Review: Tremmens Utopia FX

Power 50 Overdrive
20 de dezembro de 2021
Disruption
22 de dezembro de 2021
Power 50 Overdrive
20 de dezembro de 2021
Disruption
22 de dezembro de 2021

Review: Tremmens Utopia FX

Acabamento/Construção/Embalagem

A Utopia FX surgiu em 2021 e mesmo sem ter tido contato com os pedais da empresa no início, sempre me chamou a atenção a maneira de como ele se posicionou no mercado, de maneira consciente e madura, com uma proposta visual e sonora já estabelecida. O Tremmens é uma amostra desse conceito já maduro. Mesmo sendo o pedal que se diferenciou dos três primeiros modelos disponibilizados, mostra toda o cuidado do fabricante com o visual dos seus pedais. O pedal é pintado num roxo sparkle bem diferente, com uma arte psicodélica e chamativa. A escolha dos knobs complementa muito bem o conjunto e a opção pelo knob vermelho em um dos controles conferiu um charme a mais ao pedal.

A construção mantém o alto padrão de qualidade. A placa é muito bem montada e organizada, sem excessos de qualquer tipo, e se utilizando de bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fone de alimentação. O pedal deve ser alimentado com fonte padrão(9v, centro negativo) , não possuindo a opção de alimentação por bateria.

A Embalagem é mais uma prova de como a Utopia já veio com um conceito de produto muito bem planejado. A caixa é personalizada para todos os produtos da empresa, tendo o verde como característica (assim como nos primeiros pedais da empresa). Dentro da caixa o pedal vem muito bem embalado acompanhado de um manual muito bem escrito e ilustrado, com todas as informações necessárias para a operação do pedal, alem de uma palheta personalizada com a logo da empresa e um lindo chaveiro com a arte de um dos pedais. Excelente!

Timbres

Eu acompanhei com muita expectativa a chegada do Trëmmens, pois além do mercado nacional ainda não ter tantas opções relacionadas ao efeito, se tratava de um Harmonic Tremolo, o que tornava o pedal ainda mais exclusivo. Eu sou muito fã do efeito, pela sensação de movimento que ele oferece ao timbre, e com um tremolo harmônico essa sensação ganha um sabor ainda mais especial.

Caso você não saiba qual a diferença entre um tremolo tradicional e um harmônico, eu explico: Enquanto um tremolo tradicional trabalha o volume do sinal da guitarra. Já o Harmonic Tremolo trabalha dividindo o sinal em duas frequências, modula essas partes e depois as une de novo, gerando uma modulação diferente, com uma característica única.  Com o Trëmmens você pode trabalhar das duas maneiras, tanto de forma mais tradicional como com a sonoridade de harmonic, e vai encontrar ótimos resultados em ambas! Eu fui capaz de utilizar em diferentes situações, com guitarras diferentes e ele soou muito bem com tudo. Experimente combiná-lo com um spring reverb e um drive de baixo ganho e eu desafio você a querer desligar o pedal.

Os controles Shape e Crossover são essenciais na operação do pedal. É onde você vai conseguir definir a característica do tremolo, explorando as sutilezas do efeito.  Com o knob shape você é capaz de definir a profundidade do efeito, que vai oferecer uma sensação de movimento ao seu timbre ainda maior que num tremolo tradicional. O Trëmmens vai oferecer uma sonoridade quente, que vai funcionar bem tanto para aplicações mais rítmicas com uma velocidade mais alta, como trabalhando o efeito mais lento realmente como uma modulação. Dá para utilizá-lo até como booster!

O Trëmmens é um pedal divertidíssimo, repleto de nuances e possibilidades. Se você não gosta de tremolo esse é o pedal que vai fazer você mudar de idéia. E se você gosta, se prepare para não conseguir parar de tocar com ele. Um dos ótimos lançamentos de 2021 que eu não poderia recomendar mais!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Trëmmens é o típico pedal que vale a pena ser muito explorado, pois cada mexida em um knob (especialmente nos controles Shape e Crossover) vão proporcionar mudanças sutis mas bem interessantes no resultado final do seu timbre. É um pedal que parece simples de se usar mas com nuances interessantíssimas que os mais apressados podem deixar passar. Então invista um tempo para entender o que cada controle faz e as interações.

Regulagem Favorita

Rate: 10:30h

Shape: 11:00h

Volume: 1:00h

Crossover: 11:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349