Review: Airborn Analog Flanger Krozz Devices

Seabee Harmochorus
15 de março de 2023
Hellbender “Lead Mod”
17 de março de 2023
Seabee Harmochorus
15 de março de 2023
Hellbender “Lead Mod”
17 de março de 2023

Review: Airborn Analog Flanger Krozz Devices

Acabamento/Construção/Embalagem

É muito bom ver a evolução de um fabricante que eu acompanho desde o início. Desde o Krakenheart a Krozz Devices vem superando as expectativas dos seus clientes com projetos interessantes e muito bem executados. O Airborn é mais uma prova disso! Com seu acabamento nas cores verde e dourado e uma arte remetendo a uma turbina, o pedal apresenta um visual chamativo e diferenciado. A pintura está impecável em todo o pedal, com o nome do modelo na parte de trás da caixa e a logo do fabricante em uma das laterais. Eu achei que teria alguma dificuldade em diferenciar o nome dos controles ã distância pela combinação das cores escolhidas, mas foi relativamente tranquilo (com exceção dos nomes dos footswitches, pelo tamanho da fonte e pela minha miopia).

A construção mantém o ótimo padrão que vem sendo estabelecido pela marca. A placa é muito bem montada e organizada, utilizando bons componentes. A caixa é um pouco maior do que as que vinham sendo utilizadas pela Krozz, mas é totalmente justificado pela quantidade de controles e os dois footswitches do pedal. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Airborn deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria.

A Krozz recentemente atualizou as suas embalagens, tornando-as ainda mais condizentes com os pedais que tem fabricado. A minha ainda vaio no padrão antigo, mas pelo que eu vi de imagens, as novas estão num ótimo padrão de qualidade. O manual do Airborn está muito bem escrito e diagramado, deixando claro o funcionamento do pedal e esclarecendo tudo sobre o pedal para que o usuário possa explorá-lo em sua totalidade. Ainda acompanha o pedal uma palheta do fabricante.

Timbres

O Airborn é um flanger analógico com os famosos BBD’s (Bucket Brigades). Só essa informação já tem o poder de deixar muita gente ouriçada, já que existe toda uma mítica envolvendo esses componentes. Se você nunca teve ou nunca tocou num flanger, ele é um efeito reconhecido por oferecer texturas carregadas de movimento e filtros que podem oferecer uma grande variação de possibilidades e tudo isso (e mais) você vai encontrar nesse pedal.

Os flangers normalmente são efeitos mais reconhecidos pelos seus sons mais extremos, como no caso do Jet Flanger (aquele efeito que parece uma turbina de avião), que foi imortalizado pelo inesquecível Eddie Van Halen. Flanger é a minha modulação favorita para usar com timbres mais pesados, por sua característica mais “vocálica”. E ele funciona muito bem com pedais de distorção para riffs pesados ou solos repletos de psicodelia. Só por esse som (JET) o pedal já valeria a pena, mas como eu citei anteriormente, o Airborn vai muito além disso. Essa característica mais vocal no flanger é algo que eu sempre gostei e utilizei muito e no pedal da Krozz isso pode ser ressaltado através do switch “+/-“onde é possível selecionar entre feedback positivo e negativo. Na posição “-“, há uma inversão de fase no feedback, tornando o efeito mais “oco”, tornando essa característica vocal ainda mais acentuada. É uma sonoridade muito específica e muito divertida de se aplicar em riffs ou solos.

Você também pode conseguir timbres mais suaves no Airborn, que vão oferecer sonoridades com um ótimo movimento e soando bem diferentes de outras modulações como chorus ou phaser. Para isso será necessário dosar os controles de range e rate, tornando o efeito um pouco mais contido, mas não menos expressivo. Outra característica muito comum em pedais de flangers é o fato deles soarem um pouco estridentes, o que pode ser atenuado no Airborn através do knob Oxidation. São tantas possibilidades sonoras que você consegue extrair desse pedal que é fácil se perder no tempo enquanto realiza suas explorações sonoras. Ele funcionou muito bem em diferentes guitarras e é o tipo de pedal que trás uma personalidade muito forte ao seu som. E ainda dá pra dar uma viajada legal com o segundo footswitch “hold”, levando o pedal a sua aceleração máxima!

O Airborn foi um dos melhores pedais lançados em 2022 e certamente é um dos melhores pedais de flanger disponíveis no mercado mundial. Com personalidade e versatilidade, ele pode exercer o papel de principal modulação de qualquer setup, cobrindo diversos estilos. Se você não gostava de flanger ou nunca tinha dado uma chance ao efeito, chegou a hora! O Airborn veio para alçar vôos estratosféricos e está conquistando o mundo!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Não se intimide pela quantidade de controles do Airborn. Apesar de poder parecer um pouco intimidador para alguns, os controles são simples e bem didáticos fazendo com que o músico, com um pouco de atenção e disciplina possa domar o pedal tranquilamente e explorar tudo o que ele tem a oferecer!

Regulagem Favorita

Level: 1:00h

Oxidation: 10:30h

Range: 12:00h

Feedback: 1:00h

Rate: 09:00h

“+/-:  –

 

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *