
Riemann’s Grave
23 de setembro de 2025
Encounter Ambient Delay+Reverb
25 de setembro de 2025Review: Dad Rat Plus Skullacho Effects

Acabamento/Construção/Embalagem
Esse é o segundo pedal da Skullacho Effects que passa por aqui para análise e a boa impressão deixada pelo Scream Plus se confirma aqui. O bom padrão de acabamento se mantém aqui no DAD Rat Plus, com um pouco mais de cor com a arte de um rato nervoso e psicodélico na cor verde com a ótima sacada de colocar o led no olho do roedor. O pedal é todo pintado em preto com as inscrições na cor branca e um detalhe bem bacana na cor verde nos knobs do pedal.
A construção também possui um bom padrão, com uma placa bem montada e organizada se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação, que fica localizada logo abaixo do jack de entrada de áudio (O que particularmente não me agrada já que pode atrapalhar a utilização do pedal com alguns cabos). O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. Ele possui três knobs e duas chaves.
A Skullacho tem um cuidado muito legal com a embalagem, personalizando a caixa com a logo da empresa. Como já mencionei no review anterior, isso passa uma impressão muito boa. A caixa é toda preta com a logo da empresa em branco na parte superior. Dentro, o pedal vem muibo bem protegido e acompanhado por adesivos da empresa e um cartão de apresentação. Bem legal. O pedal não vem acompanhado de um manual (o que é uma pena), mas em caso de dúvida, o músico pode encontrar todas as informações sobre a operação do pedal no site do fabricante.
Timbres
Como o nome e a arte no pedal já deixam explícitos, o DAD Rat Plus é inspirado no clássico Proco Rat. Uma distorção poderosa que flerta com uma sonoridade mais fuzzy e que marcou gerações de guitarristas e continua sendo idolatrada até hoje. No caso do modelo da Skullacho, você possui uma abrangência sonora muito maior do que a do modelo original. Isso amplia bastante as possibilidades de utilização do pedal em diferentes contextos e repertórios. Você consegue ir de um overdrive até uma distorção poderosa graças aos controles implementados pelo fabricante.
As chaves Gain e Clip são as responsáveis por oferecer essa versatilidade ao DAD Rat Plus. Elas entregam novas opções que não encontramos no RAT mas sem descaracterizá-lo por completo. A chave Gain (localizada no lado esquerdo do pedal) possui dois modos que trabalham diferentes níveis de ganho para o pedal. Quando posicionada para cima ela vai deixar o pedal com timbres que se assemelham ao de um overdrive, com nuances mais suaves. Quando posicionada para baixo, o timbre vai ser mais próximo ao do clássico RAT. A chave Clip (posicionada no lado direito do pedal) é responsável pela alternância entre dois tipos de clipagem. Com a chave posicionada para baixo você vai trabalhar com a clipagem de diodos de silício que criam uma distorção um pouco mais comprimida, ótima para sonoridades mais pesadas e sujas. Com a chave posicionada para cima você vai trabalhar com uma clipagem LED, que oferece uma clipagem menos comprimida, dinâmica e com mais volume, ideal para quem procura uma distorção mais fluida e controlada.
O controle Filter trabalha de uma maneira diferente de outros controles de tonalidade, Quando você gira o controle no sentido horário vai cortar agudos, deixando a sonoridade mais escura e fechada. É um controle que é útil em praticamente todo o seu curso, o que ajuda o pedal a se adequar a diferentes guitarras e amplificadores.Todos esses recursos ajudam muito o DAD RAt Plus a atender diferentes necessidades. Claro que o DNA do clássico está sempre lá, mas as variações oferecidas pelo fabricante oferecem uma versatilidade muito bem vinda a esse tipo de circuito. Utilizá-lo como overdrive me ofereceu uma textura diferente para explorar, com mais sujeira mas sem perder muita definição. As chaves de Clip e Gain também são adições muito bem vindas e acrescentam muito na experiência com o pedal. Com o knob Distortion em ajustes mais arrojados (perto do máximo) você vai encontrar aquela sonoridade mais fuzzy que fez tanta gente se apaixonar por esse circuito.
O DAD Rat Plus possui uma ótima combinação de versatilidade e simplicidade. Se você sempre gostou das qualidades sonoras do RAT vai gostar desse pedal. E se você que está lendo essas mal-traçadas linhas nunca curtiu muito os sons desse clássicom acredito que esse pedal da Skullacho pode ser uma ótima porta de entrada para esse universo sonoro dos roedores. Seja utilizando-como distorção, seja trabalhando como overdrive, o DAD Rat Plus se mostrou muito competente na função de entregar ótimos sons para o que eu precisava.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O Dad Rat Plus é super simples de usar, apesar das suas possibilidades sonoras. É preciso investir um tempo testando as combinações de ganho e clipagem para encontrar a sonoridade que mais se adeque ao seu setup. O controle filter também vai xercer uma importante função nesse ajuste fino final. Nada que alguss momento de teste e rodando alguns botões não resolvam.
Regulagem Favorita
Distortion: 02:00h
Filter: 01:00h
Volume: 02:00h
Gain: Pra cima
Clip: Pra baixo




