Entrevista: Darta Effects

Versus: OD 808 Maxon x Relic Drive Greer Amps
agosto 12, 2015
Novidade da MBS Efectos!
agosto 17, 2015

Entrevista: Darta Effects

O nosso papo de hoje é com um fabricante nacional! O Marcos Rela é o criador e idealizador da Darta Effects e além de fabricar pedais bem bacanas bateu um papo bem legal sobre a Darta, mercado e futuros projetos!

Confira!

11831286_830318967075500_1755310767_o

 

Pedais & Efeitos: Marcos, obrigado por nos conceder essa entrevista! Como surgiu o seu interesse por pedais?

Marcos: Todo mundo que toca guitarra é fissurado pelas latinhas, né?  Quando eu era mais novo eu tentava comprar um pedal por mês! Kkkk
muitas vezes eu nem tinha uso para eles, mas comprava.

Pedais & Efeitos: E em que momento você decidiu começar a construí-los? E desse ponto até surgir a Darta Effects? Demorou? Como foi o processo?

Marcos: Eu fiquei um tempo sem tocar e não tinha mais meus pedais. Aí resolvi voltar a tocar e procurei um pedaleira, algo bem prático, já que a banda era só por diversão. A pedaleira me atendia muito bem para tirar as músicas, mas nos ensaios, com o amplificador falando mais alto, os drives da pedaleira me incomodavam.

Decidi voltar para os pedais e um amigo sugeriu que eu mesmo os montasse. Pesquisei e comecei a montar meus pedais.  O problema é que sou meio obsessivo-compulsivo…kkkk

Parei com a banda para me dedicar ao novo hobby…. montei mais de 90 pedais para mim!!

1625679_907335825997476_1019292530057384369_nNesse tempo eu fazia aula com a Tatiana Pará e dei de presente para ela um pedal. Ela postou a foto do pedal no Facebook (na época, eu não tinha perfil no Facebook) e os amigos dela ficaram interessados. Começaram a me procurar e tive de voltar às redes sociais.

Mesmo assim, ainda demorei um tempo p/ criar a Darta Effects como é hoje, pq queria manter os pedais como hobby. Eu já trabalhava na TV Bandeirantes e na TV Record como sonoplasta de pós-produção e não tinha muito tempo para fabricar os pedais.

Só que interesse do pessoal foi crescendo, os pedidos aumentando e acabei saindo da TV Record para me dedicar mais aos pedais.  Hoje divido meu tempo entre a TV Band e a Darta Effects e a intenção é ficar apenas com os pedais em breve.

Pedais & Efeitos: Oficialmente a Darta tem dois pedais na sua linha. Você poderia nos falar um pouco sobre eles?

Marcos: Hoje eu tenho o Mary Smoke (tap tremolo) e o White Rabbit (tap delay).

Minha intenção é ter uma linha autoral de efeitos Darta Effects. Muita gente começa fazendo projetos de drive, então eu quis preencher um espaço do mercado onde só existiam pedais importados. Muita gente me pedia delay com tap e eu não tinha como atender. Meu irmão Tito é programador e começou a me ajudar nesses projetos.  Hoje o White Rabbit é o único pedal de delay com tap desenvolvido e comercializado no país. Saímos na frente até das maiores empresas nacionais do ramo. Considero esse feito uma marca para todas as empresas handmade brasileiras.

Pedais & Efeitos: Como funciona o processo de desenvolvimento dos seus pedais?

Marcos: Primeiro é preciso achar um espaço para o projeto no mercado. Fazer um pedal que tenha uma sonoridade muito próxima de algo que já existe ou que não tenha mais recursos dos que os pedais clássicos é jogar tempo fora.
Eu costumo idealizar o pedal como se fosse para mim. Desse jeito, tenho um objetivo para alcançar. O resto é cálcular, montar protótipos até chegar no resultado que quero. Esse é o motivo do meu pedal de drive não ter sido lançado ainda! kkkkk

11043251_859716344092758_1864953369998656834_n
Pedais & Efeitos: Além dos pedais da linha, você fabrica vários outros modelos com modificações e artes escolhidos pelo cliente. Como funciona esse processo?

Marcos: Cada caso é um caso, tudo depende na necessidade do cliente.  Muitas vezes o cliente me procura p/ fazer um pedal baseado em algum projeto que existe, mas quer modificações q o atendam melhor ou simplesmente p/ deixar o projeto mais versátil. E cada um tem um gosto para arte, então deixo os clientes escolherem tudo. Pode me mandar a arte pronta, só uma imagem ou só um tema. Às vezes sugiro alguma coisa, mas a última palavra é do cliente.
Pedais & Efeitos: Qual o seu pedal mais vendido?

Marcos: Acho que desde o começo, o pedal que mais vendi é o preamp do JCM800 da Marshall com transistores substituindo as válvulas. Mas ultimamente, o pedal mais vendido é a segunda versão do Mary Smoke (tap tremolo).

Pedais & Efeitos: Na sua opinião, qual o grande diferencial da Darta Effects? 10155940_920518811345844_330506015233624555_n

Marcos: Acho que a possibilidade de customizar todas as partes do projeto (circuito e arte), juntamente com um atendimento mais informal é o diferencial. Transformo clientes em amigos na maioria das encomendas.

Pedais & Efeitos: Você pretende ampliar a linha oficial da Darta? Já sabe ou tem idéia qual será o próximo pedal?

Marcos: Sim, a linha será ampliada. O próximo pedal será um pedal de drive em que estou trabalhando, mas já tenho outras idéias que contam com a ajuda do meu irmão na programação.

Pedais & Efeitos: De um tempo para cá eu resolvi incluir uma pergunta nas minhas entrevistas a fabricantes nacionais que é a seguinte: Quantos pedidos de Endorsment você recebe por semana?

Marcos: Putz!

Já recebi muitos pedidos, mas faz um tempo que isso diminuiu muito. No ano passado tive algumas discussões sobre esse assunto e o assunto repercute até hoje. Acho que assustei alguns guitarristas que queriam se candidatar! Kkkkk
O pessoal precisa entender que o fato de fazer um vídeo ou tocar bem não é o suficiente p/ representar uma empresa, independente do tamanho. Tem que se identificar com o produto e o modo de trabalho. E sim, tem que dar visibilidade. Subir o nível. Apresentar para quem ainda não conhece.  Fazer vídeo hoje em dia é fácil.

Pedais & Efeitos: Marcos, muito obrigado por nos conceder essa entrevista. Quer deixar algum recado para os nossos leitores?

Marcos: Eu que agradeço a oportunidade de contar sobre minha trajetória, meu trabalho e o interesse de quem acompanha o site. 

Valeu!!

pee
pee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *