Review: Palisades Earthquaker Devices

Clearcomp 1078
9 de junho de 2022
Lore Reverse Soundscape Generator
13 de junho de 2022
Clearcomp 1078
9 de junho de 2022
Lore Reverse Soundscape Generator
13 de junho de 2022

Review: Palisades Earthquaker Devices

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Os pedais da Earthquaker Devices já são bem conhecidos no mercado pelas artes diferenciadas em seus pedais. A arte do Palisades não foge a regra, apesar de não ser das mais chamativas da empresa. As cores preta e branca formam um contraste bem legal e o fato da arte ser bem dividida e mais forcada na parte de baixo do pedal, facilita a visualização dos controles. A escolha dos knobs brancos com um detalhe prata na parte superior conferiu ao pedal um visual bem classudo. A pintura é muito bem feita sem nenhuma falha aparente.

 

O Palisades é bem grande para os “padrões atuais” e possui muitos knobs e chaves. A placa é muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal (dependendo do ponto de vista, é claro) assim como a entrada para a fonte de alimentação. O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. O foot Activate é true bypass e o Gain B e Boost são do tipo soft switching.

A Embalagem do fabricante é super colorida, identificando imediatamente que se trata de um pedal da EQD. Dentro da caixa o pedal vem muito bem embalado num saquinho de pano e acompanham o pedal adesivo e palheta. O manual é simples mais muito bem escrito, explicando a função e as opções de cada controle no pedal.

Timbres

O TS-808 é um dos pedais mais icônicos da indústria dos pedais. Isso é um fato. Mas depois de tantas versões, adaptações e réplicas, será que dá para extrair alguma nova abordagem desse tipo de circuito? A EQD mostrou que sim. A melhor maneira de definir o Palisades seria como um canivete suiço. É um overdrive que pode cumprir diferentes e múltiplas funções dentro do pedalboard, com timbres bem competentes e de maneira relativamente simples.

Para resumir muito o Palisades é um overdrive de dois canais com um booster integrado. Os dois canais tem controles de ganho independentes e compartilham os controles de volume e tone e o booster só funciona com um dos dois canais do overdrive estão ativados (o que pra mim é um ponto negativo no pedal). O knob bandwidth é responsável por 5 estágios que vão influenciar na tonalidade e ganho do pedal, sendo na posição 1 um timbre mais magro com pouco ganho e na posição 5, um timbre bem gordo com bastante ganho. O controle voice oferece 6 diferentes tipos de clipagem: Sem diodos, LED, Mosfet, Silício Assimétrica, Silício Simétrica e Schottky. Cada um com uma característica sonora distinta. Esses dois controles são o coração do pedal e oferecem combinações muito interessantes e musicais. O difícil é escolher apenas uma…

Com tantos recursos dá para utilizar tranquilamente o Palisades como único pedal de saturação no pedalboard. Eu fiz isso várias vezes e funcionou muito bem. Você pode configurar os dois controles de ganho para ter um overdrive de primeiro estágio, um overdrive de segundo estágio e o booster para solos. Se você quiser uma sonoridade mais próxima a do clássico 808 opte pela posição 4 no knob voice. Para um timbre mais aberto e com menos ganho, a posição 1 do voice é a mais indicada. E dá pra flertar até com umas sonoridades mais “fuzzy” utilizando o controle voice na posição 6 e o controle bandwidth nas posições 4 ou 5. Mesmo se você não for um amante dos “screamers”, certamente vai encontrar timbres que lhe agradem e que fujam desse tipo de sonoridade mais característica (que você também encontra no pedal). O booster é muito útil mas é preciso regular bem os dois estágios de ganho dos overdrives (que influenciam no volume final) para que ao acioná-los as coisas não fujam do controle.

O Palisades é um dos pedais de overdrive mais versáteis que eu já testei. São tantas boas opções que fica fácil de utilizar o pedal em diversas situações e de utilizá-lo cumprindo diferentes funções. Seja para primeiro ou segundo estágio, ou até flertando com sonoridades mais agressivas. É um pedal para explorar por muito tempo e acredite, quanto mais você explorá-lo, mas sons bacanas vai encontrar. Se você está a procura de um drive que te entregue uma grande variedade de timbres, pode ter encontrado o pedal certo. Imagina ter ótimos timbres de drive de primeiro e segundo estágio, boost e ainda economizar espaço na fonte e com cabos!? Parece difícil de acreditar, certo? Mas o Palisades entrega um ótimo resultado e é uma ótima opção para quem quer versatilidade e praticidade.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Eu sei que é fácil de se impressionar ou até se assustar com a quantidade de controles do Palisades. Mas mesmo com tantos controles, ele é um pedal de simples de operar. É claro que tantas opções demandam um tempo considerável para explorar todas as opções que o pedal tem a oferecer e extrair dele o melhor para o timbre de cada músico, mas em termos de utilização, não existem muitos segredos. Mas não pare no primeiro bom timbre que você achar. Explore o pedal a fundo para entender tudo o que ele pode lhe oferecer. Certamente o resultado vai ser bem legal!

 

Regulagem Favorita

Voice: 3

Boost: 11:00h

Volume: 12:00h

Tone: 1:00h

Bandwidth: 4

Gain A: 09:30h

Gain B:  12:00h

Buffer: Off

Normal/Bright: Normal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *