
Solid Studio MKII
9 de junho de 2025
Helix Stadium
13 de junho de 2025Review: Scream Plus Skullacho Effects

Acabamento/Construção/Embalagem
A Skullacho Effects já chegou ao mercado mostrando a que veio apresentando vários pedais em sua linha. O Scream Plus é um deles e já trás a “cara” dos pedais da empresa. Essa minha versão possui um acabamento em preto fosco, meio texturizado que é muito legal. A impressão da arte e controle são muito bem feitas e tudo é muito fácil de visualizar no pedal. As inscrições são na sua grande maioria em branco (o que oferece um óbvio e ótimo contraste com a cor do pedal) e alguns detalhes em vermelho. Fiquei com uma boa primeira impressão bem sólida sobre o trabalho da empresa.
A construção também possui um bom padrão, com uma placa bem montada e organizada se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação, que fica localizada logo abaixo do jack de entrada de áudio (O que particularmente não me agrada já que pode atrapalhar a utilização de alguns cabos). O Scream Plus deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria.
Foi muito legal ver que o fabricante já começou a sua linha com um cuidado com a embalagem, personalizando a caixa com a logo da empresa. Isso é um gesto simples mas que passa uma impressão muito boa. A caixa é toda preta com a logo da empresa em branco na parte superior. Dentro, o pedal vem muibo bem protegido e acompanhado por adesivos da empresa e um cartão de apresentação. Bem legal. Como sempre falo, senti falta de um manual. Por mais simples que seja o pedal, nunca se sabe nas mãos de quem vai cair e explicações resumidas num pequeno manual sempre podem ser úteis. Mas em caso de dúvida, o músico pode encontrar todas as informações sobre a operação do pedal no site do fabricante.
Timbres
Como o nome já deixa a entender, o Scream Plus tem a proposta de ser uma evolução do consagrado circuito do TS. E para isso o fabricante adicionou no pedal alguns recursos que são capazes de oferecer mais versatilidade e levar a sonoridade a lugares diferentes quem que um TS “comum” não chegaria. Não é algo que transforme totalmente o pedal. Então ainda é possível identificar o DNA sonoro do clássico nesse pedal mesmo com esses novos recursos. Então se você gosta desse circuito, vai continuar se sentindo em casa. E se não gosta, pode ser que encontre aqui algumas soluções que funcione para você.
Os três knobs do pedal são o padrão que você imagina encontrar em um pedal baseado no TS: volume, ganho e tonalidade. Se você gosta de um overdrive tradicional, vai se sentir em casa. Mas se quer algo que vá mais além as chaves que o pedal possui é que são o “plus” oferecido. A chave da direita oferece duas posições com diferentes opções de clipagem. Com a chave para cima você tem uma clipagem LED com uma sonoridade menos comprimida e com mais volume e dinâmica. Com a chave para baixo o pedal vai trabalhar com uma clipagem de silício oferecendo um timbre mais comprimido (ótimo inclusive para bases mais pesadas) e com menos volume.Com essas duas possibilidades já dá pra brincar bastante e conseguir sons distintos do pedal que funcionaram bem com diferentes guitarras.
O segundo switch é um pouco diferente, pois ele “mata” o controle de ganho do Scream Plus e deixa o pedal com bem mais ganho. É quase como você tivesse acionado um booster para empurrar o pedal. Com a chave posicionada para baixo o pedal está baseado no modo clássico (TS808) e para cima ele aciona esse ganho adicional se proximando mais da sonoridade do TS9. Dependendo da combinação das chaves o pedal pode até flertar com uma sonoridade mais “fuzzy” (especialmente quando combinado com uma guitarra equipada com humbuckers). Ele chega numa quantidade de ganho que um TS normal não chegaria de jeito nenhum. O controle de tonalidade tem uma atuação muito próxima ao do clássico o que vai fazer com que as pessoas que já são habiutuadas com esse tipo de circuito se sintam em território conhecido.
O Scream Plus acerta na mistura entre simplicidade e versatilidade. É um pedal simples, mas com recursos interessantes que vão oferecer opções suficientes ao músico para desempenhar um bom papel em qualquer pedalboard. Pode ser utilizado tanto na função de primeiro estágio como com mais ganho e vai entregar bons sons e resultados em ambas as funções. Se você está a procura de um pedal de overdrive com sonoridade clássica mas que possa também ir um pouco além, o Scream Plus pode ser uma ferramenta bem interessante para se ter no pedalboard. Ótima estréia da Skullacho!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Regulagem Favorita
Drive: 11:00h
Tone: 01:00h
Level: 12:00h
Gain Switch: Para Baixo
Clip Switch: Para Cima






1 Comment
[…] segundo pedal da Skullacho Effects que passa por aqui para análise e a boa impressão deixada pelo Scream Plus se confirma aqui. O bom padrão de acabamento se mantém aqui no DAD Rat Plus, com um pouco mais de […]