Review: Jimmy Vibe Aura Amps

Stone Burner Sub Atomic Fuzz
11 de setembro de 2023
Onderwall
13 de setembro de 2023
Stone Burner Sub Atomic Fuzz
11 de setembro de 2023
Onderwall
13 de setembro de 2023

Review: Jimmy Vibe Aura Amps

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é provavelmente o pedal com o visual mais diferente e chamativo da Aura Amps. O Jimmy Vibe é pintado numa cor vibrante que é impossível ignorar e no pedalboard chama muito a atenção. A arte também captura e fortalece o visual psicodélico do pedal, com uma representação do lendário Jimi Hendrix com sua cabeleira indefectível. A pintura oferece um contraste super interessante em cores brilhantes. Mais um pouco seria necessário um óculos escuro pra tocar com o pedal! Eu gostei muito do visual do pedal!

O Jimmy Vibe possui um bom padrão de construção se utilizando de uma placa com boa espessura e organizada, com o fabricante utilizando bons componentes. Os jacks para entrada e saída de ádio ficma nas laterais do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação, que fica localizada logo abaixo do jack de saída de áudio. O pedal ainda possui um terceiro jack que fica localizado do lado direito, para utilização de um pedal de expressão. Para alimentação deve ser utilizada uma fonte padrão (centro negativo, 9v).

As embalagens da Aura sempre são muito legais e até colecionáveis. Um charme a mais no produto! Mas por outro lado, a ausência de um manual, especialmente em pedais menos convencionais é uma coisa que eu não consigo entender. Se não quiser imprimir por razões ecológicos ou financeiras, eu compreendo. Mas poderia ser disponibilizado no site para que o cliente (atual ou potencial) possa entender da melhor maneira possível tudo que o pedal pode fazer por ele.

Timbres

O Uni-Vibe é um efeito semelhante a um chorus (para alguns, mais semelhante a um phaser), mas que tem por características oscilações mais fluidas e ondulantes, obtidas por meio da utilização de uma lâmpada e fotocélulas no seu circuito. Foi uma tentativa de recriar o efeito de um rotary speaker mas que acabou se tornando um efeito único e desejado por muitos. Obviamente essa é uma definição bem simplificada e minimalista, apenas para posicionar os leitores menos experientes com esse tipo de efeito. E a proposta do Jimmy Vibe é justamente entregar esse timbre clássico, imortalizado por grandes guitarristas nas décadas de 60 e 70, mas com recursos atuais e uma mais fácil adequação e versatilidade.

Mas não ache que por ter sido popularizado por grandes músicos de décadas passadas o efeito e o próprio Jimmy Vibe só possam ser utilizados para esse tipo de repertório ou contexto musical. Vale a pena explorá-lo em diferentes situações para que você encontre a melhor maneira de utilização dentro da sua realidade musical. Em termos sonoros você tem duas opções: Vibe ou Chorus, que são acionados pelo footswitch localizado no lado esquerdo do pedal. Aos meus ouvidos o “Chorus” está mais próximo de um vibrato. E ele soa muito legal, acrescentando movimento ao som, de uma maneira mais discreta que outros tipos de efeito.

Na posição vibe o pedal soa muito bem, oferecendo aquele preenchimento e textura bem característicos do efeito. O controle body é responsável pela equalização e vai ser bem útil na hora de ajustar a sonoridade do Jimmy Vibe com outros pedais, especialmente de saturação (como fuzzes, por exemplo). Com o knob deep você é capaz de regular a intensidade do efeito e com o knob blend a quantidade de efeito no sinal. Numa olhada rápida eles podem parecer um pouco redundantes mas na prática eles são bem úteis para ajustes finos e ajudam bastante na adequação do som do pedal ao contexto que você pretende utilizá-lo.

O Jimmy Vibe é um pedal que vai funcionar muito bem tanto para quem esteja procurando sonoridades clássicas de vibe, ou para quem esteja procurando explorar novas possibilidades com o efeito, sem ter tido a experiência ou a referência dos clássicos. Eu particularmente adoro utilizar pedais de vibe com fuzz e fiquei satisfeito com o resultado aqui. Acredito que o pedal poderia ter um pouco mais de volume, mas nada que prejudique o resultado final desse pedal divertido da Aura. Se você está a procura de uma modulação para utilizar de diferentes maneiras, o Jimmy Vibe pode ser o que você procura.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

É preciso investir um tempo para entender bem os controles do Jimmy Vibe. Em alguns momentos eles podem parecer redundantes, e por não provocarem grandes alterações no timbre, podem passar desapercebidos ou não serem explorados com a devida atenção. Mas se você investir um tempo neles, vai perceber as nuances que cada um dos controles pode oferecer e de que maneira esses detalhes vão interferir no resultado final do timbre oferecido. Não é nada muito complexo mas que vai demandar atenção e ouvidos bem abertos!

Regulagem Favorita

Level: 5:00h

Body: 1:00h

Speed: 11:30h

Blend: 12:30h

Deep: 2:00h

Vibe/Chorus: Vibe

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *