Review: TremDriver Preamp/Harmonic Tremolo

Aurras Optical Vibraphase
12 de março de 2024
Ego 76 Compressor
15 de março de 2024
Aurras Optical Vibraphase
12 de março de 2024
Ego 76 Compressor
15 de março de 2024

Review: TremDriver Preamp/Harmonic Tremolo

Acabamento/Construção/Embalagem

A Kittycaster FX é uma empresa relativamente nova no mercado, mas com uma equipe pra lá de experiente e competente, já chegou mostrando que não está para brincadeira! Começando pela caixa customizada e uma arte psicodélica que tem tudo a ver com a proposta da empresa. O TremDriver possui as cores preto e laranja combinaram muito bem com a cor (alumínio) da caixa. A decisão de deixar o nome dos controles fora da arte principal foi um acerto, na minha opinião, e a escolha de knobs diferentes também foi um acerto que ajuda a complementar o ótimo visual do pedal.

A construção do pedal é bastante sólida com uma placa muito bem montada e organizada. Os jacks par aentrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada pra fonte de alimentação. O TremDriver deve ser alimentado apenas com 9V, se utilizando fonte padrão (centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. O pedal tem um tamanho um pouco maior que o “normal” o que é bom, já que ele possui dois footswitches, com um bom espaçamento entre eles. A caixa inclinada num estilo que lembra os antigos Tone Benders também é um destaque.

No quesito embalagem/apresentação do produto a Kittycaster FX arrebenta. Eles tem, na minha opinião, a melhor entrega do mercado na atualidade. Tudo que acompanha o pedal é muito bem pensado e casa muito bem com o conceito da marca. Desde o manual (muito bem escrito e ilustrado) até o pano que envolve o pedal (Nas cores e com a logo da empresa) tudo é de muita qualidade. Além disso, dentro da ciaxa acompanham adesivos,  e um porta palhetas (contendo quatro palhetas) em formato de chaveiro com a logo da empresa. Muito acima da média!

Timbres

Logo que eu soube do lançamento do TremDriver e vi sobre o que se tratava o pedal eu me interessei instantâneamente. Colocar um harmonic tremolo junto com um preamp na onda do EP-3 me pareceu uma ótima idéia e ainda mais com a possibilidade de utilizar os efeitos de maneira independente. Isso torna o pedal extremamente versátil, que pode ser utilizado de diferentes maneiras e até em diferentes posições dentro do pedalboard. Ele pode ser utilizado como booster limpo, como tremolo harmônico ou até para empurrar o seu amplificador valvulado com um leve crunch.

Apesar de poder ser utilizado em diferentes posições dentro do pedalboard, o TremDriver foi desenhado para trabalhar no final na sua cadeia de sinal (ou antes de reverbs e delays). E é impressionante como nessa posição ele possui a capacidade de fazer tudo soar maior e melhor. Ao acionar o pedal a mudança é perceptível e se você estiver com singles vai ouvir sua guitarra de uma maneira muito legal com um timbre bem mais encorpado (sem soar embolado). O lado “preamp” dele combina 3 Jfets sendo alimentados (internamente) em 24v. Pra você ter uma idéia, o famoso pré do Echoplex EP-3 apresentava apenas um estágio JFET de pré-amplificador (e aqui são três!). O sinal da sua guitarra atinge o primeiro estágio único e, em seguida, o controle Drive divide o sinal em dois estágios de pré-amplificador JFET paralelos que são expressos em agudos e graves. Ao acionar o pedal este preamp já começa a trabalhar e você só acionará o Harmonic Tremolo ao pressionar o footswitch LFO. Ao carregar nos controles de Output e Drive, você ainda vai arrancar do pedal uma sonoridade crunch, ótima para empurrar um amp valvulado ou oferecer uma sonoridade mais “quente” ao timbre final.

É importante ressaltar que o Tremolo só funciona se o preamp estiver ativo, o que não é de todo mal, já que um pouco de volume a mais sempre é necessário quando se utiliza esse tipo de efeito. Outro detalhe a se destacar é que o circuito de LFO no TremDriver foi derivado do encontrado no Univibe. Então em configurações mais baixas nesse controle (LFO) ele vai soar mais evidente e redondo. Ao girar o controle para a direita ele vai alterar a forma de onda e vai assumindo características de um tremolo de amplitude, mudando um pouco a sonoridade do efeito. Ele soou muito bem tanto em configurações mais lentas de tremolo como em ajustes com controle de velocidade mais rápido, trabalhando de maneira mais percurssiva. Eu utilizei o tremolo em diversas situações e sem moderação (como tem que ser) e gostei muito dos resultados. A escolha do fabricante por um knob maior no controle de velocidade oferece a possibilidade de um ajuste rtápido com os pés, o que também foi bem útil. Para ficar perfeito eu só adicionaria uns “2 reais” de modulação ao tremolo, para que ele ficasse ainda mais “Harmonic”, mas é um detalhe que não desabona em nada o pedal.

O TremDriver já valeria a pena se oferecesse apenas uma das opções que o pedal oferece (Preamp e Harmonic Tremolo) e com a combinação dos dois efeitos é um pedal imbatível. Ele soou bem em absolutamente todas as configurações que eu testei e tem o potencial de se tornar uma peça chgave dentro de um pedalboard. O Preamp tem a capacidade de tornar o timbre muito melhor e o Harmonic Tremolo oferece aquela sensação de movimento que é muito bem vinda ao timbre. E você ainda pode utilizar os efeitos juntos ou apenas o preamp, sempre com ótimos resultados. O maior problema desse é pedal é você conseguir desligá-lo depois de usar uma vez…

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O TremDriver é um pedal super simples de usar, com os controles sendo de fácil ententimento e operação. É preciso uma boa exploração dos mesmos par adefinir como o pedal vai atuar no seu som: Tremolo harmônico ou de amplitude? Um booster limpo ou um timbre crunch para empurrar o amplificador? Vale a pena explorar cada uma dessas (diferentes) possibilidades par aencontrar o que melhor vai funcionar para o seu som.

 

Regulagem Favorita

Drive: 11:00h

Output: 14:30h

Speed: 14:00h

LFO Bias: 10:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349