Altitude
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13 de junho de 2024Review: 385 Overdrive MKII Walrus Audio
Acabamento/Construção/Embalagem
A Walrus Audio é um dos principais fabricantes de pedais do mercado mundial e seus pedais são reconhecidos por seus visuais bem característicos. O visual do 385 MKII faz referência ao seu irmão mais novo (mantendo o padrão de cores) mas com uma arte própria. A ilustração do pedal é o próprio pré valvulado do projetor na qual ele é baseado. O esquema de cores é bem funcional, mas a escolha da cor vernelha para ilustrar os controles do Lado B não foi muito feliz, já que não é das tarefas mais fáceis enxergar os controles. Ainda bem que são só dois. Nas outras inscrições do pedal o contraste entre preto e amarelo funciona muito bem.
A construção tem um bom padrão de qualidade, com uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na parte da frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v) consumindo cerca de 100 mA e não possui a opção de alimentação por bateria. Os dois footswitches são do tipo soft (não fazem barulho no acionamento) e true by pass.
A embalagem segue o excelente padrão da Walrus, padronizadas na cor preta com a logo do fabricante em dourado na parte superior. Na lateral da caixa consta um adesivo com a arte do pedal para facilitar a identificação do modelo que está na caixa (Já que as embalagens são iguais para todos os produtos). Dentro da caixa o pedal vem acomodado em um saquinho de pano com a logo do fabricante. Acompanham ainda o pedal: Palheta, adesivo e um manual simples, mas suficientemente informativo sobre o pedal e todos os seus controles e funções. É um manual bem resumido mas que auxilia bastante o músico na hora de aprender como utilizar melhor o seu equipamento.
Timbres
Eu já escrevi sobre o 385 aqui, e eu não mudeI a minha opinião sobre ele depois de todo esse tempo. É um baita overdrive (um dos meus favoritos), com bastante personalidade e agora oferecendo ainda mais opções e mais versatilidade na sua nova versão. O timbre que o caracteriza continua lá (inspirado no preamp do projetor Bell and Howell Filmosound 385) e com essas novas opções se tornou um pedal de drive que pode facilmente atuar, sozinho, nas funções de overdrive de primeiro e segundo estágio.
O 385 MKII oferece uma textura diferente, que vai agradar quem busca novas sonoridades de overdrive e que queira fugir do tradicional. Os controles de equalização funcionam como booster das frequências graves e agudas e vão afetar também a quantidade de saturação final do pedal. E são dois controles que podem mudar as características do drive, deixando a sonoridade mais suja e “fuzzy” se o guitarrista decidir carregar nessas freqências. Eu gosto bastante dessa possibilidade, ainda mais vinda de um pedal de overdrive, mas sei que não é o tipo de som que se espera normalmente vindo de um pedal dessa categoria. Nesse caso, basta atenuar as frequências (e obviamente o ganho) para manter as coisas sob controle, mas sem perdar a personalidade que foi mencionada anteriormente.
Mas outro detalhe nessa nova versão pode te oferecer o melhor dos dois mundos, já que o 385 MKII possui dois canais, com regulagens de volume e ganho independentes. Então você tem a seu dispor quaisquer combinações de ganho e volume para alternar e encontrar o que melhor funciona para você. Quer a mesma quantidade de ganho mais volumes diferentes? Precisa de quantidade de ganho e volumes diferentes? Você pode conseguir apenas pressionando o footswitch para alternância entre os canais A e B. Outra novidade dessa versão é a inclusão de um switch para versão tradicional do 385 e uma versão 385+, com ainda mais ganho. E no modo 385+ a coisa fica extremamente suja e agressiva, abraçando com tudo o território fuzz.
Eu já gostava muito da versão anterior do 385 por ser um overdrive com um voicing próprio, que se distanciava do óbvio. Com o 385 MKII a Walrus não só manteve a identidade sonora do pedal como entregou ainda mais possibilidades, fazendo com que seja possível utilizá-lo como uma solução de saturação completa para um pedalboard. Se você está insatisfeito com seu som de drive e não tem medo de se arriscar em territórios desconhecidos, eu recomento fortemente que você conheça esse pedal. Vai ser uma viagem sem volta.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O 385 MKII é um pedal simples de se operar e entender. São apenas dois controles para cada canal e uma equalização compartilhada com dois controles (Graves e Agudos) para ambos. O ponto de atenção ness epedal é que os controles de equalização servem como boosters de frequências e vão interferir no ganho final do pedal. Em guitarras com humbuckers, por exemplo, é preciso ficar atento aos graves para que eles não embolem. Mas vale muito apena explorar esses controles e encontrar o ponto de excelência para o seu som.
Regulagem Favorita
Vol. A: 11:00h
Gain A: 09:00
Treb: 11:00h
Bass: 10:00h
Vol. B: 11:30h
Gain B: 01:00h
385/385+: 385