5 perguntas para se fazer antes de escolher um Overdrive!

Pedalboards: Purple Cases V45
maio 14, 2015
Nano Pog!
maio 18, 2015

5 perguntas para se fazer antes de escolher um Overdrive!

Overdrives são peças chaves dentro do setup da maioria dos guitarristas. Aliado a isso temos um número cada vez maior de boas opções disponíveis no mercado. Pensando nisso, elaboramos 5 perguntas que devem ser respondidas antes de você escolher o seu overdrive, evitando assim o gasto de uma montanha de dinheiro e reduzindo as chances de escolher de forma errada!

7X7A8125

1. Em qual estilo musical eu vou utilizá-lo?

Essa é uma pergunta bem básica, não? Mas recentemente eu venho notado uma procura, uma busca por pedais super versáteis, que sirvam do “Jazz ao Death Metal”. Não existe nada de errado em se desejar um overdrive com essa característica, mas vamos parar pra pensar. Você realmente precisa de tanta versatilidade? Quantos músicos você conhece que tocam estilos tão díspares com um único setup? Eu particularmente, conheço pouquíssimos. E vamos ser sinceros: Quanto mais abrangente for o pedal em termos de sonoridade, mais genérico ele vai soar. Isso é uma regra absoluta? Claro que não. Mas serve para a maioria dos pedais com essa “proposta” no mercado.

Se você busca versatilidade o mais sábio a fazer seria ter mais de um pedal de saturação no seu setup, de acordo com os timbres que você quer alcançar. A combinação entre eles também pode ser uma nova possibilidade de timbres.

 

2. Você vai utilizá-lo apenas com seu equipamento ou também no de outros locais?

Essa é uma importante questão a ser respondida e que pode ajudar você a direcionar a sua busca. Nem todo mundo tem o privilégio de levar o setup completo para todas as rigs. Nem todo mundo conseguiu comprar o seu amplificador definitivo. E não é todo mundo que tem um bom amplificador a disposição.

7X7A0895Um cenário muito comun aqui no Brasil é a de músicos tocarem com o amplificador “da casa” (seja ela um bar, uma igreja ou um palco). Sendo assim a busca toma alguns aspectos diferentes. É bom pensar na seção de Equalização do pedal que você vai escolher. Um controle Tone basta, ou seria interessante ter as três bandas de equalização no pedal? Um overdrive do tipo transparente seria legal pra tocar em qualquer amplificador? Procure ver o pedal em ação e se possível testá-lo em diferentes situações se essa for a sua rotina musical.

3. Que tipo de circuito/sonoridade mais te interessa?

Aqui a coisa fica um pouco mais complicada. São diversas opções. Tube Screamers, Overdrives baseados em Marshall, Fender, Vox, Mesa Boogie… Tem pra todo gosto! É claro que esta pergunta está inteiramente relacionada a primeira. Não é lá muito comvencional escolher um pedal que tem como proposta soar como um Mesa pra tocar Blues. Aqui o segredo é pesquisar mesmo. Buscar boas referências de usuários, reviews…

Mas lembre-se: Tudo isso deve servir para balizar a SUA opinião. Não vá comprar pedal só porque o fulano da internet ou cicrano da revista disse que é bom. Aprofunde-se!

4. Quanto espaço você tem no Pedalboard?

Aqui vamos para o tamanho dos pedais, que tem encolhido cada vez mais. Você tem espaço para um pedal grande com várias opções ou vai ter que recorrer aos micro pedais? Tem gente que só lembra do IMG_5599espaço depois que comprou o pedal e vê que não vai caber no pedalboard…

Se você está começando a montar o pedalboard, tenha uma idéia de quais pedais você deseja e das dimensões deles para montar o seu setup.

5. Quanto você pode pagar?

Esse é certamente um filtro importante. Não adianta você ficar sonhando com aquele Bogner Ecstasy Red se você vai ter que vender um rim para comprá-lo e não dispõe da grana. Existem boas opções sem que você precise juntar as economias de uma vida para comprá-lo. Na verdade existem opções para todos os bolsos e possibilidades. E boas opções! Então vale a pena pesquisar, já que dinheiro não dá em árvore.

 

E você? Quais perguntas você se faz antes de comprar um overdrive? Deixe nos comentários para continuarmos esse papo!

pee
pee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *