Novidades Electro-Harmonix!
março 28, 2012
Novidades Earthquaker!
abril 2, 2012

Entrevista: Walczak

Como já falamos anteriormente, mais do que um site sobre Pedais, esse espaço é para falarmos do universo da guitarra(e baixo, e violão…). E além do mais, de que serviriam os pedais se não fossem as maravilhosas Guitarras e Baixos?

Então, decidimos entrevistar um fabricante Brasileiro que tem feito um trabalho bacana e mantido um contato bem próximo dos consumidores através de Redes Sociais: Walczak.

O Leandro(responsável e idealizador da marca) nos contou um pouco dos ideais, dificuldades e projetos futuros da Walczak. Confira o papo!

Leandro Walczak 1

Pedais & Efeitos: Leandro, como surgiu seu interesse por instrumentos musicais e especificamente por guitarras?

Leandro Walczak: O interesse surgiu ainda quando criança, no início dos anos 80, vendo pela TV a explosão de bandas que apareciam no Brasil e as novidades que aportavam por aqui vindas de fora, estas sim com modelos de guitarras que eram grandes novidades pra nós!

Pedais & Efeitos: Quando e como você construiu seu primeiro instrumento?

Leandro Walczak: Bem, comecei a trabalhar com instrumentos em 1991, mas a primeira guitarra que construí sozinho foi em 99 ou 2000, não lembro ao certo , mas hoje tenho ela guardada, comprei ela do seu dono original, na verdade troquei por outro instrumento! Leandro Walczak5

Pedais & Efeitos: A Walczak não é a sua primeira empresa. O que você trouxe das outras tentativas para a Walczak? O que tem feito de diferente?

Leandro Walczak: Realmente , tive outras empresas anteriormente, e trouxe tudo o que aconteceu, as coisas boas para continuar a evoluir e as ruins como lição de “como não se deve fazer”, e hoje temos um conceito próprio e nossa identidade. Com a divisão CUSTOM SHOP fazemos instrumentos diferentes todos os dias!

Pedais & Efeitos: Dá pra fabricar bons Instrumentos no Brasil e vender por preços justos, mesmo com todas as dificuldades de mercado e pesada carga tributária no nosso país?

Leandro Walczak: Esse é nosso alvo!!! E estamos conseguindo!!! A carga tributária é um fator que atrapalha, mas atrapalha mais é saber que ela é utilizada de maneira ruim pelos governos e cada um faz o que acha que é certo, alguns sonegam impostos, nós fazemos como manda o figurino, calculamos tudo de acordo e isso retorna para o próprio consumidor que faz seus comentários por aí, e a grande maioria retorna dizendo que nossos preços não são baratos e sim justos!

 

Pedais & Efeitos: Qual a guitarra mais bacana que você já fabricou?

Leandro Walczak: É difícil dizer, hoje estamos fazendo uma V-Rod cheia de modificações, logo será postado um vídeo dela, uma outra foi uma Double cutaway acústica que foi toda esculpida, as laterais, top e costas foram recortados e esculpidos em mogno , nada foi moldado como é de costume, foi bem legal de fazer!

Leandro Walczak6Pedais & Efeitos: E dentre os modelos fabricados hoje, qual o seu preferido?

Leandro Walczak: Dos modelos de linha, a V-Rod Classic pra mim é a que mais gosto! É toda em mogno com escala em ébano e top em maple canadense, o resultado é matador!

Pedais & Efeitos: Qual é o modelo campeão de vendas da Walczak?

Leandro Walczak: O resultado se divide com a V-Rod Studio e a Deluxe, ambas vendem muito bem!!!

Pedais & Efeitos: Se você tivesse que vender um instrumento da Walczak citando apenas o principal diferencial competitivo da marca. Qual seria?

Leandro Walczak: Se nesse caso eu sou o vendedor, primeiro de tudo teria que analisar o perfil do cliente, se ele for do tipo “calculadora financeira”eu diria que o diferencial é o custo-benefício , se for do tipo “músico da noite”diria que é a tocabilidade e solidez da construção, mas se fosse do tipo “precavido com o que compra”eu apontaria para a garantia Lifetime que garante o instrumento para toda a vida!!

Pedais & Efeitos: Vocês tem se notabilizado por uma intensa atuação nas redes sociais com interação e promoções para os clientes. Esse é o caminho? Quais tem sido os resultados dessas ações?

Leandro Walczak: Sim , este é o caminho, afinal quem movimenta o mercado não é um gerente de compras que se esconde atrás de uma mesa de vidro em uma sala com ar-condicionado, quem faz as coisas acontecerem é o consumidor , que quase nunca encontra por aí o tratamento que merece, e olha que há 20 anos atrás isso não era assim, o mercado mudou, mas infelizmente neste ponto para muito pior. Nossos resultados são ótimos, nosso trabalho é reconhecido e respeitado porque reconhecemos e respeitamos quem merece, o músico!

 

Pedais & Efeitos: Vocês devem receber diversos pedidos de Endorsment. A Walczak tem uma política para parceria com músicos? Como funciona?

Leandro Walczak: Recebemos estes pedidos diariamente. Esta relação é sempre uma relação de troca sendo os fatores equilibrados entre o que o músico pode oferecer para a empresa e o que a empresa pode oferecer ao músico, pena que muitos músicos ainda pensam apenas em ganhar um instrumento, mas isso está mudando, imagina o inverso, se fossemos uma casa de shows e começássemos a ligar para os músicos pedindo para que eles se apresentassem em nossa casa e em troca daríamos a divulgação, esta situação acontece e muito com muitos músicos e é motivo de revolta entre eles, mas muitos na hora de pedir um apoio se posicionam igualzinho para a empresa que eles contactam, apoiamos muitos músicos , oferecendo descontos, e as vezes até mesmo fornecendo instrumentos, mas nunca é de graça, o músico sempre trabalha em conjunto conosco e quando existe equilíbrio, funciona para os dois lados!

Leandro Walczak 2

Pedais & Efeitos: Como funciona o Custom Shop da Walczak? É possível fazer um instrumento 100% personalizado?

Leandro Walczak: O Custom Shop surgiu há quase dois anos e é hoje sucesso entre todos os seus clientes, indiscutivelmente todos estão plenamente satisfeitos , e isso é palavra deles, temos e-mails com considerações de todos e muitos se tornaram amigos pessoais após suas aquisições, é possível personalizar tudo, mas algumas coisas não são viáveis, como algumas pinturas e replicas de guitarras famosas por exemplo, mas como a variação é muito grande , sempre digo para as pessoas fazerem a cotação pelo sistema de pedidos do nosso site, que é uma ferramenta muito interessante para quem conhece pouco sobre construção (http://www.walczak.com.br/custom-shop) ou mandarem um e-mail para o customshop@walczak.com.br com aquilo que elas querem, aí podemos estudar cada caso e desenvolver o instrumento em conjunto com o músico.

Pedais & Efeitos: Quais os planos e novidades para o futuro?

Leandro Walczak: Vamos disponibilizar alguns modelos para iniciantes de qualidade ( nada de guitarra chinesa feita de papelão com serragem e bandeja de bolo que vem com faca de plástico de brinde!!! Haha) e teremos novidades em acessórios e contra-baixos, sem contar um canal ainda maior de vendas para o músico! Leandro Walczak3


“Ahh, não contem para ninguém” Haha, mas estamos preparando uma novidade em nosso canal do Youtube que vai mostrar como nasce um modelo Custom Shop, vai desde a chegada na minha mão até quando o cliente recebe, vai ser demais!

 

Pedais & Efeitos: Agora o espaço é seu. Deixe uma mensagem para os leitores do Pedais & Efeitos:

Leandro Walczak: Atenção músicos e leitores, sejam exigentes , inclusive conosco!!! Aumentem seu senso crítico e pesquisem muito antes de adquirir um instrumento, não se deixem enrolar por propagandas que brilham no escuro que vem com fotos de divindades da música que quase nunca usam o instrumento que querem te vender ou te dizem que ele é feito de ouro por mãos de fada e quando você vai ver é feito de sobras de construção civil com palito de sorvete e cola! Se depois de tudo isso optarem por um de nossos instrumentos é sinal que atingimos nosso alvo!
Agradeço ao espaço da entrevista e espero que logo venham outras!

pee
pee

8 Comentários

  1. Jorge Leandro disse:

    Adquiri recentemente uma v-rod classic, e estou impressionado, já tive guitarras de diversas marcas, fabricadas na corea e algumas chinesas, e digo-lhes, nenhume delas tem madeira de qualidade de nível da Walczak, e muito menos top de maple verdadeiro e na quantidade generosa que a Walczak põe em suas guitarras. Nunca tive em minhas mãos antes guitarra que chegasse a 60% da minha v-rod classic. Walczak é a melhor do Brasil sem dúvidas e chega junto nas gringas com certeza.

  2. Olá André Lima

    Por favor continue falando com o responsável pela área de vendas, muito em breve ele lhe dará a sua resposta ao seu problema. Canais de terceiros como esse não configura o melhor caminho para resolução de problemas de qualquer espécie.

    Obrigado.

    Leandro Walczak

  3. André Lima disse:

    Leandro. Gostaria de seu contato pessoal (email), pois estou adquirindo um classic five e um discovery, mas estou com problemas com sua equipe. aguardo seu retorno.
    obrigado

  4. Joaquim disse:

    Pessoal, sou guitarrista há mais de 25 anos, acompanhei todo o processo de evolução dos instrumentos no Brasil, posso afirmar com propriedade e conhecimento de causa que hoje a walczak não deve nada as guitarras tops americanas, estou falando das americanas, não as segunda linha asiáticas, nessas a walczak dá um banho, façam o teste, toquem em um instrumento walczak e comprove a qualidadee diferença.

  5. sergio disse:

    caras…orçei uma strato com eles esses dias….com as madeiras que eu queria e posso dizer…..curti o preço final….realmente justo.

  6. Olá Guilherme

    A ASW foi há mais de 8 anos uma empresa em que eu era um dos Luthiers associados.

    A Walczak é um projeto diferente, com parceiros, luthiers e produtos distintos, a única coisa que as liga é a minha pessoa, mas são empresas distintas.

    Abs!

    Leandro Walczak

  7. guilherme disse:

    a walczak é a antiga ASW?

  8. Rodrigo disse:

    Eu tenho o prazer de ter duas guitarras Walczak, e posso dizer que tudo que o Leandro disse é verdade e atestado todo dia pelos meus dedos.

    Em um época de produtos chineses bem pitados mas com madeiras bizarras, a Walczak trás para nós uma realidade comum só para os gringos.

    E estão lá prontos para levar tapa na cara se preciso, isso é demais.

    Parabéns Walczak e ao site por dar esse espaço ao talento nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *