Forgert me Not
17 de junho de 2024Unobtanium Raw
20 de junho de 2024Review: Ushuaia Drive Cachalote Audio
Acabamento/Construção/Embalagem
Parece que após o 127 a Cachalote Audio tomou gosto por acabamentos diferentes do padrão que havia estabelecido e o Ushuaia também chega com um visual diferente de outros pedais da empresa. O visual do pedal é bem legal, com uma cor prateada no faceplate e as inscrições em preto, o que facilita a leitura dos (poucos) controles, e as laterais do pedal em um preto meio texturizado. A caixa também possui uma leve inclinação, lembrando o visual de alguns pedais antigos. A escolha de utilizar knobs diferentes para cada um dos controles também oferece um visual bem legal e complementa muito bem o pedal.
A construção do Ushuaia é impecável, como a Cachalote já vem estabelecendo através dos anos. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes na sua construção. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frenre do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Ushuaia deve ser alimentado através de fonte padrão (9v, centro negativo), consumindo cerca de 40mA. Ele pé true-bypass e possui chace de acionamento do tipo soft.
A embalagem dos pedais da Cachalote é bem simples, mas mostra como não é preciso nada de muito sofisticado para fazer algo bacana. É uma caixa de papelão, com a logo do fabricante impressa na parte superior e o nome do fabricante em uma das faces. Dentro, ela vem recheada de coisas interessantes. Duas palhetas, dois adesivos e um poster/manual que é um espetáculo a parte. A Empresa mostra que é possível ter um ótimo pedal e ainda acrescentar na experiência do usuário pensando em todos os detalhes do produto.
Timbres
Como já é de se esperar, a Cachalote entrega um projeto autoral e cheio de personalidade no seu Ushuaia. A idéia era entregar um pedal com um breakup dinâmico e que fosse bem versátil e digo sem medo de errar que eles conseguiram. Você encontrar tantas possibilidades num pedal simples é um mérito raro no mercado nos dias de hoje. A primeira coisa que me chamou a atenção no pedal foi seu voicing bem característico. Não é como se com ele você não pudesse se aproximar da sonoridade de outros pedais, consegue sim. Mas mesmo nesses casos, é possível perceber as características dele todo o tempo. E isso sem interferir no timbre do seu instrumento ou amplificador.
A seção de equalização com apenas dois controles, pra mim, é a alma do Ushuaia. O pedal oferece um knob com a função de corte de agudos e um switch para corte dos graves. A chave de corte de graves atua no segundo estágio de saturação e com o pedal regulado com menos ganho, atenua as frequências médias, o que faz com que o pedal também possa trabalhar como um booster de médios. O filtro de agudos atua entre as frequências de 640Hz à 10KHz, oferecendo um alcance bem interessante indo de sons bem abertos e cristalinos ou fechando o controle para obter sons mais aveludados. São controles que ajudam bastante o pedal a se adequar a diferentes amplificadores e guitarras.
O Ushuaia conta com até 24dB de ganho de entrada, o que faz com que ele possa ir de um overdrive transparente a chegar a flertar com uma sonoridade mais “fuzzy”. Mas o que me fez curtir muito o pedal foi uma certa granulação características de pedais de fuzz, que parece estar presente o tempo todo nos sons do pedal, mesmo com pequenas quantidades de ganho. Isso proporciona ao Ushuaia uma voz diferente de outros overdrives do mercado, o que é ótimo para quem busca novas opções esonoridades para o seu pedalboard. Mas pode ser que essa característica não agrade a todos.
A Cachalote vem se provando ser uma empresa que tem no seu DNA paresentar coisas novas e com opões que ajudam a diferenciar seus produtos de outros tantos que já existem no mercado. Isso é um mérito enorme numa época onde tantos se conformar apenas em clonar curcuitos ou em soar iguais a outros guitarristas. O Ushuaia é um sopro de novidade muito bem vinda e por ser um pedal muito versátil pode exercer diferentes funções dentro de qualquer pedalboard. Se você está em busca de um overdrive que possa soar novo e com personalidade, já sabe onde encontrar.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Os poucos controles do Ushuaia podem esconder a quantidade de possibilidades que ele oferece. Só nos dois controles de equalização você vai encontrar inúmeras possibilidades para adequá-lo da melhor maneira possível ao seu setup. Mesmo assim a operação do pedal é super simples e bons timbres vão sair do pedal com facilidade. O grande desafio vai ser escolher qual deles melhor vai se encaixar no seu som e de que maneira o pedal vai atuar no seu setup.
Regulagem Favorita
Volume: 12:00h
Ganho: 10:00h
Filtro Agudos: 04:00h
Corte Graves: Pra cima