Buddy Guy
31 de março de 2022Commodore Overdrive
4 de abril de 2022Review: Tarpit Fuzz Greer Amps
Acabamento/Construção/Embalagem
O Tarpit pra mim é o pedal mais bonito da Greer Amps. O acabamento em azul com a pintura martelada e as inscrições em branco formaram um visual matador. Os knobs grandes, em vinho localizados no lado esquerdo também contribuem muito para o ótimo resultado final, deixando espaço para a arte, que é simples mas está muito bem inserida no conjunto. O resultado final é simples mas muito legal e diferente.
A montagem e construção do pedal é impecável. A placa é muito bem montada, com bons componentes e sem sobras de fios ou soldas. Dá gosto de ver. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Tarpit pode ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) ou bateria.
O pedal vem embalado numa caixa simples, de papelão pardo que é adesivada com a logo do fabricante em apenas uma das laterais. Dentro, acompanha o pedal uma palheta bem legal da Gravity Picks com a logo do fabricante. Senti falta de uma manual falando sobre o pedal e seus timbres e outros pedais da Greer já vieram com adesivos. Não foi o cado desse em específico.
Timbres
O Tarpit Fuzz é um pedal baseado nas clássicas sonoridades do vintage Big Muff Pi (não é baseado na versão com 4 transistores), com alguns troques do fabricante. São timbres incônicos e que podem ser reconhecidos por qualquer amante das seis cordas. A missão do pedal é entregar um timbre fiel, que ofereça um pouco mais de versatilidade que o original e posso dizer que foi bem sucedida. Ele possui uma interação entre os controles bem interessante que cria alguns cenários sonoros bem úteis. Um exemplo disso é o controle de sustain, que na teoria seria responsável pelo ganho do pedal, mas que também influencia no tone.
Com pouco ganho, o Tarpit vai entregar um timbre mais fechado e escuro, quase gated. Ao abrir o controle sustain, além de aumentar o ganho e tornar os harmônicos mais proeminentes, o timbre fica mais brilhante. Obviamente isso pode ser mitigado ou reforçado com o controle de tone, mas mostra um pouco a interação entre os controles do pedal. O timbre gordo que é característica dos Muffs está aqui, mas achei que os agudos são mais doces do que em outros muffs que já testei. Outra diferença do Tarpit em relação a outros muffs que já testei é a presença de médios um pouco mais presentes, o que é sempre útil.
O controle de tone tem um alcance bem interessante e também achei ele um pouco mais versátil quando comparado a versões mais tradicionais do Muff. Além dos médio-agudos mais destacados, a minha impressão foi de que os graves são um pouco mais redondos, não embolando tanto como em outros modelos na hora de reduzir o controle tone para sonoridades mais fechadas. O Tarpit é ideal para quem gosta de timbres sujos e pesados. Quem curte bandas como Black Keys, Dinossaur Jr e Black Mountain vai gostar bastante desse pedal. Dá para conseguir umas texturas interessantes de fuzz reduzindo o volume da guitarra levando o pedal a outro território.
Quem gosta dos timbres de Big Muff certamente vai gostar muito do Tarpit. É um pedal muito competente, com ótimos timbres e com uma versatilidade interessante por ser um pedal de apenas três controles. Não é um pedal que pretende trazer nenhuma novidade, mas as pequenas diferenças tonais que ele oferece são bem divertidas e musicais. É um fuzz com bastante personalidade e timbres icônicos que são identificados no primeiro acorde. É um ótimo pedal para timbres mais pesados e com os diferenciais desse modelo, vão facilitar a vida de quem gostam desse tipo de timbre. Pedal bem divertido!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Se você já conhece as sonoridades de um bom Muff e já sabe o que esperar dele, vai tirar a operação do Tarpit de letra! Apesar das diferenças que eu citei anteriormente, é um pedal simples de se usar e de rapidamente encontrar ótimos sons com essas características. Se você não está familiarizado com o tipo de timbre produzido pelos muffs, vai ser preciso paciência para experimentar, especialmente ao vivo, a melhor forma de utilizar e regular esse pedal, para encaixar dentro da proposta da sua banda.
Regulagem Favorita
Volume: 2:00h
Tone: 1:00h
Sustain: 2:00h