Entrevista: Alien Amplificadores!

MXR Slash Octave Fuzz
maio 16, 2012
Novidade da Analog Alien!
maio 21, 2012

Entrevista: Alien Amplificadores!

Em outros tempos nós, músicos brasileiros, éramos obrigados a comprar e conviver com instrumentos de baixa qualidade no mercado. Isso vem mudando inclusive com produtos nacionais gabaritados e gente sonhadora e competente provando que é possível fazer produtos bacanas por aqui. A Alien é mais um exemplo disso. Batemos um papo com o Ronaldo, criador da marca, que nos contou um pouco da sua história e do que vem por aí…

hall_entrada-300x177

Pedais & Efeitos: Como surgiu a Alien?

Ronaldo Brito: A Alien Amplificadores e Efeitos surgiu em 2006. Nesta época eu ainda me dividia entre meu trabalho em São Paulo como Analista Programador e o hobby/paixão pelos amplificadores e efeitos. Aprendi eletrônica com meu pai (não tenho como agradecer as horas que passsei ao seu lado durante a infância e adolescência brincando/aprendendo esta arte) e nunca deixei de me dedicar ao assunto. Em 2006 cheguei a um ponto de ruptura – como passava as madrugadas trabalhando em projetos de amps e pedais, acabei não conseguindo mais seguir com as duas atividades. Decidi largar o emprego estável e bem remunerado (meu próprio pai, que havia me ensinado a eletrônica, ficou longos meses sem me dirigir a palavra – considerando que eu estava cometendo um grande erro), para me dedicar full-time à eletrônica e fundar a Alien. Depois de muito trabalho, já em 2009, meu pai chorou ao assistir um vídeo de nossos produtos apresentado pelo Brett Kingman na Austrália. Não sei explicar exatamente o que senti naquele momento, mas foi um dos momentos de maior alegria e satisfação de minha vida, um grande incentivo para seguir em frente.

Pedais & Efeitos: Qual foi o primeiro modelo a ser construído?

Ronaldo Brito: O primeiro amplificador valvulado foi o Evolution, um amp de grande porte, 100W e dois canais. O primeiro efeito foi uma versão antiga do Marshmallow. Estes dois projetos foram muito bem recebidos pelos músicos e nos abriram várias portas para seguir com o trabalho. O Marshmallow continua em produção até hoje e estamos lançando uma nova versão do Evolution muito em breve. chassi_rocket

Pedais & Efeitos: A Alien hoje possui 2 modelos de Amplis em sua linha(Rocket e Five). Quanto tempo durou o processo de Desenvolvimento de cada um deles?

Ronaldo Brito: Normalmente levo um grande tempo no desenvolvimento dos amplificadores. Porém, isso varia bastante de acordo com a complexidade do mesmo e do tempo que tenho para trabalhar no projeto. O gerenciamento da empresa atualmente consome boa parte de meu dia, se não fosse o auxílio de minha gerente Carolina Arai eu estaria perdido rs. O Rocket levou cerca de 6 meses entre a concepção inicial e o produto final, já o Five em torno de 3 meses. Inicio o processo com a definição dos recursos, depois o desenho da placa e em seguida as definições de chassi e itens estéticos.

Pedais & Efeitos: E a fabricação de falantes? Surgiu da escassa oferta e alto preço dos falantes importados ou por uma necessidade de algo mais personalizado, com a “cara” da Alien?

Ronaldo Brito: Por causa de ambos. Trabalhamos durante um longo período com os falantes da Eminence, falante_hammerprincipalmente os modelos GB128, V128 e     Governor, porém, o distribuidor nacional na época acabou perdendo a licença de distribuição destes produtos (importante frisar que a distribuição oficial implica em um produto com garantia e este é um fator importantíssimo para nós) e tivemos que colocar em prática um plano já antigo de desenvolver nossos próprios falantes, algo que fosse direcionado a nosso gosto e necessidade, com garantia, alta qualidade e preços acessíveis. O primeiro modelo, Alien Ace, foi um grande sucesso e nos impulsionou a lançar mais um modelo este ano, o Alien Hammer.

Atualmente temos um modelo mais orgânico e vintage (Ace) e outro mais flat, direcionado a amps de alto ganho (Hammer) que atendem todas as nossas necessidades. Além disso, disponibilizamos estes produtos para venda como itens independentes dos amps e caixas Alien, atendendo clientes que desejam montar suas próprias caixas ou que querem dar um “upgrade” em seus falantes atuais.

Pedais & Efeitos: Como e quando surgiu a idéia de fabricar pedais? E porque optou por um Distortion e um Reverb?

Ronaldo Brito: Os pedais sempre fizeram parte das assinaturas mais famosas quando se trata de timbres de guitarra, vejo os pedais como um tempero extremamente importante, é o quarto elemento do timbre, se juntando ao músico, guitarra e amplificador. Não podíamos deixar de ter nossos próprios projetos nesta área.

pedal_marshmallow

Pedais são itens criativos por natureza, tanto em seu projeto quanto em sua aplicação, trazem ao projetista e ao músico a mesma sensação de criação e liberdade, amamos pedais e temos a intenção de ampliar a linha Alien neste ponto.

O Marshmallow (distorção) é um dos primeiros projetos em que trabalhei, é uma distorção inspirada nos overdrives mais poderosos da Marshall, um dos sons que mais admiro. O Space-O-Verb (reverb) nasceu da ideia de fazer algo diferente no mercado nacional, um efeito que ainda não estivesse disponível por aqui com alta qualidade. Conheci o projetista do chip principal (é uma longa história) e o contatei com esta proposta, de desenvolvermos algo em torno do chip que tivesse um som especial, em colaboração chegamos a este resultado.

Atualmente nossas encomendas de pedais se dividem em torno de 50% para o mercado nacional e 50% para o exterior, tendo como principais clientes músicos dos EUA, UE, Austrália e Polônia (sim, existem muuuitos guitarristas na Polônia), países onde existe o acesso fácil a qualquer equipamento. Isso nos traz grande alegria pois é um produto nacional fazendo bonito lá fora.

Pedais & Efeitos: Os pedais ficaram um tempo fora de estoque. Dessa vez eles vieram para ficar ou se trata de uma produção limitada? placas_pedais

Ronaldo Brito: Nosso planejamento atual visa ter os pedais sempre disponíveis, os efeitos são uma constante nas requisições de nossos clientes. Tivemos uma pausa na produção devido à falta de algumas peças em nosso fornecedor, temos uma seleção bem rígida neste sentido e não fazemos substituições por componentes similares. Durante o período em que não foram produzidos aproveitei para fazer uma atualização nos projetos. Passamos a trabalhar com placas em fibra de 1.6mm, metalização de furos e chaves 3PDT, conferindo ainda mais resistência mecânica ao produto.

Pedais & Efeitos: Quais as dificuldades de se fabricar e vender pedais, amplificadores e falantes no Brasil? Você acredita que ainda existe algum preconceito com produtos fabricados aqui?

Ronaldo Brito: Acabamos lidando com uma série de dificuldades, incluindo o preconceito em relação aos produtos nacionais. A política de importação de peças é extremamente burocrática e cara, assim como a carga tributária e trabalhista em geral. Infelizmente ainda precisamos de inúmeras peças importadas que não têm equivalente nacional, tendo que lidar com custos e prazos bastante complicados.

interna_rocketO preconceito com os produtos nacionais existe e chega ao cúmulo de haver comparação entre preços de produtos chineses de baixa qualidade com os nacionais de qualidade comprovada. Porém, acredito que pouco a pouco isso está mudando. Conforme os músicos se interessam mais pela parte técnica e observam os produtos além da marca temos mais fatores para apontar como vantagem.

Acredito que durante um longo tempo haviam handmakers apresentando os produtos nacionais como uma opção genérica ao que rolava lá fora. Hoje isso está mudando, mas ainda levará um tempo para que esta nova realidade se instale na cabeça de todos. Aqui na Alien temos em mente que é algo que precisamos lutar para mudar na cabeça das pessoas, e o melhor modo de fazer isso é apresentar um trabalho de qualidade.

Pedais & Efeitos: Qual o prazo de entrega para Amplificadores, falantes e pedais?

Ronaldo Brito: Atualmente os amplificadores normalmente tem um prazo de entrega de 30 dias e as caixas em torno de 20 dias. Pedais e falantes são vendidos contra entrega, normalmente a pronta entrega.

