Funkzilla!
5 de maio de 2014Space Pilgrim!
14 de maio de 2014Review: The Delilah MBS Efectos
Acabamento/Construção/Embalagem
Os pedais são bem acondicionados em caixas com a logo da empresa e as caixas metálicas são de fabricação da própria MBS. O pedal é muito bonito, com um acabamento prata e alguns desenhos, tudo muito bem acabado e sem falhas.
Acompanham o pedal adesivo com a logo da empresa e Palheta. Já falei sobre a palheta no review do British Drive e não vou abordar esse tema novamente. Ainda acho importante a presença de um manual acompanhando o pedal. A Empresa disponibiliza o manual no site, mas não acho que custaria tanto assim e facilitaria o processo de aprendizado do pedal, por mais simples que ele seja.
O pedal possui três controles externos: Time, Level e Regen. E um trimpot interno para controlar o volume de saída.
Timbres
O The Delilah é um delay digital, com alcance máximo nas repetições de 600ms. Apesar de se tratar de um delay digital, oferece um timbre bem interessante, emulando bem a degradação das repetições e timbre dos delays analógicos. Nas repetições não há uma intenção de deixar o timbre tão fechado como nos analógicos, o que em certo ponto ajuda as repetições a não embolarem e sumirem na mix. Há quem prefira os analógicos com essas características mais acentuadas, mas aí é uma questão de gosto.
Testamos também o delay com pedais de saturação como Overdrives, Distortions e Fuzzes. O Pedal se comportou muito bem e a característica de repetições não tão fechadas ajudou na utilização com pedais de saturação.
O tempo de 600ms nas repetições é suficiente para gerar boas e longas repetições. Dá pra brincar bastante.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Como citamos anteriormente, são três controles: Time (tempo das repetições), Level(volume das repetições) e Regen(quantidade das repetições) que interagem muito bem entre si e são bastante intuitivos. O The Delilah é praticamente “plug and play”, oferecendo bons timbres em todas as possibilidades de ajustes e combinações que testamos. A sonoridade com ajustes para slapback é particularmente divertida.
Não senti necessidade alguma de ajustar o trimpot interno(que controla o volume de saída do efeito) o que é bom, já que ter que ficar ajustando trimpot não é das tarefas mais aprazíveis…
Em tempos de Delays com inúmeras funções, presets e controles, é bom pegar um pedal com apenas três controles e extrair ótimas sonoridades deles.