamber simula uma câmara e fica entre o Hall e o Room em termos de espacialidade e entrega uma profundidade bem interessante e musical. O outro reverb curto oferecido pelo pedal está no modo Blackface, onde além de um spring reverb e ele oferece um tremolo, que pra mim que são dois dos melhores efeitos para se combinar. Nesse modo você pode tanto combinar os dois efeitos como trabalhar com apenas um dos dois.
Já para efeitos e reverberações mais longas o Sungazer disponibiliza os modos Shimmer, onde o músico pode optar escolher o intervalo do pitch de uma oitava abaixo até uma oitava acima, através do controle X. Eu preferi a utilização do efeito com a oitava acima por muito. Aqui você também encontra o Modulated, um reverb com chorus na cauda que tem sido muito popular nos dias de hoje. É um efeito bem legal para quem quer acrescentar um pouco de movimento ao som, além da ambiência. O modo Plate emula a sonoridade de uma placa de metal enorme utilizada em estúdios para efeitos de reverberação. Você pode imaginar que é um tipo de reverb com mais brilho que os demais modos, mas que tambem pode ser controlado pelo controle X (que trabalha como um filtro). Por último temos o Cavern, que entrega um reverb com uma profundidade muito musical e interessante. Ótimo para swells e ambiências.
Se você gosta de reverb e gosta de explorar diferentes possibilidades do efeito, o Sungazer é o pedal ideal para você. São muitas possibilidades e tudo de maneira muito rápida e acessível. Eu acredito que esse é o grande mérito do pedal! Oferecer bons sons de maneira simples. Você pode navegar entre diferentes tipos de reverb, para diferentes porpostas e sem ocupar muito espaço no seu pedalboard. Se você precisar ficar mudando de tipos de reverb corriqueiramente, taçvez não funcione para você. Mas se você só quer explorar sonoridades diferentes de reverb, ou ainda se quer conhecer diferentes possibilidades do efeito que você ainda não explorou, recomendo demais que você conheça o Sungazer!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O grande desafio do Sungazer é memorizar a atuação dos controles X e Y para cada modo de reverb. Em alguns modos a atuação é a mesma, então facilita um pouco o trabalho, mas é bom explorar bem os controles para perceber como eles atuam no reverb. Como eru mencionei anteriormente, a simplicidade na operação é um grande mérito do pedal. Entãorapidamente você vai ser capaz de explorar diferentes sonoridades do efeito e embarcar em viagens tridimensionais.
Regulagem Favorita
Decay: 03:00h
Mix: 11:30h
Y: 12:00h
X: 12:00h
Level: 02:00h
Modo: Cavern