Review: Iron Core Analog FX

Novo Tremolo da MXR!
11 de novembro de 2020
White Rabbit
16 de novembro de 2020
Novo Tremolo da MXR!
11 de novembro de 2020
White Rabbit
16 de novembro de 2020

Review: Iron Core Analog FX

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal da Analog FX que analisamos e a primeira impressão foi positiva. A empresa surgiu em 2020 com três modelos e um mesmo padrão para todos. O acabamento da caixa é “cru”, com uma placa colada em quase toda a parte superior do pedal onde ficam as informações dos controles e o nome do modelo e logo abaixo, num pequeno recorte de placa, fica o nome e a logo da empresa. Achei que o resultado final ficou bem simples, mas com uma proposta bem interessante. A escolha dos knobs cor creme e um led vermelho bem grande completam o acabamento do Iron Core.

A construção do pedal é muito bem feita, com uma placa bem montada e ótimos componentes sendo utilizados. O destaque fica para um mini transformador de áudio Hi-Fi, exercendo várias funções dentro do circuito.  Os jacks de entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação  (9v, centro negativo) fica na “frente” do pedal e é a única forma de alimentação.

A embalagem da Analog FX é bem simples, de papelão “cru” mas com a logo do fabricante impressa na parte superior e um adesivo com algumas informações técnicas sendo usado para lacrar o pedal. Achei a idéia interessante mas senti falta de um manual. Por mais simples que seja, acho que manter o usuário o mais bem informado possível sobre o produto que ele acaba de adquirir, nunca é demais.

Timbres

O Iron Core é um pedal de overdrive de médio ganho, com controles de equalização bem eficientes e com um range de ganho bem interessante. O que eu achei de mais interessante nele foi o “voicing”, que se distancia de torná-lo apenas mais um pedal baseado no Klon ou no TS, que obviamente tem seu valor, mas são necessárias opções que nos ofereçam novas possibilidades. Eu não estou me referindo a um pedal que pretende reinventar a roda. Não é o caso aqui. Mas é um pedal de overdrive extremamente competente sem necessariamente soar exatamente como outros modelos já consagrados.

O range de ganho do Iron Core é bem amplo, fazendo com que o pedal possa ser utilizado em diferentes funções dentro do pedalboard. Utilizei-o tanto como overdrive de primeiro estágio como na função de segundo overdrive, com mais ganho e ele se saiu muito bem. Ele produz um drive super redondo, com as frequências no lugar e apesar de ter apenas controles de graves e agudos a minha impressão é que os médios estão sempre no lugar certo. Deve ser aqui que chamam de “distorção cremosa (!?). Eu, como leigo em eletrônica” não sei dizer exatamente se isso é responsabilidade do transformador hi-fi que integra o circuito, mas o resultado final é bem legal! Outro detalhe importante. Pode abusar do controle de volume da sua guitarra, pois o pedal vai limpar muito bem o som! E isso é um recurso a mais muito bacana para se utilizar, especialmente se ele estiver sendo utilizado como drive de segundo estágio.

A seção de equalização é bem funcional e ajuda a adequar a sonoridade do pedal ao tipo de guitarra e amplificador que você está utilizando. O controle de agudos tem um range bem amplo e no seu máximo fica bastante agudo, especialmente se você estiver utilizando guitarras equipadas com captadores single coils (mas com humbuckers foi muito útil). O controle de graves é um pouco mais discreto na sua atuação mas não deixa de ser efetivo. Inclusive com o ganho no máximo o pedal chega a flertar com o fuzz e os graves deram uma leve embolada, especialmente com humbuckers. mas nada que chegou a realmente me incomodar. Eu adicionaria “5 reais” de graves ao timbre mas é um gosto bem particular. O interessante é que o Iron Core respeita demais as características do seu instrumento mesmo com quantidades de ganho mais elevadas. É o tipo de overdrive “transparente” que muita gente procura e certamente vai gostar.

O Iron Core acabou de chegar e pra mim já é um dos overdrives mais interessantes disponíveis no mercado nacional (pelo menos dentre os que eu tive a oportunidade de testar). Com um bom range de ganho e uma equalização bem musical, ele pode ser utilizado em diversas situações para vários estilos musicais e oferecendo uma característica sonora. Utilizei ele em diferentes funções no meu board e para diferentes sons e fiquei bem feliz com o resultado final. Se você estava em busca de um overdrive “transparente”, com capacidade de oferecer um pouco mais de possibilidades e com um DNA próprio pode encerrar a sua busca por aqui. O Iron Core vai atender os seus desejos.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Iron Core é um pedal SUPER simples de se usar. É praticamente um “plug and play” bastando apenas ajustar o ganho que você deseja e encontrar a equalização que mais vai lhe atender de acordo com o seu instrumento e amplificador. Tudo muito simples e rápido, sem que sejam necessárias horas de pesquisa.

 

Regulagem Favorita

Overdrive: 11:00h

Volume: 12:00h

Bass: 1:00h 

Treble: 1:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *