Review: Classic Overdrive Effectzone Pedals

10 pedais fabricados no Brasil que você precisa conhecer! (Parte 2)
20 de abril de 2020
Compadre
28 de abril de 2020
10 pedais fabricados no Brasil que você precisa conhecer! (Parte 2)
20 de abril de 2020
Compadre
28 de abril de 2020

Review: Classic Overdrive Effectzone Pedals

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O acabamento dos pedais da Effect Zone é simples mais bem eficiente. Nessa versão do Classic Overdrive (a mais recente mudou as cores) o fabricante optou pela cor verde (imagino eu que fazendo uma referência ao projeto original) com uma arte da  silhueta do lendário SRV. É uma arte simples mas muito bem executada. Meu único “senão” vai para o fato da arte se confundir com os nomes dos controles, mas como é um pedal simples, não é nada que traga algum prejuízo.

A construção interna é bem feita, com a placa bem montada e soldada. O fabricante utiliza bons componentes na montagem do pedal, o que passa mais segurança de um bom resultado final. As entradas para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal, assim como a entrada para alimentação (9v, centro negativo) que fica logo abaixo do jack para entrada do áudio. Eu perticularmente não gosto desse posicionamento, já que trás algumas limitações.

A embalagem da Effect Zone é mais um exemplo do cuidado do fabricante com o produto. O pedal vem acondicionado numa caixa de madeira, com a logo do fabricante gravada na parte superior e toda forrada na parte inferior. Eu só senti falta de um manual, mesmo que simples, com uma apresentação do pedal e do próprio fabricante.

Timbres

A missão dos fabricantes nem sempre é apresentar equipamentos que vão revolucionar a indústria. É óbvio que precisamos disso, em diferentes níveis, mas também precisamos de produtos que sejam simples e eficientes. E o Classic Overdrive se encaixa nessa categoria. Sem a pretensão de querer reinventar a roda, o fabricante oferece um overdrive útil para diversas situações. A chave de clipagem adicionada no projeto é muito bem vinda, oferecendo mais ou menos compressão/volume de acordo com sua posição. O modo Hot é mais nervoso, com um pouco mais de ganho e volume, enquanto o modo vintage mantém as coisas na área do TS mais tradicional.

Se você já conhece as sonoridades que um Bom TS pode proporcionar, o Classic Overdrive não vai apresentar nenhuma novidade para você. Se o seu repertório incluir Pop, Blues, Rock, esse é um pedal que vai se encaixar perfeitamente na proposta, ainda mais com a (bem vinda) adição de uma chave de clipagem, que acrescenta ainda mais versatilidade e opções de sonoridade. O alcance do controle de ganho é bem satisfatório, proporcionando ao músico opções para diferentes estilos e/ou funções do pedal dentro do pedalboard. O Classic Overdrive pode trabalhar bem tanto como overdrive de primeiro estágio como na função de segundo estágio. O controle de tonalidade não é dos mais amplos do universo (assim como o do TS original) mas os médios do pedal vão ser úteis para ajudar você a se destacar dentro de qualquer mix.

O Classic Overdrive é um pedal competente que vai ser útil na maioria dos pedalboards, oferecendo um timbre conhecido, com uma dose extra de versatilidade. É o tipo de overdrive que é um tiro certo para quem procura algo prático, com boa sonoridade e que não custe uma fortuna.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Se trata de um pedal simples e super fácil de usar. A novidade é a chave Hot/Vintage, que muda um pouco a característica do overdrive, mas que facilmente se encontra a melhor regulagem para utilização e adequação ao seu setup.

Regulagem Favorita

Volume: 13:00h

Tone:  11:00h

Gain: 10:00h

Switch: Vintage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *