Entrevista: Coldcraft Effects!

Vitruvian Mod Subdecay Effects
outubro 28, 2013
Primeiras Impressões: Goldrive da Greenhouse Effects!
outubro 31, 2013

Entrevista: Coldcraft Effects!

É bacana ter a oportunidade de conhecer novas marcas, novos sons, mesmo que seja cada vez mais difícil nesse mercado temos alguma coisa de inovadora. Até porque eu nem tenho certeza se o mercado realmente quer isso. Mas nesse papo com a Coldcraft Effects, descobrimos que a marca vem buscando se diferenciar no mercado tentando e criando as suas próprias soluções. Confiram o papo que tivemos com o criador da marca!

Coldcraft-FINAL

 

 

Pedais & Efeitos: Austin, Obrigado por nos conceder essa entrevista! Como surgiu seu interesse por pedais de efeito?

Austin: Eu peguei a minha primeira guitarra aos 14 ou 15 anos e como a maioria dos guitarristas, tive um interesse imediato em todos os acessórios disponíveis para a guitarra. Diferentes amplificadores, efeitos, palhetas, capos e coisas assim. Na época, os únicos fabricantes de pedais de efeito que eu conhecia eram BOSS, Visual Sound e Voodoo Lab, então eu comprei esses, mas eu realmente não acho que eles tão bons assim. Mais tarde, descobri que a maioria das opções de overdrive lá fora eram apenas tubescreamers, o que foi realmente decepcionante.

SWEETCREAM-4T-300x300

Pedais & Efeitos: E a ideia de fabricar pedais, como surgiu? E a quanto tempo existe a Coldcraft?

Austin: Mais tarde, na faculdade, comecei a construir pedais por hobby. Fiz alguns pedais durante a graduação. Eu comecei a modificar e reparar pedais de wah, e a construção sob encomenda, mas foi tedioso e chato. Todo mundo queria um Tube Screamer barato. E assim eu comecei a fazer meus próprios designs. Eu estava entediado com o que estava disponível nos sites DIY, então comecei a misturar e combinar os circuitos para fazer meus próprios projetos.

Pedais & Efeitos: Qual foi o primeiro pedal fabricado e comercializado sob a marca Coldcraft?

Austin: O primeiro pedal vendido sob a marca Coldcraft foi o Cascade Overdrive com 4 knobs. Isso foi em 2011. Este pedal apresentava dois controles de acionamento, um para timbres classe A e outro para classe A / B. Um estágio de ganho se encontrava com o outro e a clipagem e os harmônicos eram multiplicados de uma forma muito original.

Pedais & Efeitos: Você recentemente decidiu remodelar toda a sua linha, uniformizando o layout dos pedais. O que lhe motivou a tomar essa decisão?

Austin: Meus primeiros desenhos eram muito tediosos de construir, e eu precisava agilizar o processo de construção para realmente torná-lo rentável . Eu também queria ter mais controles , sem comprometer o tamanho compacto. Eu me aproximei do Peter Rutter da VFE Pedais , perguntando sobre colaboração , porque eu realmente admirava a forma como os produtos do Peter eram construídos. Foi-me dada permissão para usar um layout de controle semelhante ao da VFE , bem como uma licença para utilizar o Sistema Bypass micro- controlador. Isso mudou completamente o meu processo de construção , permitindo-me construir muitos diferentes circuitos lado a lado na mesma quantidade de tempo , bem como adicionar recursos que eu não podia antes. Todos os pedais , em 2013, terão o sistema de desvio de relé e um desvio comutável de buffer. Eu também acabei com a conexão da bateria de 9v , tanto por questões ambientais , bem como para abrir espaço para recursos futuros .

DSC_0048-300x300

Além disso, eu senti que era um bom momento para mudar para gráficos impressos profissionalmente. Eu tive a ajuda de um artista gráfico para avançar com o projeto para o MkII Cascade , bem como a concepção geral Custom Shop que está em todos os outros pedais. Isto dá-lhes uma aparência muito uniforme em toda a marca e permite que as cores se destacam mais .

Pedais & Efeitos: Qual é o seu pedal mais vendido? E qual o seu favorito?

Austin: O mais vendido é o Cascade MKII Dual Stage Overdrive. Esta é a versão melhorada e atualizada do nosso primeiro produto. Foi lançado em Maio de 2013 e já vendeu mais unidades em quatro meses do que o original Cascade com 4 knobs no total. Ele tem quatro controles externos: Drive A, Drive B, Cut e Volume, bem como dois trimmers internos para equalização de médios e graves. Eu tenho uma edição especial planejada que incluirá dois trimmers externos adicionais que controlarão o Bias do Drive A e o Voice do Drive B.

O meu pedal favorito, por muito, é o Harmonic Tremolo. Este pedal de modulação é modelado baseado no Fender Vibrato do início dos anos 60, que modulava os agudos e os graves separadamente. Os sons pulsam e brilham em simultâneo com um pouco de faseamento nos médios. É verdadeiramente um belo efeito. Eu estou fazendo uma versão analógica que também emula as fases de ganho de um amplificador fender usando MOSFETs, mas estou atualmente desenvolvendo uma versão digital que funciona em full-stereo.

Pedais & Efeitos: Como funciona o seu processo de Desenvolvimento? Quanto tempo leva da ideia de um novo pedal até ele estar disponível nas lojas para venda?

Austin: O Desenvolvimento de um pedal pode levar um ano ou um mês da concepção até a venda. Realmente depende RAMROD-2T-245x300dos objetivos do projeto e da minha motivação em tocá-lo para frente. O interesse dos clientes também ajuda. Eu sempre tenho vários projetos caminhando ao mesmo tempo. Durante o verão, eu apresentei cerca de 10 pedais, então agora eu estou apenas pensando no futuro para tentar melhorar o sistema de bypass e incorporar novos recursos.

Pedais & Efeitos: Você poderia nos falar sobre a sua linha de Pedais? Quantos são e quais são as suas características sonoras?

Austin: Claro. Do mais novo para o mais velho:

Cascade DLX – Limited Edition Com esquema de cores invertidas possui dois mini controles extras(Bias para o Drive A e Voice para o Drive B)

EchoVerb – Parallel Reverb & Echo – Efeitos completamente independentes que são mixados em paralelo.

Crimson Compressor – Compressor, Limiter & Noise Gate tudo em um único pedal.

Sweet Cream OD – Baixo a Médio Ganho Overdrive & Boost. Mini Controles de EQ bem versáteis.

Fiesta Fuzz Mini – Sem Fuss Fuzz. Esse é um Fuzz híbrido usando mosfets. A faixa de ganho é similar a um tonebender. Ele pode ficar bem fechado com o knob de Bias..

Ramrod Distortion – Clássica Distorção para Rock. Muito anos 80s/90s mas com controles de  presence, compressão e voice.

Sweet Kiwi MkII – Simples, Super Saturado OD/Fuzz. Muito espesso.

Harmonic Tremolo – Tremolo alternando graves/agudos. Muito “Thick” & “Shimmery” com um pouco de eliminação

Apple Butter Autowah – Envelope Filter ajustado para reagir como um wah tradicional. Muito vocal e “Tweakable” com 6 controles

Black Shuck OD/Distortion – Nosso “Amp Like” Overdrove/Distortion. Limpa muito bem utilizando se o controle de volume da guitarra

Cascade MkII – Nossó clássico Overdrive de dois estágios.

Black Dynamite MkII – Um dinâmico overdrive com médio ganho. Controles especiais de Saturação, compressão e um pré-ganho com alteração nos médios.

Fiesta Fuzz MkII – Fuzz híbrido com Mosfets cheio de recursos. Pode se aproximar do Fuzz Face, Tonebender e outros, mas com um voice mais moderno. Esse é agora um produto Custom Shop que só pode ser adquirido diretamente conosco, quando em estoque.

FUSIONFUZZ-4-300x300Fusion Fuzz – Este produto possui dois modos. Fiesta, que é o mesmo pedal descrito acimaE Fusion , que se aproxima de uma versão moderna do Mosrite Fuzzrite, mas com mais capacidade de ajustes. Também é um produto Custom Shop.

Pedais & Efeitos: Existe uma preocupação em tornar os pedais originais no aspecto sonoro?

Austin: Absolutamente. Eu não quero fazer nada que alguém já está fazendo melhor. Por exemplo, a Catalinbread tem uma grande linha de pedais de overdrives baseados em amps. Mais recentemente, eles começaram um ótimo trabalho de emular o Echoplex e o Binson Echorec. Eu não tenho nenhuma intenção de tentar colocar alguma coisa assim, porque eles já estão fazendo um ótimo trabalho com isso!

Eu também não quero simplesmente copiar desenhos clássicos e colocá-los em uma caixa agradável com um preço elevado. Claro que há clientes que querem um Tubescreamer bem feito ou um Fuzz Face, mas eu não quero competir com os fabricantes. Eu sinto que as minhas ideias são originais o suficiente para valer a pena o dinheiro suado do cliente, e tento apresentá-los dessa forma.

Pedais & Efeitos: Na sua opinião, qual é o grande diferencial da Coldcraft Effects?