Vemos a diminuição de prazos como algo importante, mesmo considerando que os amplificadores e caixas sempre tem, pelo menos, a personalização de cores no revestimento.

Pedais & Efeitos: A Alien está começando a anunciar em mídias especializadas fora do país. Você pretende entrar com força lá fora? E com relação a capacidade produtiva atual? Dá para atender uma demanda maior?

Ronaldo Brito: Este pergunta está diretamente ligada à resposta dada sobre o preconceito com os nacionais. Por mais incrível que possa parecer, o preconceito com o produto brasileiro de qualidade é um fenômeno nacional. Lá fora parcial_lab_eletronicasomos extremamente bem vistos e temos uma grande parcela da produção seguindo para os USA e Europa.

Vemos o mercado internacional como um dos melhores modos de lutar contra o preconceito em relação ao produto nacional, ou seja, mostrar um bom produto por lá, normalmente facilita mostrar ao público nacional que o produto tem real qualidade.

A capacidade produtiva tem crescido pouco a pouco, investimos em uma nova sede em 2011 e em uma série de novas máquinas, porém, não temos a intenção de trabalhar com produção em massa, lidamos principalmente com lojas que revendem pedais de boutique, em quantidades limitadas e clientes que buscam algo feito de modo individual. Hoje somos apenas 6 pessoas na Alien, e o crescimento é feito de modo bem controlado para que não afete de modo algum o resultado final. Muito mais importante que crescer em quantidade é crescer em qualidade e no reconhecimento. Nossa divulgação e mídia vista_parcial_marcenariatambém visualiza o caminho desta forma.

Pedais & Efeitos: A Alien oferece algum tipo de garantia em seus produtos?

Ronaldo Brito: A Alien Amplificadores trabalha em um regime de garantia total de 12 meses, esta garantia inclui válvulas e falantes. Caso algum problema venha a ocorrer devido ao processo de fabricação ou falha de algum componente, efetuamos a manutenção imediatamente, sem qualquer custo para o cliente, incluindo o transporte/frete. Colocamos este item como primordial por aqui, acreditamos que seja um grande diferencial nos produtos nacionais, ter acesso ao suporte e manutenção sem as complicações e custos de um importado.

Pedais & Efeitos: E o que a Alien está preparando de novidade para o futuro?

Ronaldo Brito: Nosso futuro é agora mesmo, estamos preparando o lançamento de 4 novos modelos de amplificadores para este ano de 2012 ainda, mudando completamente a linha atual. Planejamos também a adição de dois novos pedais a nossa linha de produtos. A experiência adquirida nestes 6 anos de Alien está sendo muito importante para o desenvolvimento de novos projetos. Convido a todos que estiverem lendo esta entrevista que fiquem de olho, e acompanhem as novidades que estaremos anunciando este ano.

Pedais & Efeitos: Agora o espaço é seu! Deixe um recado para os nossos leitores.

Ronaldo Brito: Gostaria de registrar aqui meu sincero agradecimento a inúmeras pessoas (a lista seria enorme) que nos ajudaram a realizar este sonho de trabalhar com o que amamos, agradeço a todos que usam nossos equipamentos e nos acompanham nessa missão.

Meu recado seria, SIGAM SEUS SONHOS, não existe uma segunda alternativa para ter satisfação pessoal nesta vida. Num mundo atual de tantas turbulências precisamos de pessoas que respeitem o próximo e lutem para realizar algo de bom, precisamos de música e vontade de fazer este país crescer. Estamos aqui de passagem, vamos fazer valer à pena!

Grande abraço!

Ronaldo Brito

Alien Amps & Effects 

Para conhecer mais os produtos da Alien acessem: http://www.alienamplificadores.com.br/

pee
pee

2 Comentários

  1. vinicius disse:

    Eu NUNCA vi ninguém falando mal da Alien, o que é dificil no meio musical, principalmente entre os guitarristas…Ronaldo é o bixo

  2. Eduardo Rodrigues disse:

    Tenho um Space-o-verb e é simplesmente sensacional! Vou ficar no aguardo dessa nova linha! Já estava querendo um amp. deles, agora então!

    Muito boa entrevista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *