Entrevista: SolidGoldFX

Subdecay Starlight DLX
novembro 21, 2012
Okotô Tom Tone FX!
novembro 26, 2012

Entrevista: SolidGoldFX

E hoje nosso papo é com um fabricante que tem procurado adicionar a  seus pedais inovações e tentando sair da mesmice, o que sabemos, não é fácil nesse meio. Mas é assim que a SolidGold FX trabalha e é assim que vem se destacando com pedais bem legais. Conheça um pouco mais sobre a marca no papo que levamos com o fundador, Greg.

SolidGoldFX

Pedais & Efeitos: Greg, em primeiro lugar muito obrigado por nos atender. Como surgiu seu interesse por pedais e em que momento você achou que poderia fazer disso um negício e criar a SolidGold FX?

Greg: Obrigado pela oportunidade! Meu pai me deu meu primeiro violão quando eu tinha 10 anos, e ganhei a minha primeira elétrico guitarra no Natal quando eu tinha 12 anos, juntamente com um amplificador Crate barato e a primeira coisa que fiz foi ligar o overdrive e fazer muito barulho. Por tanto tempo quanto me lembro, eu estive interessado em pedais … caixinhas mágicas que podem fazer muito, tanto em termos de timbres e inspiração. Eu sou nitro-3um gearhead total e eu costumo ter uma personalidade muito obsessiva, sempre que eu me interesso por algo como carros, guitarras, pedais e amplificadores são muito mais um vício e eu estou sempre à procura de mais em termos de desempenho. Eu comecei a modificar pedais e depois de clonagem e modificações, eu comecei a produzir novos projetos.  Eu fui para a universidade, estudei finanças, me formei e fui a procura de um emprego nessa área e eu odiava o que eu estava achando. Então, eu tomei a decisão de ter o meu negócio em tempo integral e eu não olhei para trás. Você sabe o que dizem, fazer o que gosta e nunca trabalhar um dia de sua vida.

Pedais & Efeitos: Qual foi o primeiro pedal desenvolvido e comercializado com a marca SolidGold?

Greg: O primeiro pedal foi chamado de “The Boost” e era uma variação de um Rangemaster de germânio. Eu ainda o tenho em algum um lugar, mas já faz um tempo desde que eu conectei-o. Era um pedal divertifo, boa pegada! Eu amava  para uma distorção Black Sabbath.

Pedais & Efeitos: Como funciona o processo de Desenvolvimento de vocês? Quanto tempo leva do início do processo até o lançamento de um novo pedal?

Greg: Desenvolvimento é a minha parte favorita. Ele obviamente começa com uma idéia ou um tipo específico de produto que eu quero acrescentar à nossa linha de produtos. Se tomarmos o nosso pedal mais recente, o Apollo, por exemplo, a idéia de projetar e construir um phaser começou há muitos anos. O protótipo inicial foi baseado numa placa do phaser 90 de 1976 que foi modificado para controles de velocidade dupla, 2-4 chave de estágio, regen e uma entrada de pedal de expressão e ao mesmo tempo que soava muito bom, não foi diferente ou excitante o formula76-2suficienteentão eu coloquei em banho-maria . Em 2011, eu comecei um novo modelo, baseado em um circuito óptico para um phaser de 6 estágios com um LFO analógico, com dupla velocidade, um controle manual e entrada de pedal de expressão, mas não soava bem e acabaria por ser muito caro, então eu também desfiz o protótipo . Em seguida, juntei-me com o nosso programador para o controlador de tap tempo no Stutterbox e tudo começou a se encaixar lentamente no lugar. Nós começamos um caminho de sinal analógico totalmente novo e um novo controle de tap/tempo  fomos capazes de adicionar uma série de recursos, tais como padrões de fase diferentes, controles manuais, seleção aleatória, profundidade variável e regen, tap e ainda manter tudo alojado em nossa caixa tamanho padrão, sem mudar para SMD. Uma vez que o phaser estava funcionando e controlador tap marcando corretamente, o próximo desafio estava em finalizar os ajustes de tons e eliminar qualquer ruído de fundo. A fim de eliminar o ruído, tivemos de redesenhar completamente a PCB e fazer alguns pequenos ajustes para o lado LFO do circuito, depois de algumas horas de tentando diferentes componentes, olhando para o esquema e fazendo ajustes, o circuito foi tranquilo ! Geralmente, ajustes de tons podem levar uma quantidade absurda de tempo até que eu esteja 100% feliz e o Apollo foi definitivamente um desafio, mas definitivamente valeu o tempo e frustração! Dependendo da sorte e da complexidade de um projeto, o pedal pode demorar algumas semanas, alguns meses ou até alguns anos para ser concluído.

Pedais & Efeitos: Vocês já tem uma linha bem legal de Pedais. Para os que ainda não conhecem, você poderia falar de cada um deles, com suas características sonoras?

Greg: São vários pedais para falar. Vou fazer um breve resumo:

buffer-1

  • BufferConverte o sinal para baixa impedância para ajudar a reduzir a perda de timbre quando se utilizam cabos longos ou um monte de pedais TBP. Muito útil e amigo das pedaleiras!

nitro-1

  • NitroJfet boost com configurações limpo/sujo, bem como uma chave de tonalidade com 3 posições. Muito transparente, mas não chato, ele adiciona uma doçura ao seu som e dá um grande impulso aos seus timbres.

devildrive-2

  • Devil Drive: Jeff Waters “signature” baseado em seu Boss vintage OD-1, com um “modo moderno” acrescentado para mais músculo e um circuito de tonalidade.

superdrive-2

  • SuperDriveEsta é uma distorção muito boa! O tom é bem equilibrado e os médios são bastante transparentes, o que o faz soar mais como uma extensão do seu amplificador. Eu amo este pedal!

agent13-1

  • Agent 13: Fuzz grande e mau! Estilo Supercharged Fuzz Face vai de um timbre fechado e suave até um aberto e estridente, simplesmente girando o knob de bias. Uma chave de 3 posições com uma boa variedade de timbres e que pode ser ajustado para a auto-oscilação. Nós também adicionamos um estágio de saída extra para garantir que você sempre tenha volume suficiente em qualquer viés do bias  ou configuração do fuzz ao contrário de muitos outros pedais estilo FF.

formula76-1

  • Formula 76: O F76 é baseado em um dos meus pedais favoritos, o Ibanez Standard Fuzz. Ele tem um som realmente “nasty” com uma grande oitava acima. Adicionamos também knobs de tone e compressão, bem como um estágio de ganho adicional de saída para o volume correcto.
  • ElectromanDelay analógico com 600ms e com um timbre muito quente, ligeiramente arenoso. Temos uma chave “Warp” para a oscilação  e um loop FX permitindo alguns sons bem interessantes!
  • Surf Rider: Simula um Spring Reverb.  Este tem sido o nosso mais vendido e com razão. Basta verificar os vídeos no YouTube. Nosso objetivo era obter um timbre muito parecido de um amplificador Fender vintage ou unidade de reverberação e conseguimos.

stutterbox-1

  • Stutterbox: Nós só redesenhamos o pedal para Tap Tempo.  É um tremolo óptico com ganho e tone ajustáveis.  O controlador de tap tempo permite oito diferentes padrões rítmicos, três formas de onda diferentes, três multiplicadores de toque, velocidade e controle de profundidade, juntamente com uma entrada para pedal de expressão.

apollo-4

  • Apollo: Phaser de 4 estágios com Tap Tempo. . Este é um projeto solo combinando um circuito de phaser moderno, sonoridade analógica com o nosso controlador tap tempo. O meu favorito é o modo manual; ligar um pedal de expressão, adicionar distorção e ir a loucura! Ele também tem onda senoidal e configurações Randomizer, multiplicadores de toque, 8 padrões, regen e controles de velocidade. É muito divertido!

Pedais & Efeitos: Falando especificamente do Devil Drive, como foi o trabalho junto ao Jeff Waters para desenvolvê-lo?

Greg: Trabalhar com Jeff foi incrível, ele é um guitarrista monstruoso e também um cara agradável! Estou super feliz por ter tido a oportunidade de projetar um pedal para ele.  

devildrive-3

Com todos os protótipos que tínhamos indo e voltando ele selecionou um pedal que lhe permite obter o som firme e articulado do Jeff. Eu acho que tivemos cerca de 8 ou mais protótipos diferentes até chegar ao resultado final. Combinando o Devil Drive (com seus controles na posição “meio dia”) com um amplificador tipo Marshall, ou o que Jeff utiliza atualmente, o 5150 III com o ganho do preamp também fixado em cerca de 50% teremos um som nítido. Você terá o “crunch” das válvulas produzindo aquele timbre “quente”.

Pedais & Efeitos: Qual o pedal mais vendido da SolidGold FX? E qual o seu preferido?

Greg: Os pedais mais vendidos têm sido o Surf Rider/ SuperSurf, eles soam ótimos e têm feito muito bem para nós! É difícil escolher o meu favorito porque eu realmente amo todos os pedais na linha SGFX, mas eu acho que o meu n º 1 seria o SuperDrive. Eu amo o que faz e ele se encaixa perfeitamente no meu setup.

superdrive-4 Pedais & Efeitos: Na sua opinião, qual o grande diferencial que a SolidGold FX pode oferecer aos seus clientes. O que os diferencia no mercado?

Greg: Todo mundo responde a esta pergunta vagamente da mesma forma, grandes timbres e melhor atendimento/suporte ao cliente do mundo… Acho que o que nos faz únicos são os nossos projetos, as características que incorporam em nossos efeitos, o olhar geral e vibe dos pedais que construímos. Eu estou por trás de cada pedal único que deixa a minha loja, e eu me orgulho do que fazemos.  Eu testo e assino cada pedal antes que seja embalado e pronto para enviar. Todos os nossos pedais são feitos aqui mesmo no Canadá; Usamos componentes de qualidade.  Eu estou muitoconectado ao meu e-mail quase 24/7, eu sou rápido para responder e a satisfação do cliente é minha prioridade número um. Eu quero ter certeza de que você está feliz com nossos pedais e tenha uma boa experiência com a SolidGoldFX.

Pedais & Efeitos: O Brasil é um mercado emergente e cresce cada vez mais. Os seus pedais ainda não chegaram ao Brasil. Você vende diretamente para cá ou tem algum plano para que seus pedais estejam por aqui?

Greg: Nós definitivamente queremos crescer nossa marca no Brasil! Como você disse, é um mercado emergente e parece estar crescendo muito rapidamente! Então, sim, estamos à procura de revendedores e estamos trabalhando apollo-2com bandas e guitarristas como Johnny, do Kung Fu, que estará lançando seu primeiro disco em novembro para espalhar a palavra. Enquanto isso, temos muitos lojistas que vendem em todo o mundo, ou podemos vender direto.

Pedais & Efeitos: E quais são os seus projetos futuros com a SolidGold FX? Pode nos adiantar alguma coisa, alguma notícia exclusiva?

Greg: No futuro imediato, nós temos um novo e Electroman e um Surf Rider deluxe para serem lançados. Passamos um pouco de tempo este ano no desenvolvimento de nosso controlador tap tempo, então você pode esperar mais projetos de pedais construídos em torno dese chip. Nós temos Tap Tempo’s Envelope Filter, Univibe e Flanger em desenvolvimento. Planos para um tap temp Delay estão se desenvolvendo bem e gostaríamos de expandir nossa linha de produtos para incluir pedais projetados especificamente para baixo.

Pedais & Efeitos: Greg, muito obrigado pela entrevista! Quer deixar algum recado pra os nossos leitores?

Greg: Agradeço a oportunidade. Confiram nossos pedais, espero que você os amem e nós temos projetos mais legais em andamento! Rock on!

 

100percent

 E a entrevista em inglês!

 

Pedais & Efeitos: Greg, first thanks for the answer. How did your interest in pedals and at what point did you think you could make it a business and create SolidGoldFX?

Greg: Thanks for the opportunity! My dad got me my first guitar when I was 10, I got my first electric for Christmas when I was 12 along with a cheap solid-state Crate amp and the first thing I did was turn on the overdrive and making a lot of noise. For as long as I can remember, I’ve been interested in pedals…magical little boxes that can do so much both in terms of tone and inspiration. I’m a total gearhead and I tend to have a very obsessive personality whenever I get interested in something so cars, guitars, pedals and amps are very much an addiction and I’m always looking for more in terms of performance. I started modifying pedals, then cloning and modifying until I started producing fresh designs. I went to university and studied finance, graduated and started looking for a job in that field and I hated what I was finding. So I made the decision to take my business on full-time and I’ve not looked back. You know what they say, do what you love and never work a day in your life.

nitro-4

Pedais & Efeitos: What was the first pedal developed and marketed under the brand SolidGoldFX?
Greg: The first pedal was called “The Boost” and it was a germanium Rangemaster variant. I still have one somewhere, but it’s been a while since I plugged it in. That was a fun pedal, nice bite! I love it for early Black Sabbath distortion.

Pedais & Efeitos: How does the process of development you? How long does the start of the process until the release of a new pedal?

Greg: Development is my favorite part. It obviously starts with an idea or a specific type of product that I want to add to our product line. If we take our most recent pedal, the Apollo, for example, the idea to design and build a phaser started many years ago. The initial prototype was 1976 phase 90 pcb that was modified for dual speed controls, 2-4 stage switch, regen and an
expression pedal input and while it sounded really good it wasn’t different or exciting enough so I put it on the back burner. In 2011, I started a new design based on an optical circuit for a 6 stage phaser with an analog LFO with dual speeds, a manual control and expression pedal input but it didn’t sound right and would end up being too expensive so I scrapped that prototype as well. We then teamed up with our programmer for the tap tempo controller on the Stutterbox and everything started to fall slowly into place. We started a totally new analog signal path and with the new tap tempo controller, we were able to add a number of features such as different phase patterns, manual control, randomizer, variable depth and regen, tap multipliers and still keep everything housed in our standard sized case without switching to surface mounted components.
agent13-4Once we got the phaser up and running and the tap controller dialed in just right, the next challenge was finalizing the tone adjustments and eliminating any background noise. In order to eliminate the noise, we had to completely redesign the PCB and make a few minor adjustments to the LFO side of the circuit, after quite a few hours of trying different components, staring at the schematic and making adjustments, the circuit was quiet! Generally, tone adjustments can take up a ridiculous amount of time until I’m 100% happy and the Apollo was definitely a challenge but it was definitely worth the time and frustration! Depending on luck and complexity a pedal design can take a few weeks, a few months or even a few years to complete.
Pedais & Efeitos: You already have a nice line of pedals. For those who do not know, you could talk about each of them, with their sonic characteristics?

Greg: That’s a lot of pedals to go through; I’ll do a brief summary:
Buffer: Converts your signal to low impedance to help reduce tone loss when using long cables or a lot of true bypassed effects. Very handy and pedal board friendly!
Nitro: Jfet boost with clean and dirty settings as well as a 3 position tone switch. Very transparent but not boring, it adds a sweetness to your sound and does a great Top Boost tone.
Devil Drive: Jeff Waters Signature based on his vintage Boss OD-1’s with an added “modern mode” for more muscle and a tone circuit.
SuperDrive: This is a really good distortion! The tone is well balanced and the mids are pretty transparent which allows it to sound more like an extension to your amp. I love this pedal!
Agent 13: Big bad fuzz. This is a supercharged fuzz face style pedal that can go from gated to smooth to wide open by simply turning the bias knob. 3 way tone switch for a variety of sound and it can be set to self-oscillate. We’ve also added an extra output stage to make sure you always have enough volume at any given bias or fuzz setting unlike a lot of other FF styled pedals.
Formula 76: The F76 is based on one of my favorite pedals, the Ibanez Standard Fuzz. It’s got a really nasty sound with a great octave up. We also added tone and compression knobs as well as an extra output gain stage for proper volume.
Electroman: 600ms analog voiced delay with a very warm, slightly gritty tone. We have a “Warp” switch for on the fly oscillation and an FX loop allowing for some really interesting sounds!
Surf Rider: Spring reverb simulation. This has been our best seller and with good reason. Just check out the videos on YouTube. Our goal was to get a tone much like a vintage Fender amp or reverb unit and we nailed it.
Stutterbox: We just redesigned this pedal for tap tempo. It’s an optical tremolo with adjustable gain and tone controls. The tap tempo controller allows for 8 different rhythmic patterns, 3 different waveforms, 3 tap multipliers, speed and depth controls along with an expression pedal input.
Apollo: Tap tempo 4-stage phaser. This is a ground up design combining a modern sounding analog phaser circuit with our tap tempo controller. My favorite feature is the manual mode; plug in an expression pedal, add distortion and go nuts! It also has sine wave and randomizer settings, tap multipliers, 8 patterns, regen and speed controls. It’s a lot of fun!

Pedais & Efeitos: Speaking specifically of the Devil Drive, how was work with the Jeff Waters to develop it?

Greg: Working with Jeff was amazing; he’s a monster guitar player and just an all-around nice guy! I’m super happy to have had the opportunity to design a pedal for him. With all the prototypes that we had going back and forth we nailed a pedal that allows you to get Jeff’s tight, articulate sound. I think we had about 8 or so different prototypes until we got just the right amount of everything. Combining the Devil Drive with the gain and volume at about half way, with an amp like a master volume Marshall or Jeff’s current EVH 5150III with the preamp gain also set at about 50% produces such a crisp sound. You have the crunch from the tubes providing warmth and grit without getting too fat or loose and you have the Devil Drive slamming the front end for more distortion while keeping everything tight. Aside from that, it’s a kick-ass blues/rock overdrive. We’ll soon release a video featuring Jeff demonstrating how he uses the pedal and showing off his skill. I’m excited to be sending him a Buffer, Electroman and Apollo for testing to complete his touring pedal board. This dude will rock your socks off!

solid-gold-fx-stutterbox-3

Pedais & Efeitos: What is the best-selling pedal SolidGold FX? And what’s your favorite?

Greg: The best-selling pedals have been the Surf Rider/SuperSurf pedals, they sound great and they have done really well for us! It hard to pick my favorite as I really love all the pedals in the SGFX lineup, but I think my #1 would be the SuperDrive. I love what it does and it just sits perfectly in my setup.

Pedais & Efeitos: In your opinion, what is the major difference that the SolidGold FX can offer their customers. What differentiates them in the market?

Greg: Everyone kind of responds to this question vaguely in the same way, great tone & the world’s best customer service… I think what makes us unique are our designs, the features we incorporate in our effects, the general look and vibe of the pedals we build. I stand behind every single pedal that leaves my shop, and I take great pride in what we do. I test and sign every pedal before it’s packed and ready to ship. All our pedals are made right here in Canada; we use quality, full sized through-hole components, no cheap offshore surface mount manufacturing.
I’m pretty much connected to my email almost 24/7, I’m fast to respond and customer satisfaction is my number one priority. I want to make sure that you’re happy with our pedals and have a good experience with SolidGoldFX.

SuperDrive_Stock_5

Pedais & Efeitos: Brazil is an emerging market and grows increasingly. Your pedals still not arrived in Brazil. You sell directly here or have any plans for your pedals are here?

Greg: We definitely want to grow our brand in Brazil! As you said, it’s an emerging market and it seems to be growing very quickly! So yes, we are on the lookout for dealers and we are looking to work with up and coming bands and guitarists such as Kung Fu Johnny who will be releasing their first record in November to spread the word. In the meantime, we have many dealers who ship worldwide or we can sell direct.

Pedais & Efeitos: And what are your future projects with the SolidGold FX? Can you anticipate something, some exclusive news?

Greg: In the immediate future, we have a new Electroman and Surf Rider Deluxe expected to launch.

We spent quite a bit of time this year developing our tap tempo controller, so you can expect more pedal designs built around that chip. We have a tap tempo envelope filter, univibe and flanger in the works. Plans for a tap delay are in the works as well, and we’d like to expand our product line to include pedals designed specifically for bass.

Pedais & Efeitos: Greg, thanks for the interview! Want to leave a message for our readers?

Greg: I appreciate the opportunity. Check out our pedals, I hope you love them and we have more cool designs in the works! Rock on!

pee
pee

1 Comentário

  1. […] SolidGold FX(Já leu a nossa entrevista com eles?) apresentou as novas versões de dois dos seus pedais: Surf Rider e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *