Review: Tube Dreamer + Jam Pedals

Primeiras Impressões: Arbuckle Trem Greer Amps
agosto 4, 2015
RotoSPIN!
agosto 10, 2015

Review: Tube Dreamer + Jam Pedals

7X7A1063

 

Acabamento/Construção/Embalagem

De vem em quando caem nas minhas mãos alguns pedais cuja qualidade de construção é de cair o queixo. E aqui estamos diante de mais um! Todos os pedais da JAM Pedals são fabricados na Grécia e são  impecavelmente pintados à mão. Dá gosto de ver um trabalho tão caprichoso e bonito.

A construção interna segue o mesmo padrão do acabamento, com ótimos componentes e uma construção 7X7A8827limpa e organizada. O Tube Dreamer + pode ser alimentado por fonte padrão ou bateria.

A embalagem é bem simples, mas confere ao conjunto um certo aspecto rústico, que combina com a pintura artesanal do pedal, que ainda vem embalado num saco de tecido. Acompanham o pedal uma palheta personalizada do fabricante e o manual com as instruções sobre o funcionamento e características do pedal.

 

 Timbres

O Tube Dreamer + é um overdrive que busca se aproximar da sonoridade e timbres de bons e clássicos amplificadores valvulados. E guardadas as devidas proporções, entrega um ótimo resultado!

A primeira característica que me chamou a atenção nesse pedal foi a definição do overdrive. E quando eu falo definição eu me refiro a clareza com que notas e acordes soam mesmo com quantidades de ganho generosas sendo aplicadas. Outra característica bem útil é a dinâmica oferecida pelo Tube Dreamer +. Reduzindo o ataque da palheta você consegue controlar o ganho, possibilitando uma variação bem interessante de possibilidades.

O Tube Dreamer + possui três controles: Ganho, Volume e Tonalidade. Ainda possui um footswitch extra que o fabricante chama de Hi Gain (que só surte efeito quando o overdrive está ligado, não funcionando de maneira independente), que é o que confere ao modelo uma excelente versatilidade. Você pode sair de um overdrive cremoso para uma distorção “gorda” e repleta de harmônicos com uma única pisada. Ou pode estar tocando um som com aquele timbre “crunch” e partir para um overdrive nervoso Tube Dreamer 2também apenas pisando no footswitch em questão. Tudo vai depender da quantidade de ganho que você estiver utilizando. Um detalhe é que apesar do fabricante denominar o footswitch como HiGain, não espere encontrar esse tipo de sonoridade no pedal.

O controle de tone é bem equilibrado e funcional em todo o seu alcance. Mesmo com o controle bem aberto, os agudos não soam estridentes demais e tem a sua utilidade. A quantidade de ganho é bem legal, sendo um pedal de overdrive bem clássico. O footswitch extra, como mencionado anteriormente, eleva bastante os patamares de ganho.

O pedal foi testado em amplificadores valvulados e solid state e com algumas guitarras com diferentes combinações de captadores (singles, Humbuckers, lipsticks…). E com ótimos resultados em todas as situações. Dá pra se divertir bastante com esse pedal. As sonoridades de overdrive são excelentes e a possibilidade de contar com um boost para solos ou para dar mais ganho a algumas passagens é uma mão na roda. O Tube Dreamer + ainda possui um trimpot interno onde você pode ajustar o volume de saída do footswitch Hi Gain. Não dá pra definir de outra forma que não seja: Excelente!

 Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Além das qualidades sonoras expostas acima, o Tube Dreamer + ainda é muito fácil de se usar. Os três controles são simples e respondem muito bem a diversas configurações. A dica aqui é encontrar um bom equilíbrio no ganho, com e sem o foootswitch extra acionado. Pesquise bastante e aproveite, porque vai ser praticamente impossível tirar um timbre ruim desse pedal!

Tube Dreamer 3

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Tone: 13:00h

Gain: 13:00

Footswitch Hi Gain: On

QuadroTubeDreamer

pee
pee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *