Aurras Optical Vibraphase
12 de março de 2024Ego 76 Compressor
15 de março de 2024Review: TremDriver Preamp/Harmonic Tremolo
Acabamento/Construção/Embalagem
A Kittycaster FX é uma empresa relativamente nova no mercado, mas com uma equipe pra lá de experiente e competente, já chegou mostrando que não está para brincadeira! Começando pela caixa customizada e uma arte psicodélica que tem tudo a ver com a proposta da empresa. O TremDriver possui as cores preto e laranja combinaram muito bem com a cor (alumínio) da caixa. A decisão de deixar o nome dos controles fora da arte principal foi um acerto, na minha opinião, e a escolha de knobs diferentes também foi um acerto que ajuda a complementar o ótimo visual do pedal.
A construção do pedal é bastante sólida com uma placa muito bem montada e organizada. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O TremDriver deve ser alimentado apenas com 9V, se utilizando fonte padrão (centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. O pedal tem um tamanho um pouco maior que o “normal” o que é bom, já que ele possui dois footswitches, com um bom espaçamento entre eles. A caixa inclinada num estilo que lembra os antigos Tone Benders também é um destaque.
No quesito embalagem/apresentação do produto a Kittycaster FX arrebenta. Eles tem, na minha opinião, a melhor entrega do mercado na atualidade. Tudo que acompanha o pedal é muito bem pensado e casa muito bem com o conceito da marca. Desde o manual (muito bem escrito e ilustrado) até o pano que envolve o pedal (Nas cores e com a logo da empresa) tudo é de muita qualidade. Além disso, dentro da caixa acompanham adesivos, e um porta palhetas (contendo quatro palhetas) em formato de chaveiro com a logo da empresa. Muito acima da média!
Timbres
Logo que eu soube do lançamento do TremDriver e vi sobre o que se tratava o pedal eu me interessei instantâneamente. Colocar um harmonic tremolo junto com um preamp na onda do EP-3 me pareceu uma ótima idéia e ainda mais com a possibilidade de utilizar os efeitos de maneira independente. Isso torna o pedal extremamente versátil, podendo ser utilizado de diferentes maneiras e até em diferentes posições dentro do pedalboard. Ele pode ser utilizado como booster limpo, como tremolo harmônico ou até para empurrar o seu amplificador valvulado com um leve crunch.
Apesar de poder ser utilizado em diferentes posições dentro do pedalboard, o TremDriver foi desenhado para trabalhar no final na sua cadeia de sinal (ou antes de reverbs e delays). E é impressionante como nessa posição ele possui a capacidade de fazer tudo soar maior e melhor. Ao acionar o pedal a mudança é perceptível e se você estiver com singles vai ouvir sua guitarra de uma maneira muito legal com um timbre bem mais encorpado (sem soar embolado). O lado “preamp” dele combina 3 Jfets sendo alimentados (internamente) em 24v. Pra você ter uma idéia, o famoso pré do Echoplex EP-3 apresentava apenas um estágio JFET de pré-amplificador (e aqui são três!). O sinal da sua guitarra atinge o primeiro estágio único e, em seguida, o controle Drive divide o sinal em dois estágios de pré-amplificador JFET paralelos que são expressos em agudos e graves. Ao acionar o pedal este preamp já começa a trabalhar e você só acionará o Harmonic Tremolo ao pressionar o footswitch LFO. Ao carregar nos controles de Output e Drive, você ainda vai arrancar do pedal uma sonoridade crunch, ótima para empurrar um amp valvulado ou oferecer uma sonoridade mais “quente” ao timbre final.
É importante ressaltar que o Tremolo só funciona se o preamp estiver ativo, o que não é de todo mal, já que um pouco de volume a mais sempre é necessário quando se utiliza esse tipo de efeito. Outro detalhe a se destacar é que o circuito de LFO no TremDriver foi derivado do encontrado no Univibe. Então em configurações mais baixas nesse controle (LFO) ele vai soar mais evidente e redondo. Ao girar o controle para a direita ele vai alterar a forma de onda e vai assumindo características de um tremolo de amplitude, mudando um pouco a sonoridade do efeito. Ele soou muito bem tanto em configurações mais lentas de tremolo como em ajustes com controle de velocidade mais rápido, trabalhando de maneira mais percurssiva. Eu utilizei o tremolo em diversas situações e sem moderação (como tem que ser) e gostei muito dos resultados. A escolha do fabricante por um knob maior no controle de velocidade oferece a possibilidade de um ajuste rtápido com os pés, o que também foi bem útil. Para ficar perfeito eu só adicionaria uns “2 reais” de modulação ao tremolo, para que ele ficasse ainda mais “Harmonic”, mas é um detalhe que não desabona em nada o pedal.
O TremDriver já valeria a pena se oferecesse apenas uma das opções que o pedal oferece (Preamp e Harmonic Tremolo) e com a combinação dos dois efeitos é um pedal imbatível. Ele soou bem em absolutamente todas as configurações que eu testei e tem o potencial de se tornar uma peça chgave dentro de um pedalboard. O Preamp tem a capacidade de tornar o timbre muito melhor e o Harmonic Tremolo oferece aquela sensação de movimento que é muito bem vinda ao timbre. E você ainda pode utilizar os efeitos juntos ou apenas o preamp, sempre com ótimos resultados. O maior problema desse é pedal é você conseguir desligá-lo depois de usar uma vez…
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O TremDriver é um pedal super simples de usar, com os controles sendo de fácil ententimento e operação. É preciso uma boa exploração dos mesmos par adefinir como o pedal vai atuar no seu som: Tremolo harmônico ou de amplitude? Um booster limpo ou um timbre crunch para empurrar o amplificador? Vale a pena explorar cada uma dessas (diferentes) possibilidades par aencontrar o que melhor vai funcionar para o seu som.
Regulagem Favorita
Drive: 11:00h
Output: 14:30h
Speed: 14:00h
LFO Bias: 10:00h