Austin: Eu acho que os nossos design sonoros, características e estética únicos continuarão a nos diferenciar dos nossos contemporâneos. Em um mercado saudável de qualquer tipo, a competição irá sempre empurrá-lo para fazer um produto melhor e é isso que eu estou tentando fazer aqui. Toda vez que vejo uma nova versão da Mr. Black, Caroline Guitar ou empresas semelhantes, me inspira a encontrar uma maneira de melhorar o meu produto.

Pedais & Efeitos: O Brasil é um mercado emergente e cresce cada vez mais. Os seus pedais ainda não chegaram oficialmente ao Brasil. Você vende diretamente para cá ou tem algum plano para que seus pedais estejam por aqui?

Austin: Sim! Eu envio para qualquer lugar do mundo por uma taxa fixa de US $ 20. Às vezes eu posso oferecer descontos ou frete gráris através da minha newsletter, bem como produtos de edição limitada e vendas. Os leitores interessados ​​podem inscrever-se aqui: http://eepurl.com/mrFtX

DSC_0026-e1367964642926

Pedais & Efeitos: E quais são os projetos futuros da Coldcraft? Pode nos adiantar alguma coisa, alguma notícia exclusiva?

Austin: Eu gostaria de introduzir alguns pedais full-estéreo com outras características como entradas para pedal de expressão. Isso vai exigir caixas maiores, e um planejamento cuidadoso.

Pedais & Efeitos: Austin, muito obrigado pela entrevista! Quer deixar algum recado pra os nossos leitores?

Austin: Obrigado pela oportunidade! Eu gostaria de oferecer um código de desconto exclusivo para os seus leitores para a nossa loja online. Desconto de 15% com frete grátis até o dia 1 de Dezembro de 2013 utilizando o código PEDAIS15.

 

E também em inglês!

1231364_10151879707991318_962320800_n

Pedais & Efeitos: Austin, Thank you for this interview! How did your interest in effect pedals?

Austin: I first picked up the guitar at 14 or 15 and like most guitarists, had an instant interest in all accessories available for the guitar. Different amps, effects, picks, capoes and things like that. At the time, the only effect pedals that I knew of were BOSS, Visual Sound and Voodoo Lab brands, so I bought those, but I didn’t really think they were all that great. Later on, I discovered that most of the overdrive options out there were just tubescreamers, and that was really disappointing.

Pedais & Efeitos: And the idea of making pedals, how did? And how long is the Coldcraft?

Austin: Later on in college, I got into the DIY pedal hobby. I made a few pedals in undergrad, but mostly picked it up as a Grad Student. I started modifying and repairing wah pedals, and building for hire, but it was tedious and a boring. Everyone wanted a cheap TS808. This is when I started making my own designs. I was bored with what was available from the DIY sites, so I started mixing and matching circuits to make my own designs.

Pedais & Efeitos: What was the first pedal manufactured and marketed under the brand Coldcraft?

Austin: The first pedal sold under the Coldcraft Brand was the 4-knob Cascade Overdrive. This was in 2011. This pedal featured two drive controls, one for class A and one for class A/B tones. One gain stage ran into the other and the harmonictremolo-4-300x300clipping and harmonics multiplied in an very unique way.

Pedais & Efeitos: You recently decided to remodel its entire line, and uniform layout of the pedals. What motivated you to make this decision?

Austin: My early designs were very tedious to build, and I needed to streamline the building process to actually make it profitable. I also wanted to have more controls without compromising on the compact size. I approached Peter Rutter of VFE Pedals, asking about collaboration because I really admired the way Peter’s products were constructed. I was given permission to use a similar control layout as VFE as well as a license to use their Bypass System micro-controller. This completely changed my construction process overnight, allowing me to build many different circuits side by side in the same amount of time, as well as add features I couldn’t before. All pedals in 2013 have the relay-based bypass system and switchable buffered bypass. I also did away with the 9v battery connection, both for environmental concerns as well as to make room for future features.
Also, I felt it was a good time to switch to professionally printed graphics. I had some help from a graphic artist to come up with the design for the Cascade MkII as well as the general Custom Shop design that is on all the other pedals. This gives them a very uniform look across the brand and lets the colors stand out more.

Pedais & Efeitos: What is your best selling pedal? And what’s your favorite?

Austin: Best Seller is the Cascade MkII Dual Stage Overdrive. This is the improved and updated version of our very first product. It was introduced in May 2013 and has already sold more units in 4 months than the original 4-knob Cascade in total. It has 4 external controls for Drive A, Drive B, Cut and Volume as well as 2 internal trimmers for Mid and Bass EQ. I have a special edition planned that will include 2 extra external trimmers for the Bias of Drive A and the Voice (thickness) of Drive B.

My favorite pedal by far is the Harmonic Tremolo. This modulation pedal is modeled after the early 60’s Fender Vibrato, which modulated the treble and bass bands separately. The sound throbs and shimmers simultaneously with a bit of phasing in the mids. It is truly a beautiful effect. I make an analog version which also emulates the gain stages of a fender amp using MOSFETs, but I am currently developing a digital version that works in full-stereo.

Pedais & Efeitos: How does the process of development? How long does the idea of a new pedal until it is available for sale in stores?

sweetkiwimkii-4_1-300x300Austin: Pedal development has taken as long as a year and as short as a month from concept to sale. It really depends on the design goals and my motivation to get it out. Customer interest helps as well. I always have numerous projects going at once. Over the summer, I introduced about 10 pedals, so right now I am just thinking ahead to try and improve the bypass system and incorporate new features.

Pedais & Efeitos: Could you tell us about your line of pedals? How many and what are their sonic characteristics?

Austin: Sure. Newest to Oldest:

Cascade DLX – Limited Edition – Reversed color scheme and two extra mini-controls for Drive A Bias and Drive B Voice.

EchoVerb – Parallel Reverb & Echo – Completely independent effects that are mixed in parallel.

Crimson Compressor – Compression, Hard Limiting & Noise Gate all in one.

Sweet Cream OD – Low to Mid Gain Overdrive & Boost. Very versatile EQ mini-controls

Fiesta Fuzz Mini – No Fuss Fuzz. This is a hybrid fuzz using mosfets. Gain range similar to a ToneBender. It can get gated and sputtery with the Bias knob.

Ramrod Distortion – Classic Rock-style Distortion. Very 80s/90s but with controls for presence, compression and voice.

Sweet Kiwi MkII – Simple, Super Saturated OD/Fuzz. Very thick with sizzle.

Harmonic Tremolo – Alternating Treble/Bass Tremolo. Very Thick & Shimmery with a little phasing

Apple Butter Autowah – Envelope Filter tuned to react like a foot-wah. Very Vocal and tweakable with 6 controls

Black Shuck OD/Distortion – Amp Stack-like Overdrive & Distortion. Cleans up very well with guitar volume knob.

Cascade MkII – Our Flagship Dual Stage Overdrive

Black Dynamite MkII – A Medium Gain, Dynamic Overdrive. Specialty controls for Saturation/Compression and pre-gain Mid-Shift.

Fiesta Fuzz MkII – Full-featured Hybrid MOSFET Fuzz. Can approximate Fuzz Face, Tonebender & others, but with a modern voice. This is now a Custom Shop product, only available direct when in stock.

Fusion Fuzz – This product has 2 modes. Fiesta Mode which is the same as the pedal above, and the Fusion mode, which approximates a modern version of the Mosrite Fuzzrite, but with much more tweakability. This is now a Custom Shop product, only available direct when in stock.

RGS-CC-FUSION-2

Pedais & Efeitos: There is a concern in making pedals with original sound aspect?

Austin: Absolutely. I don’t want to do anything that someone else is already doing better. For example, Catalinbread has a great line of amp-specific overdrive pedals. More recently they are doing a great job of emulating the Echoplex and the Binson Echorec. I have no intention of trying to put out something like that because they are already doing a great job of that!

I also do not want to simply copy classic designs and put them in a nice box with a high price tag. Sure there are customers that want a well made Tubescreamer or Fuzz Face, but I don’t want to compete with those manufacturers. I feel that my ideas are original enough to be worth the customer’s hard earned money, and I try to present them that way.

Pedais & Efeitos: In your opinion, what is the great diferenttial of Coldcraft Effects?

Austin: I think that our unique sound designs, features and aesthetics will continue to set us apart from our contemporaries. In a healthy market of any kind, the competition will always push you to make a better product and that’s what I’m trying to do here. Every time I see a new release from Mr. Black, Caroline Guitar or similar companies, I am inspired to find a way to better my product.

Pedais & Efeitos: Brazil is an emerging market and grows increasingly. Your pedals have not officially arrived in Brazil. You sell directly here or have a plan to get your pedals are here?

Austin: Yes! I ship anywhere in the world for a flat rate of $20. Sometimes I will do reduced or free shipping deals through my newsletter as well as limited edition products and sales. Interested readers can sign up for that here: http://eepurl.com/mrFtX

Pedais & Efeitos: And what are the future projects of Coldcraft? Can you do any good, some exclusive news?

Austin: I would like to introduce some full-stereo pedals with other features like expression pedal inputs. This will require bigger enclosures, and some careful planning.

Pedais & Efeitos: Austin, thank you for the interview! Want to leave a message for our readers?

Austin: Thank you for the opportunity! I’d like to offer an exclusive coupon code for your readers for our online store. Save 15% with Free Shipping through December 1st 2013 with the code PEDAIS15.

pee
pee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *