Review: Silverado Trefílio Pedais

EB-10 Preamp
outubro 1, 2019
Range Booster
outubro 3, 2019

Review: Silverado Trefílio Pedais

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal da Trefílio Pedais que tenho a oportunidade de avaliar. A empresa tem por característica oferecer um acabamento bem “cru” ao seus pedais com as artes gravadas ou impressas diretamente na caixa, sem pintura. E é uma solução bem interessante que ofereceu aos pedais do fabricante uma identidade própria. No caso do Silverado, a arte e a escolha dos knobs remetem a imagem de um amplificador e casa muito bem com a proposta do pedal.

A construção do pedal é completamente feita à mão. A placa possui os componentes bem selecionados e não percebi excessos de cola ou solda. Eu só achei que a placa poderia estar melhor fixada ao pedal para impedir algum dano. Mas é uma observação mínima. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação (centro negativo, 9v) fica na parte “da frente” do pedal. Outro detalhe é que o pedal é True Bypass.

A embalagem é bem simples. O pedal vem numa caixa com a logo do fabricante e apenas isso. Eu creio que especialmente no caso do Silverado, que se trata de um pedal que foge do comum, um manual seria bem interessante, explicando ao usuário o que esperar do pedal e até sugerindo regulagens para situações específicas.

Timbres

O Silverado é baseado no amplificador Silvertone 1484, um amplificador fabricado na década de 1960 que veio fazer sucesso muitos anos depois de ter sido lançado. É o primeiro pedal baseado nesse amplificador lançado no país e para quem busca um pedal cuja sonoridade saia do óbvio pode ser uma opção bem interessante. Ele pode ser utilizado como um booster/overdrive normalmente na cadeia do seu pedalboard, ou ser utilizado no loop de efeitos para ser utilizado como um pré-amplificador. E de ambas as formas funciona muito bem.

Os controles do Silverado possuem uma interação bem interessante entre si. Inclusive os controles de equalização, em certa configuração, interferirão na quantidade de ganho no pedal. O pedal tem como característica um timbre bem aberto, com agudos cortantes e uma boa quantidade de “corpo”. Eu testei ele como overdrive/booster no pedalboard e os resultados forma bem legais. Como booster ele funciona muito bem, tanto empurrando um amplificador valvulado como saturando outros pedais de drive. Ele pode ser utilizado clean booster ou um booster sujo, ótimo para sonoridades mais roqueiras. O timbre do Silverado é muito “cru” e na “cara” e não soa nada pasteurizado.

Como overdrive ele oferece um voicing bem “quente” e viintage, com os controles de equalização oferecendo boas possibilidades e gerando ótimos harmônicos. Como eu já citei, esses controles podem até interferir na quantidade de ganho do pedal. Ao elevar o ganho até proximo do máximo o Silverado vai proporcionar um distortion rasgado flertando com fuzz tudo de maneira muito musical. O Silverado trabalhou muito bem em diferentes guitarras e amplificadores, mas minha utilização preferiada foi quando combinei o pedal com minha Les Paul. Só faltou o falante do meu amplificador cuspir fogo!

Se você está na procura por um overdrive que saia do óbvio e apresente uma sonoridade mais “crua”, o Silverado pode ser uma opção bem interessante para você. É um pedal simples mas que sai bastante do lugar comum e uma ótima ferramenta para se buscar novos timbres e possibilidades.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar de apenas fácil de usar e de poucos controles eu recomendo que você gaste um tempo pesquisando as possibilidades do Silverado, especialmente em como os controles interagem entre si. A maneira como os knobs de tonalidade intereferem da quantidade de ganho do pedal é bem diferente e vai influencia  o timbre de maneira bem importante. Teste bastante para encontrar a sua regulagem favorita e Rock On!

Regulagem Favorita

Volume: 11:00h

Treble: 14:00h

Bass: 14:00h

Gain: 14:00h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *