Review: Tonal Recall Chase Bliss Audio

Midphoria
13 de julho de 2017
BanTamP Atomic
16 de julho de 2017
Midphoria
13 de julho de 2017
BanTamP Atomic
16 de julho de 2017

Review: Tonal Recall Chase Bliss Audio

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro  pedal da Chase Bliss Audio que analisamos e a primeira impressão não poderia ser melhor. O acabamento do Tonal Recall é primoroso! A pintura (com um bonito cromado), acabamento, knobs na cor azul, tudo é de muito bom gosto e de excelente qualidade. O padrão atingido pelo fabricante é de impressionar.

A construção é extremamente robusta e de muita qualidade. Componentes, soldas, tudo de ótima qualidade. São seis knobs, dois footswitches, três switches e 16 mini dip switches! Tudo muito bem organizado e funcional. O Tonal Recall pode ser alimentado por fonte 9v. (Centro negativo, padrão Boss).

A Embalagem acompanha a excelência dos demais quesitos e acrescenta à experiência com a marca. O pedal vem numa linda caixa de madeira, envolto num bag e dentro acompanham manual (bem didático), certificado de garantia e adesivo do fabricante. Excelência em tudo!

Timbres

O grande mérito do Tonal Recall é possibilitar a união das clássicas sonoridades analógicas com a praticidade do mundo digital. E quando eu falo de sonoridade analógicas, estou me referindo ao real deal, aqueles timbres cheios, quentes e escuros (que podem ser amenizados graças a um utilíssimo controle de tonalidade presente no pedal). A seção de modulação vai oferecer uma enorme gama de timbres, desde sonoridades suaves a um vibrato riquíssimo. E se você utilizar um controlador midi com o pedal, pode armazenar diversos presets…

Um dos controles mais divertidos do Tonal Recall é o switch SLB, onde você pode trabalhar separadamente ou mesclar dois chips de delay, um para sonoridades curtas e outro para sonoridades longas. Dá para conseguir uma infinidade de possibilidades com a quantidade de controles disponíveis no modelo. Outra função divertida é o hold que fica no footswitch tap. Ao mantê-lo pressionado, você vai criar aquela auto-oscilação caótica…

Outro detalhe é o nível de ruído praticamente zero. Quando ajustado no tempo máximo você escuta um mínimo ruído (mínimo mesmo) que é absolutamente imperceptível num contexto de banda. Se você curte aquela onda de ambient music, vai se esbaldar no Tonal Recall. Os controles de modulação em conjuntos com as repetições e a função hold vão oferecer viagens sonoras incríveis…

Praticamente não há nada que o Tonal Recall não possa fazer. São diversas opções e possibilidades que vão agradar a quem curte pedais de delay. A única coisa que se pode apontar como ausente nesse modelo é uma saída estéreo. Mas se para você não é um recurso essencial, esse pedal é uma excepcional pedida. E mesmo que seja, continua sendo.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A quantidade de controles do Tonal Recall assusta, e isso é um fato. Mas é possível usufruir bastante do pedal sem ter fazer um curso na NASA. A primeira dica que eu daria é: Esqueça os 16 dip switches, pelo menos no começo. O pedal tem recursos suficientes para se explorar antes de você começar a se lembrar deles. E os controles “normais” são bem acessíveis. Tone, Mix, Time e Regen (repetições).

Os controles da modulação também são bastante conhecidos: Depht e Rate. E os três switches podem ser ajustados a gosto de freguês. Depois de um tempo você vai perceber que o “bicho é mais manso” do que você imaginava. E aí, você vai se sentir capaz de explorar as outras dezenas de opções que o Tonal Recall oferece!

Regulagem Favorita

Tone: 2:00h

Mix: 3:00h

Time: 1:00h

Regen: 1:00h

Rate: 10:00h

Depth: 10:00h

SLB: B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *