Review: Major Overdrive Animals Pedal

Utto v.2
14 de julho de 2022
Design-A-Drive
18 de julho de 2022
Utto v.2
14 de julho de 2022
Design-A-Drive
18 de julho de 2022

Review: Major Overdrive Animals Pedal

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A Animals Pedal possui um acabamento bem característico em seus pedais, com arte envolvendo animais (nada mais coerente, levando em consideração o nome da empresa), especialmente ursos. No Major Overdrive isso se mantém, numa combinação não muito usual de cores. Esse modelo é da primeira leva da empresa que é diferente da arte atual. Nessa versão o pedal é pintado na cor marrom, com as inscrições em amarelo. O modelo atual produzido pela empresa tem o visual mais “sóbrio”.

A construção é bem eficiente, com uma placa com poucos componentes mas muito bem montada e organizada. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação, que fica localizada um pouco abaixo do jack para entrada de áudio. O pedal pode ser utilizado com fonte padrão (centro negativo, 9v) ou bateria. O Major overdrive é true bypass.

A embalagem é super simples, numa caixa branco, adesivada em apenas uma das laterais. Dentro, acompanham o pedal pézinhos de borracha e um manual em japonês que, por razões óbvias, não me foi muito útil. Para uma empresa que pretende vender em outros mercados, caberia ao menos um manual em inglês. Lembrando que essa minha versão é das primeiras e podem ter ocorrido alterações nas versões mais recentes.

Timbres

Os pedais baseados na sonoridade dos amplificadores Marshall vem se tornando cada vez mais comuns no mercado com diversas opções disponíveis. O Major Overdrive faz parte desse contexto como uma opção simples com uma sonoridade competente para quem procura pedais com essas características. Mesmo com poucos controles ele entrega boas sonoridades e pode ser utilizado de diferentes formas de acordo com a necessidade do músico.

O Major Overdrive possui apenas o controle de tone para comandar a equalização do pedal. Óbvio que de certa maneira é limitante ter apenas um controle de tone para todas as frequências( eu mesmo prefiro quando o pedal oferece mais possibilidades de eq), mas dá para dizer que aqui o controle de tone faz um trabalho bem competente, oferecendo um range interessante entre as frequências agudas e graves. Fui capaz de usar guitarras com single-coils e humbuckers sem sentir falta de frequências importantes ajustando o controle de tonalidade a cada necessidade. É claro que ele naturalmente tem uma sonoridade mais “ardida”, que é uma característica do tipo de sonoridade que ele oferece, mas nada que incomode ou que não seja possível controlar com o controle de tone.

Em termos de ganho ele pode ser classificado como um overdrive de médio ganho, que pode ser utilizado tanto como drive de primeiro como de segundo estágio, flertando com uma distorção. Para primeiro estágio é preciso reduzir o ganho praticamente a zero e talvez trabalhar com o volume do instrumento, mas funciona. O território onde ele se sair melhor é na função de drive de segundo estágio, funcionando tanto para bases mais pesadas como para solos, oferecendo bastante sustain e um timbre bem cortante com agudos e médios em destaque. Foi nessa função que eu mais utilizei o Major Overdrive e, para o meu gosto, onde ele entregou os melhores resultados. Como ele limpa relativamente bem com o controle de volume do instrumento.

O Major Overdrive é um pedal simples que entrega um timbre bem legal que pode ser bem útil para quem toca rock em suas mais diversas vertentes. É um pedal que é fácil de se encaixar e suprir diferentes necessidades, sem deixar de lado o seu “DNA Marshall”. É um bom overdrive que vai agradar quem procura um pedal que tenha um timbre pronto, sem precisar de muitos ajustes para encontrar bons sons.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Não dá pra pedir algo mais simples que o Major. Ele é simples de se usar com os controles básicos de qualquer overdrive, o que torna o pedal muito intuitivo. Simples e dá para usar com diferentes guitarras, bastando adequar o controle de tone ao instrumento e a quantidade de ganho desejada. É plugar e sair tocando.

Regulagem Favorita

Volume: 1:00h

Tone: 12:00h

Gain: 1:00h

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *