Review: ARP-87 Walrus Audio

True Spring Reverb
25 de outubro de 2018
Immerse MKII
29 de outubro de 2018
True Spring Reverb
25 de outubro de 2018
Immerse MKII
29 de outubro de 2018

Review: ARP-87 Walrus Audio

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Desde o seu surgimento no mercado, a Walrus Audio é conhecida por seus ótimos acabamentos em seus produtos. Existe uma preocupação visual do fabricante com os seus pedais e isso transparece a cada novo lançamento. o ARP-87 segue o mesmo padrão de excelência do fabricante. A arte é muito bonita, com um tema espacial que combina muito bem com a proposta sonora do pedal. A pintura e os knobs são de excelente qualidade.

A construção também segue o mesmo (alto) padrão da empresa. A placa é muito bem montada com componentes e fios muito bem organizados e soldados. Os jacks para entrada e saída de aúdio assim como a entreda para fonte de alimentação, ficam na “frente” do pedal. O footswitch é do tipo “soft” e não tem alquele clique na hora do acionamento e o pedal pode ser alimentado apenas através de fonte (9v, padrão Boss). Em uma das laterias do pedal existe uma entrada para a utilização de um tap tempo externo, caso seja desejo do músico. Meu únicos “senões” para a construção do ARP-87 ficam para os controles de ratio e program, que na minha humilde opinião, deveriam possuir um “click” para indicar a mudança de parâmetro. Isso facilitaria a utilização, evitando mudanças acidentais de configurações. E para aproximidade dos footswitches de acionamento do pedal e do tap. É um ganha/perde, já que o pedal fica bem compacto, num ótimo tamanho para pedalboards, mas a proximidade dos footswitches, na hora do vamo ver pode incomodar. Quem tem o pé maio então precisa de cuidado redobrado para não desligar o pedal quando for acionar o tap.

A embalagem é muito bonita, toda na cor preta com a logo do fabricante estampada em todos os lado. Acompanham o pedal adesivo, palheta, pézinhos de borracha e um manual muito bem ilustrado, explicando em detalhes o funcionamento do pedal. E usaram apenas uma folha para isso. Muito legal!

 

Timbres

O ARP-87  é um delay compacto e cheio de recursos, com uma grande quantidade de timbres de delay que certamente vão te inspirar. Ele quatro algoritmos principais: digital, analógico, lo-fi e Slap back, com isso ele pode cobrir um terreno bem vasto no mundo dos ecos e repetições. O que é legal é que os 4 algorítimos soam bem distintos mas ao mesmo tempo você não precisa alterar completamente as configurações na mudança de um para outro.

O modo de delay digital possui repetições cristalinas, perfeitas para riffs rítmicos. Nâo é dos digitais delays mais brilhantes mesmo nas configurações mais altas no controle de tonalidade. Mas ele soa incrivelmente bem e dá para criar bastante coisa com ele, especialmente ao adicionarmos modulação. O algorítimo analógico vai proporcionar aquelas repetições quentes e que vão se degradando com o passar das repetições. Provavelmente não serão as repetiçõies mais escuras que você já ouviu, o que por um lado é interessante, já que as repetições ficam mais acomodadas dentro da mix, sem correr tanto o risco de embolar tudo. Também é bastante divertido adicionar modulações aqui (através do controle X). Eucreio que esse modo analógico será perfeito para quem está acostumado apenas com delays digitais e quer dar uma variada, disposto a explorar as sonoridades e segredos dos bucket brigade.

Mas se você procura algo diferente e/ou sonoridades distintas, pode se dar por satisfeito. O modo Lo-Fi pode oferecer aquilo que você procura. Eu diria que é o algorítimo com mais personalidade no ARP-87. Aqui você pode encontrar sonoridades bem interessantes com as repetições prolongadas e longos delays. Aqui, o controle X trabalha adicionando um filtro ao efeito, oque pode ajustar a faixa de freqûencia para como se você estivesse ouvindo uma rádio AM ou um televisor antigo.  E quando você acrescenta um reverb em conjunto com o ARP nessa configuração, a viagem é garantida! O modo slap back vai oferecer aquela sonoridade clássica para quem curte chicken pickin. Mas você ainda consegue arrancar algumas boas surpresas dele quando utilizado em conjunto com o controle de subdivisões de tempo.

Se você curte delays, certamente vai adorar o ARP-87. Ele é compacto e soa muito bem em todas as suas configurações. Utilizei-o tanto sozinho no board como em conjunto com outros delays e sempre funcionou muito bem. O modo Lo-Fi proporcionou um das sonoridades mais legais que eu já utilizei em delays e mesmo que não se aplique a todas as músicas de um repertório, basta girar um knob que você já tem outras sonoridades à disposição. Baita produto da Walrus!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar dos 6 knobs, o ARP-87 não é dos mais difíceis de se utilizar. A maioria dos controles é auto-explicativa e caberá ao usuário entender como funciona a interação entre eles. O controle X oferece a mesma função em 3 dos 4 modos e o controle dampen trabalha como um controle de tonalidade. A curva de aprendizado é bem rápida e as possibilidades de ótimos timbres são inúmeras! Boa viagem sonora!

 

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Dampen: 12:00h

Repeats: 13:00h

Ratio: 11:00h

X: 09:00h

Program: 07:00h

1 Comment

  1. Junior disse:

    Que delay ESPETACULAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *