Review: UTTO v.3 Utopia FX

ROY
19 de dezembro de 2024
Versus: SLOW x Cabeça de Bode Collateral FX
23 de dezembro de 2024
ROY
19 de dezembro de 2024
Versus: SLOW x Cabeça de Bode Collateral FX
23 de dezembro de 2024

Review: UTTO v.3 Utopia FX

Acabamento/Construção/Embalagem

A Utopia FX já está consolidada como um dos principais fabricantes do Brasil. E desde o início já se preocupou em dar a sua linha de pedais uma identidade visual muito clara e reconhecíve. O UTTO v.3 segue a linha que vem sendo construída pelo fabricante. Nas cores verde e preto, o pedal possuio a mesma identidade dos primeiros pedais da empresa. A pintura é muito bem feita, com uma arte psicidólica, mas mantendo o cuidado de manter o nome dos controles fáceis de se enxergar, sem descaracterizar a arte do pedal.

A construção tem um ótimo padrão de qualidade, também uma característica mantida pela empresa desde o seu início. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jack spara entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O UTTO deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v) e o consumo máximo do pedal é de 15mA. Esse é o tipo de pedal que, se for bem cuidado, vai durar pra vida toda!

A atual embalagem da Utopia é bem simples, no padrão “caixa branca” com a logo do fabricante gravada na parte superior da embalagem. Dentro da ciaxa, o pedla vem bem embalado em plástico bolha, acompanhado do manual, que é muito bem escrito e esclarece todas as dúvidas que o usuário poderia ter em relação ao pedal e seu funcionamento.

Timbres

Os Octave Fuzzes de maneira geral tendem a ser pedais de sonoridade bem específica, e talvez por isso sejam um pouco subestimados entre alguns guitarristas. Dentro desse contexto o UTTO pode ser uma ótima opção para quem gostaria de ter mais possibilidades com esse efeito. Ele é baseado no (descontinuado e raro) Prescription Electronics COB e pode eferecer sons que transitam do clean boost, overdrive e fuzz clássicos a uma oitava analógica limpa através dos seus controles. Essa versão (v.3) recebeu algumas melhorias como redução do noise floor, aumento no volume de sáida e a adoção de transistores de germânio para uma oitava um pouco mais orgânica e macia

Um dos controles que vão ajudar o pedal a oferecer essa versatilidade é o controle de blend. Ele permite que você decida quanto da oitava analógica deseja misturar ao seu som de guitarra. Isso facilida bastante na hora de combinar o UTTO com outros pedais de saturação. Com o controle blend no mínimo, o pedal vai flertar com um sonoridade de overdrive da década de 70. Nessa configuração ele é excelente para empurrar o seu amplificador ou trabalhar com outros pedais de saturação. Quando você começa a acrescentar o controle blend a oitava vai surgindo e dá pra explorar bastante as possibilidades desse contorle, inclusive com os overtones que vão aparecendo pelo caminho.

O controle octave é responsável pela saturação da oitava e tem um espectro bem interessante de sons, trabalhando bem tanto em baixo ganho como em altas quantidades de saturação (que também ajuda a destacar mais a oitava). Vamos lembrar que se trata de um fuzz, certo? Inclusive se você gosta de uns tiombres mais “fora da caixa”, recomendo utilizar o UTTO com ganho no máximo e se arriscar com uns double stops e ouvor o pedal flertar com uma sonoridade meio ring modulator. Outro recurso bem interessante no pedal é o controle push, responsável por controlar um full range boost capaz tanto de elevar o nível de ganho do Octave Fuzz (ele atua antes do fuzz), como oferece a possibilidade de utilização do UTTO como um booster, para empurrar seu amplificador ou pedal de overdrive (Nesse caso, você precisa optar por deixar o pedal com os controles blend e octave em regulagens bem “baixas”).

O UTTO é um pedal bem divertido. Se você gosta de timbres clássicos, um bom octave fuzz é garantia de uma viagem no tempo. Mas não fique preso apenas ao passado. Com os recursos oferecidos aqui, é possível avançar e explorar novos territórios sonoros com muita facilidade e qualidade. Se você nunca parou para ouvir ou tentar um octave fuzz, o UTTO pode ser a oportunidade perfeita! Acrescentar um octave fuzz ao seu arsenal vai te fazer muito bem!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O UTTO é um pedal simples de operar e facilmente você vai encontrar timbres que irão lhe agradar. Caso opte por utilizá-lo com outros pedais de saturação, experimente os controles de Octave e Blend para encontrar a melhor possibilidade. Outra dica é experimentar o UTTO como booster. Ele vai entregar um resultado bem interessante.

Regulagem Favorita

Blend:  3:00h

Octave: 5:00h

Volume:  12:00h

Push: 9:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *