CBX Gated Reberb
7 de novembro de 2023Zoar
8 de novembro de 2023Review: Bonsai Overdrive JHS Pedals
Acabamento/Construção/Embalagem
O Bonsai possui um acabamento bem simples e um visual bem minimalista. O pedal, pela sua proposta, só poderia ser verde e possui uma arte no centro do pedal. A arte no pedal e todas as sias incrições são na cor preta, o que oferece um bom contraste, facilitando a visualização dos controles (especialmente o do knob rotatório de 9 posições, que possui muita informação). O acabamento (como já era de se eserar) é de ótima qualidade com tudo muito bem executado. Apesar da simplicidade, tudo é feito com muita competência. O típico caso onde menos é mais.
O padrão de construção do pedal é altíssimo, com uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio (contrariando um pouco o padrão atual do mercado) ficam posicionados nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação fica posicionada na frente do pedal. O Bonsai deve ser aliemntado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. O pedal é true byupass e não possui buffers de entrada ou saída.
A embalagem do pedal é bem simples, no padrão “caixa branca adesivada”. Dentro da caixa o pedal vem protegido por um papel em tiras que o fabricante utiliza em todas as suas embalagens. O manual é bem simples mas oferece toda a explicação necessária para a utilização do pedal. Dentro da caixa do pedal ainda vieram um adesivo, um broche e uma palheta da JHS.
Timbres
O Bonsai foi um pedal que me gerou muitas dúvidas quando do seu lançamento. 9 sonoridades de Tube Screamer em um pedal? Elas são tão diferentes assim? É um pedal que seviria apenas para “TS Maníacos?”. E essas dúvidas permaneceram por um tempo, até que finalmente consegui testá-lo. E já posso dizer que foi um pedal que me surpreendeu pela sua verstatilidade. Os 9 modos são, na sua maioria, diferentes o suficiente para estarem presentes em um único pedal e dá para encontrarmos sonoridades até de alto ganho (o que realmente me surpreendeu).
O Bonsai possui 9 modos: OD-1, TS808, TS9, MSL “Metal Screamer,” TS10, Exar OD-1, TS7 (+), Keeley Mod Plus, e JHS Strong Mod. E cada modo tem a sua característica própria. Os mais parecidos entre si são o TS9 e o TS808 (com o TS9 oferecendo um pouco mais de médios graves ao som). O OD-1 foi o pedal que inspirou o surgimento do TS e assim como no original, o controle de tone é mantido fora do sinal. No modo MSL, por exemplo, o timbre é um pouco mais escuro e encorpado e também possui um pouco a mais de ganho. Remete a muita coisa feita na década de 80. O unico modo no Bonsai que eu consegui comparar lado a lado com outro pedal foi o 808, que testei com o meu Maxon OD808 e eles soaram muito parecidos.
No posição TS10 o Bonsai entrega um timbre um pouco mais nítido e com menos ganho. Na posição XR a sonoridade vai ser um pouco mais “transparente” e com mais ganho que os Screamers clássicos. Nessa posição o pedal faz referência a um pedal polonês, o EXAR OD-1. Na posição TS7 foi onde eu mais fui surpreendido. Aqui o Bonsai entrega quantidades surpreendentes de ganho e volume, flertando muito com um pedal de distorção. Na posição da Keeley Mod a sonoridade é mais próxima aos clássicos, com uma resposta nos graves mais firme e médios e agudos mais doces. E a mod da JHS é provavelmente o timbre mais característico e diferente do pedal. Tem bastante volume e e o som mais “limpo” entre todos os modos.
O Bonsai não oferece 9 pedais em um, mas diferentes variações dentro de um mesmo tema. A princípio isso pode parecer pouco útil, mas quando você explora o pedal com cuidado, os detalhes e as variações que ele oferece são de deixar qualquer guitarrista que gosta de timbres suspirando. Se você não gosta de Tube Screamers, não é esse pedal que vai fazer você gostar. Mas se você já gosta da sonoridade dos verdinhos, esse é um pedal que vai se tornar essencial dentro do seu pedalboard. Pode não parecer, mas o Bonsai é um overdrive muito versátil! É um pedal para quem gosta de explorar os mínimos detalhes sonoros, e nesses detalhes você pode encontrar o que procurava para o seu som.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O Bonsai é um pedal super simples de se utilizar e de se timbrar. Mas como é um pedal cheio de pequenas diferenças entre os modos, vale a pena uma exploração detalhada e cuidadosa para entender o que o pedal pode entregar em termos sonoros em cada posição do switch. Sâo diferentes níveis de volume, quantidade de ganho e ajustes na frequência que podem parecer pequenas a ouvidos mais destreinados, mas que podem fazer uma grande diferença no resultado final. Sem falar que para gravações, ter um pedal como esse é uma mão na roda!
Regulagem Favorita
Volume: 1:00h
Tone: 2:00h
Drive: 10:30h
Mod: XR