
Tumnus Overdrive
4 de novembro de 2015
Pedalboard: Richie Kotzen
6 de novembro de 2015Review: DOD Bifet Boost 410

Acabamento/Construção/Embalagem
O Acabamento do Bifet Boost 410 é bem legal. A pintura é um black sparkle muito bonito e bem feito. Os knobs grandes ficam ótimos e combinam perfeitamente em toda a estética do pedal.
Todos os modelos da “nova DOD” são fabricados na China. Mas antes que você torça o nariz eu informo que a construção tem um nível de qualidade altíssimo. A placa é muito bem construída e os componentes utilizados são de ótima qualidade. Os jacks de cabo ficam nas laterais do pedal e o jack de alimentação fica na parte superior do pedal. O 410 pode ser alimentado por fonte ou bateria 9v.
A embalagem é simples, com uma caixa de papelão na cor “madeira” e com o logo da DOD impresso. Acompanham o pedal um certificado de garantia e um adesivo da DOD.
O Bifet Boost 410 é True By-Pass e possui led indicador.
Timbres
Diferentemente de alguns outros modelos de mercado, o Bifet Boost 410 foi projetado para oferecer ao usuário a possibilidade de modificar o seu timbre através dos seus recursos. São dois knobs e um switch.
O controle de volume pode oferecer uma acréscimo de até 20dB ao sinal, o que é suficiente para empurrar um amplificador valvulado de baixa potência do clean para o crunch. Mas isso pode ser dosado no controle de volume do pedal.
O knob de tone é que trás uma versatilidade e possibilidades bem interessantes a esse modelo. Na prática ele pode se tornar um EQ, destacando ou reduzindo frequências que você desejar. No review do OD/Preamp, eu comentei que o pedal em algumas situações tem um timbre um pouco áspero, com agudos cortantes demais. Com o 410 eu consegui minimizar esse aspecto, setando o controle de tone mais fechado e empurrando o Overdrive. deixando o timbre mais equilibrado. Essa mesma situação se aplica a amplificadores e guitarras, que você pode adequar, acrescentando um pouco mais de graves ou agudos de acordo com a regulagem selecionada. Mas cuidado com a quantidade de volume somada a quantidade de ganho no Overdrive. Pode ser que as coisas fiquem um pouco “emboladas”. Eu tentei demonstrar isso no vídeo quando somo o 410 ao Overdrive/Preamp 250.
Eu me peguei deixando o 410 ligado em boa parte das gigs que fiz, seja utilizando a guitarra limpa ou com drive. As frequências que ele trás a tona são muito bacanas e vão ajudá-lo a se destacar na mix. O difícil vai ser desligar esse pedal!
Você também pode utilizá-lo como buffer, especialmente se tiver uma cadeia longa de pedais. Nessa função ele vai ajudá-lo a repor parte do sinal perdido entre cabos e pedais.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Os controles do 410 são bem simples e fáceis de usar. Os controles interagem bem entre si e no setup como um todo. O fato do modelo poder ser usado tanto com o Buffer, como como Booster, ajuda a ampliar a utilidade dele dentro do board.
Regulagem Favorita
Level: 13:00h
Tone: 11:00h
Buffer: Off