
Polaris
10 de março de 2025
Cryptid Fuzz
13 de março de 2025Review: Natural Selection Overdrive Greuter Audio

Acabamento/Construção/Embalagem
A Greuter Audio é um fabricante suíço com uma linha já bem consolidada de pedais. O acabamento dos pedais é simples, mas muito bem executado. O grande destaque do visual dos pedais da empresa é a variação no tamanho dos knobs, com dois de tamanho “normal” e dois knobs gigantes! O Natural Selection segue essa identidade e eu particularmente gosto bastante. A arte é bem simples, utilizando das cores amarela e preta compondo o visual do pedal. As inscrições são de fácil visualização, e utilizam apenas uma letra (grande) para identificação dos controles.
A construção do pedal tem um ótimo padrão, com uma placa muito bem montada e organizando, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. Deve ser utilizada apenas uma fonte padrão (centro negativo, 9v) e o pedal não oferece a opção de alimentação por bateria. Ele também utiliza uma chave true bypass.
A apresentação e embalagem da Greuter é muito interessante e bem acima do padrão do mercado. A caixa é bem grande para o tamanho do pedal com a logo do fabricante na parte superior e o indicativo, mas é por um bom motivo. O pedal vem embalado numa bolsa de pano com a logo do fabricante, adesivos, um cartão de visitas e um manual muito bem ilustrado e escrito, informando todas as características do pedal e funcionamneto dos controles. Ótimo trabalho!
Timbres
O Natural Selection é um pedal de overdrive com som natural e orgânico que retém e até amplifica seu timbre de maneira bem flúida entre a guitarra e o amplificador. É um pedal de overdrive que conta com controles para as três bandas de equalização e a possibilidade de escolha entre duas possibilidades de clipagem. É um pedal que responde muito dinamicamente à palhetada e às configurações de volume da guitarra. É o famoso “overdrive de primeiro estágio transparente” tão em moda nos dias de hoje. Mas é um pedal que pode ir muito além disso.
E o grande diferencial do Natural Selection é a sua seção de equalização com três bandas. Você poder explorar as frequências individualmente abre um leque muito interessante de possibilidades e ajuda o pedla a se enciaxar em quase qualquer contesto musical que seja necessário. Você pode deixar os graves mais “apertados”, destacar os médios, pode enfazitar médio-agudos para fazer o pedal desempenhar um papel parecidso com o de um treble booster… São realmente muitas possibilidades! Isso ajuda bastante o Natural Selection a ser útil com diversas guitarras, já que você pode deixar aquele humbucker um pouco mais fechado com um pouco mais de brilho, ou cortar um pouco dos agudos daquele single para alguma passagem específica. Sem falar que também é ótimo para dar uma arredondada naquele amplificador velho de guerra que de vez em quando está disponível nas GIG’s por aí…
Outro diferencial do pedal são os dois “modos” onde você pode optar pela atuação de diodos de silício ou uma mescla de diodos de silício e germânio. A característica do sinal overdrive com seus ricos harmônicos é resultado de um circuito complexo com transistor Jfet selecionado por meio de um opamp com dois arranjos especiais de diodos. Na posição S, a sonoridade oferecida é mais natural e dinâmica, com uma composição assimétrica dos diodos. É a função que vai ser utilizada se você precisa de um timbre de overdrive mais tradicional. Quando utilizado com a chave posivionada em G, a composição dos diodos de germânio e silício é simétrica e oferece um timbre mais comprimido e com o overdrive assumindo uma característica mais “Fuzzy”. Nessa configuração ele funcionou muito bem com mais ganho, entregando um timbre bem “fora da caixa” para um overdrive. Essas texturas flertando com o fuzz oferecem uma dinâmica bem interessante ao pedal.
Apesar de ser caracterizado com um pedal de “primeiro estágio” o Natural Selection é mais do que capaz de exercer outras funções com excelência em um pedalboard. Você pode explorar as diferentes sonoridades dos diodos do pedal (S ou G) além de poder explorar uma ampla variedade de sons oferecidas pela seção de equalização, que pra mim, é o grande diferencial e destaque desse modelo. Não é o típico “overdrive transparente” tão alardeado pelo público mas se você está a procura de um pedal com personalidade e versatilidade, o Natural Selection é uma ótima opção!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Com controles de fácil entendimento, o Natural Selection não representa uma grande dificuldade na missão de encontrar bons sons. Mas não menospreze as possibilidades do pedal! São muitas opções e regulagens que devem ser exploradas para que você possa encontrar o melhor ajuste para o seu som e suas necessidades. Dá para explorar diferente sons por dias e ir descobrindo o que melhor funciona para o seu setup.
Regulagem Favorita
V: 01:00h
D: 11:00h
T: 01:00h
M: 12:30h
B: 11:30h
Modo: S